---
title: "JK: EMPREITADA DE ACELERAR O RITMO DE NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO"
url: https://mercadocomum.com/jk-empreitada-de-acelerar-o-ritmo-de-nosso-crescimento-economico/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2022-10-10T16:21:41-03:00
categories: [Política]
tags: [JK: EMPREITADA DE ACELERAR O RITMO DE NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO]
---

# JK: EMPREITADA DE ACELERAR O RITMO DE NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO

[![JK: EMPREITADA DE ACELERAR O RITMO DE NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2022/10/JK-EMPREITADA-DE-ACELERAR-O-RITMO-DE-NOSSO-CRESCIMENTO-ECONO?MICO-300x78.png)](https://www.mercadocomum.com/)JK: EMPREITADA DE ACELERAR O RITMO DE NOSSO CRESCIMENTO ECONÔMICO “Contamos com reservas de inteligência e capacidade de trabalho para uma empreitada como esta de acelerar o ritmo do nosso crescimento; manda, porém, a justiça reconhecermos as dificuldades do homem brasileiro do interior para que o seu trabalho tenha o rendimento requerido.

 Não seria demais evocar a solidão em que viveram, até hoje, milhões de patrícios nossos, sem vias de comunicação, sem recursos técnicos, sem saúde, sem instrução e até sem alimentação suficiente. Se alinhássemos os índices de mortalidade precoce, se vos apresentássemos o balanço de tanta pobreza acumulada, só vos restaria admirar o valor, o patriotismo, a coragem com que, enfrentando condições contrárias, se afirmou a civilização brasileira.

 Para vender, precisamos de produzir o que seja vendável, e nas melhores condições. Importa, para consolidar nossa base econômica, diversificar nossa produção, encontrar a via de acesso a um regime de mais ampla produtividade.

 Essa tarefa, urgente, requer leal, profundo e efetivo entendimento entre o governo e as classes econômicas. Bem sabeis, vós todos, homens responsáveis que sois, vitoriosos na iniciativa privada, patriotas e idealistas, fautores do progresso nacional, bem sabeis que vivemos uma hora decisiva e que os caminhos do desenvolvimento se confundem com as estradas da segurança e da sobrevivência do país.

 Se mantivermos apenas o presente ritmo de desenvolvimento, pouca esperança haverá de nos igualarmos um dia aos países altamente industrializados; e se nem esse ritmo insuficiente pudermos manter, nossa situação se tornará verdadeiramente inquietadora.

 Eis por que governo e iniciativa privada devem convergir para o objetivo supremo do desenvolvimento, sob o prisma da segurança da nação brasileira”.

 **(Trecho extraído do discurso do presidente Juscelino Kubitschek sobre política de desenvolvimento proferido em São Paulo, no dia 14 de agosto de 1959, durante Conferência, no Rotary Clube da Cidade – Referência: Coletânea de 3 livros intitulados “JK – Profeta do Desenvolvimento”, de autoria de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira – MercadoComum).*

 

### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
Fax: (0xx31) 3223-1559  
Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
 

| Domingo | Aberto 24 horas |
| --- | --- |
| Segunda | Aberto 24 horas |
| Terça | Aberto 24 horas |
| Quarta | Aberto 24 horas |
| Quinta | Aberto 24 horas |
| Sexta | Aberto 24 horas |
| Sábado | Aberto 24 horas |