Vinho brasileiro, qualidade rima com solidariedade

Vinho, Gente, Coisas e Adjacências

Inimá Souza*

Ocupando posição de destaque no cenário vinícola do Hemisfério Sul, o Brasil produz vinhos para todos os gostos e preferências; desde o vinho jovial e fresco ao mais sisudo e de inquestionável qualidade. Para o consumidor ainda reticente, basta anotar as variadas e sucessivas premiações internacionais consagrando a qualidade do vinho brasileiro. Os espumantes merecem elogios à parte; são hours concours.

O texto acima você já o leu aqui. E por que o repito? Porque não me canso de propagar a qualidade do nosso vinho, no limite do que alcanço; e assim, contribuindo, ainda que timidamente, para reduzir o desconhecimento que o cerca, mesmo entre os muitos que já debutaram no mundo dessa linda bebida, mas pouco ou nada sabem sobre o nosso vinho.   

Alguns fatores contribuem para esse desconhecimento: a tímida divulgação do vinho brasileiro; a enraizada cultura de que o importado é melhor do que o nosso; e o preço de nossos vinhos – considerados caros em relação aos importados, especialmente, sul-americanos. Quanto a isto, não há exagero na afirmação de que a tributação brasileira ‘bebe” mais da metade de cada garrafa.

Se a mera curiosidade – isto já é importante na busca do conhecimento -, o levar ao vinho brasileiro, procure fazê-lo com a mente aberta, liberto de estereótipos, das repetidas regiões e dos insistentes mesmos rótulos. Não se esqueça que grandes vinhos estão por todas as regiões do mundo; e aqui, o nosso ótimo vinho está em todas as regiões vinícolas brasileiras, ao Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Sul de Minas. 

O Rio Grande do Sul, historicamente lidera o universo do vinho nacional; e, exatamente por isto está ali o maior número de certificações de qualidade do vinho brasileiro, cuja legislação fixa normas para o cultivo, produção de uvas e processamento de vinhos e espumantes. O mapa da vitivinicultura do Estado contempla de grandes a pequenas empresas, muitas delas unidades familiares, que dependem do enoturismo.  

Agora submerso, todo o Estado, vinhedos, instalações e equipamentos de vinícolas flutuam nas águas, e os prejuízos ainda não podem ser contabilizados. Maior polo do enoturismo brasileiro, é previsível a situação dos pequenos produtores cujos vinhos são vendidos, nas próprias vinícolas, a apreciadores vindos de todos os recantos, num entra-e-sai diário. 

Então, neste momento o vinho brasileiro conta com a nossa solidariedade. Qualidade ele vem dando-nos safra após safra. O RGS agradece.

ITALIAN GRAPE ALE SAUVIGNON BLANC

O pomposo título acima é de uma cerveja que degustei (sim, é para ser degustada com toda a atenção) pelas mãos do operoso casal, Tuca e Danilo Shirmer, da Assemblage Vinhos e Acessórios. Surpreendeu-me a complexidade aromática da Sauvignon Blanc incorporada ao estilo Saison, com muita elegância, e revelando notas de frutas tropicais e frutas frescas. Surpreendente ainda, o resultado da união de dois distintos mundos: o enológico e o cervejeiro. Produzida pela Brewine Leopoldina – representada pela Assemblage -, essa cerveja foi eleita a melhor do Brasil, no recente concurso, em Blumenau. Parabéns!

Tim, tim. 

*([email protected])

_____________________________________________________________________________

Betania Tanure Associados

Consultoria em desenvolvimento empresarial, com foco em cultura, liderança e resultados

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas Abra agora
Anúncio