Presidente do Banco Central reconhece papel do Sicoob e do cooperativismo financeiro na democratização dos serviços financeiros

Roberto Campos Neto destaca avanços em governança e crescimento contínuo do Sicoob 

Durante a celebração dos 35 anos do Sicoob Central ES, realizada na primeira semana de junho, em Vitória (ES), o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, destacou a importância das cooperativas na democratização do acesso aos serviços financeiros. O evento contou com a presença do diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, e do presidente do Conselho de Administração do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), Miguel Oliveira. 

Campos Neto destacou a satisfação com os aperfeiçoamentos em governança que o Sicoob tem implementado ao longo dos anos. Segundo ele, o sistema cooperativo tem crescido de forma contínua, superando a média do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Ele exemplificou com dados de 2020, período crítico da pandemia, quando a carteira de crédito do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) aumentou 35%, mais que o dobro do crescimento do SFN, que foi de 15,6%. 

O presidente do Conselho de Administração do CCS, Miguel Oliveira, destacou a relevância do apoio do BC para o desenvolvimento do sistema financeiro cooperativo e a inclusão financeira no Brasil. “O suporte do Banco Central tem sido crucial para fortalecer a resiliência e a capacidade de inovação do Sicoob. As iniciativas do BC permitiram que ampliássemos nossa atuação, oferecendo soluções financeiras mais acessíveis e justas para nossos cooperados. A continuidade desse apoio é vital para que possamos seguir impulsionando a inclusão financeira e o desenvolvimento econômico sustentável no país”, afirmou o presidente. 

Já Marco Aurélio Almada, diretor-presidente do Sicoob, enfatizou a colaboração entre o Sistema e o Banco Central, destacando pontos de convergência e desafios em comum. “A colaboração entre as duas instituições é fundamental para promover um sistema financeiro mais inclusivo, transparente, eficiente e competitivo, beneficiando a população brasileira”. 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, destacou que o cooperativismo está ganhando cada vez mais espaço na AgendaBC#. Ele mencionou que a Lei Complementar nº 196 de 2022, fruto de um amplo diálogo entre o Banco Central e o segmento cooperativista, impulsiona as cooperativas em um ambiente inovador, tecnológico e competitivo. 

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 8 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 331 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente.

_____________________________________________________________________________

Betania Tanure Associados

Consultoria em desenvolvimento empresarial, com foco em cultura, liderança e resultados

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Projeto de arquitetura e design |Mozart Vidigal & Cristina Salles

Produtos do Galão Oficial CLUBE ATLÉTICO MINEIRO

Desconto Conta de Luz da Cemig

Vivo Para Empresas

Chaozão – Fazendas Rurais à Venda no Brasil

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas

Solenidade de premiação do 29º Top of Mind – Marcas de Sucesso de Minas Gerais será no dia 18 de junho, no Automóvel Clube de Belo Horizonte-MG

Anúncio