Reforma Tributária: Fenafisco alerta para os riscos da criação de um conselho de administração federativo
Reforma Tributária: Fenafisco alerta para os riscos da criação de um conselho de administração federativo
Reforma Tributária: Fenafisco alerta para os riscos da criação de um conselho de administração federativo

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) alerta sobre o relatório da Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional. A entidade chama a atenção para o perigo de subordinar os fiscos, responsáveis pela administração tributária, a um conselho de administração que poderá ser composto por membros da iniciativa privada. 

De acordo com a entidade, caso essa medida seja consolidada na proposta da Reforma Tributária, pode-se comprometer o sigilo das operações mercantis, dos dados, da vida privada e da intimidade dos cidadãos. Tal situação levanta sérias preocupações quanto à proteção dos direitos individuais e à segurança dos contribuintes. 

Outra questão é o risco de ter mais o dinheiro público gerido por uma entidade que irá concentrar cifras astronômicas para depois repassar aos entes subnacionais. Além disso, há uma inquietação com relação à possibilidade de decisões administrativas em matéria tributária serem tomadas pelos próprios autuados, em vez de serem atribuição dos servidores de carreira da administração tributária. A Fenafisco considera essa possibilidade uma aberração, sem comparação em países desenvolvidos. 

A entidade destaca ainda que, um conselho federativo ameaça o pacto federativo, elimina a autonomia dos entes federados e, por consequência, coloca em risco o próprio conceito de democracia. A entidade ressalta a importância de garantir a segurança jurídica e a estabilidade das instituições tributárias. 

Diante desses alertas, é essencial que a proposta da Reforma Tributária seja amplamente debatida, levando em consideração os riscos mencionados pela Fenafisco, a fim de garantir uma legislação justa, eficiente e que respeite os direitos, a privacidade dos contribuintes, o federalismo fiscal e a autonomia dos entes subnacionais. 

A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (FENAFISCO), fundada em 1979, em Recife-PE, é uma entidade sindical com base territorial nacional, representativa dos servidores públicos fiscais tributários da Administração Tributária Estadual e Distrital, de todas as unidades da República Federativa do Brasil. Congrega 31 Sindicatos, perfazendo, no total, mais de 32 mil filiados.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Anúncio