28º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2023
FIAT
Segmento: Transportes e Serviços – Carro Nacional
Categoria: Liderança
Número de vezes premiada: 28
Prestes a comemorar 47 anos de instalação em Betim (MG), a Fiat está em um momento vigoroso, sendo a marca de automóveis mais vendida no Brasil e na América do Sul. No ano passado, além de liderar os rankings de vendas, posicionou a picape Fiat Strada como o veículo mais vendido no Brasil e o sedan Fiat Cronos como o modelo número um na Argentina. No acumulado deste ano, o bom desempenho se repete.
A gama de produtos Fiat está renovada, competitiva e com muitas opções sobretudo nos dois segmentos de mercado que mais crescem no Brasil – de picapes e de SUVs.
A marca tem ampla liderança no segmento de picapes, com os modelos Fiat Strada e Fiat Toro liderando as vendas. Até o final do ano, contará com mais um reforço: a picape Fiat Titano, a ser lançada nos próximos meses.
Entre os SUVs, a Fiat oferece os modelos Pulse e Fastback, que se destacam cada vez mais na categoria. Um dos mais importantes lançamentos nos últimos anos, o Fiat Fastback é um modelo que expressa a força do atual momento da Fiat, principalmente em relação à percepção renovada do valor da marca e seus produtos. O carro reúne design, desempenho, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. Tudo isso contribui para que a Fiat continue avançando no Brasil e consolide sua liderança de mercado em toda a América do Sul.
O Polo Automotivo de Betim ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída.
Tem uma capacidade de produzir 700 mil carros e comerciais leves e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões por ano.
Atualmente produz os seguintes modelos de automóveis e comerciais leves: Pulse, primeiro SUV da marca desenvolvido localmente, Nova Strada, a líder de vendas no Brasil, Mobi, Argo, Fiorino, Partner Rapid e o Fastback. As famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo também são produzidos no Polo.
O complexo emprega 13 mil pessoas, metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.
A força que emana de Betim
O Polo Automotivo de Betim foi inaugurado em 9 de julho de 1976. Ao completar 47 anos de operações, contabiliza números impressionantes. Já produziu cerca de 17 milhões de veículos, dos quais 4 milhões foram exportados. É uma das maiores plantas automotivas do mundo e sua dinâmica de produção atraiu para seu entorno centenas de fornecedores, que juntos constituem o segundo maior polo automotivo da América do Sul. Atualmente, 60% dos itens fornecidos são originários de fornecedores localizados em até 150 quilômetros de distância da empresa.
Além de ser a maior planta industrial da Stellantis na América do Sul, o Polo Automotivo de Betim é um centro estratégico de desenvolvimento de veículos e soluções de mobilidade. Conta com um completo Tech Center, composto por 40 laboratórios, os quais garantem 100% de autonomia tecnológica para atender completamente todas as fases do desenvolvimento de um veículo, com capacidade técnica para projetar, desenhar, testar e produzir novos modelos. Ao lado do Design Center, centro de criação premiado internacionalmente, reúne mais de 2 mil engenheiros, técnicos e designers, os quais combinam talentos que fazem da fábrica de Betim um centro de desenvolvimento de automóveis de classe mundial.
Ali nasceram modelos de sucesso ingernacional, como as picapes Fiat Strada e Toro e os SUVs Fiat Pulse e Fastback. As criações mais recentes são o Jeep Commander e a Ram Rampage, primeiros modelos destas marcas a serem desenhados e desenvolvidos fora da América do Norte.
A Stellantis continua a avançar na liderança dos principais mercados da América do Sul. A empresa encerrou o mês de maio com 244 mil unidades vendidas no acumulado do ano Brasil (32,2% de participação), 57,7 mil veículos registrados na Argentina (31,3%) e 16,9 mil unidades (12,33%) no Chile.
Fiat avança na liderança
A marca Fiat segue na liderança do mercado brasileiro no acumulado do ano, enquanto a picape Strada avança como a líder em vendas. No total, a marca registra desde janeiro 164.463 unidades emplacadas e 21,7% de participação de mercado. Dois modelos da Fiat estão entre os 10 mais vendidos do mercado – a líder Strada e o Argo.
Jeep® Compass é o SUV mais vendido do ano
Com 53.554 unidades comercializadas e uma participação de 19,1% entre os SUVs no acumulado do ano, a Jeep® se mantém na liderança do principal segmento do mercado em 2023. A marca garantiu 7,1% de participação de mercado no acumulado do ano. O Jeep Compass é o SUV mais vendido do país desde janeiro, considerando todas as categorias. O modelo soma 26.014 emplacamentos ao longo de 2023, garantindo sua liderança entre os SUVs e também sua participação entre os Top 10 modelos mais vendido do Brasil.
A Stellantis
Betim é a sede da Stellantis na América do Sul. A empresa foi constituída em janeiro de 2021, a partir da fusão 50%-50% da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com a PSA. Este é o quarto maior grupo automotivo no mundo, sendo líder no Brasil, Argentina e América do Sul. Detém 14 marcas tradicionais, das quais seis são comercializadas no Brasil: Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e Abarth.
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/