XXV PRÊMIO MINAS – DESEMPENHO EMPRESARIAL – MELHORES E MAIORES – MERCADOCOMUM – 30 ANOS
Stellantis – FCA Fiat Chrysler Ind. Aut. Ltda. é premiada do 25º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores – MercadoComum 30 Anos na Categoria Empresa Excelência de Minas Gerais.
Após 47 anos de instalação em Betim (MG), a Fiat está em um momento vigoroso, sendo a marca de automóveis mais vendida no Brasil e na América do Sul. No ano passado, além de liderar os rankings de vendas, posicionou a picape Fiat Strada como o veículo mais vendido no Brasil e o sedan Fiat Cronos como o modelo número um na Argentina. No acumulado deste ano, o bom desempenho se repete.
A gama de produtos Fiat está renovada, competitiva e com muitas opções sobretudo nos dois segmentos de mercado que mais crescem no Brasil – de picapes e de SUVs.
A marca tem ampla liderança no segmento de picapes, com os modelos Fiat Strada e Fiat Toro liderando as vendas. Até o final do ano, contará com mais um reforço: a picape Fiat Titano, a ser lançada nos próximos meses.
Entre os SUVs, a Fiat oferece os modelos Pulse e Fastback, que se destacam cada vez mais na categoria. Um dos mais importantes lançamentos nos últimos anos, o Fiat Fastback é um modelo que expressa a força do atual momento da Fiat, principalmente em relação à percepção renovada do valor da marca e seus produtos. O carro reúne design, desempenho, segurança e tecnologia em um nível só visto em segmentos premium. Tudo isso contribui para que a Fiat continue avançando no Brasil e consolide sua liderança de mercado em toda a América do Sul.
O Polo Automotivo de Betim ocupa uma área de 2,2 milhões de metros quadrados, com mais de 900 mil metros quadrados de área construída.
Tem uma capacidade de produzir 700 mil carros e comerciais leves e 1,3 milhão de unidades de motores e transmissões por ano.
Atualmente produz os seguintes modelos de automóveis e comerciais leves: Pulse, primeiro SUV da marca desenvolvido localmente, Nova Strada, a líder de vendas no Brasil, Mobi, Argo, Fiorino, Partner Rapid e o Fastback. As famílias de motores Fire, Firefly e GSE Turbo também são produzidos no Polo.
O complexo emprega 13 mil pessoas, metade da força de trabalho da Stellantis na América do Sul.
A força que emana de Betim
O Polo Automotivo de Betim foi inaugurado em 9 de julho de 1976. Ao completar 47 anos de operações, contabiliza números impressionantes. Já produziu cerca de 17 milhões de veículos, dos quais 4 milhões foram exportados. É uma das maiores plantas automotivas do mundo e sua dinâmica de produção atraiu para seu entorno centenas de fornecedores, que juntos constituem o segundo maior polo automotivo da América do Sul. Atualmente, 60% dos itens fornecidos são originários de fornecedores localizados em até 150 quilômetros de distância da empresa.
Além de ser a maior planta industrial da Stellantis na América do Sul, o Polo Automotivo de Betim é um centro estratégico de desenvolvimento de veículos e soluções de mobilidade. Conta com um completo Tech Center, composto por 40 laboratórios, os quais garantem 100% de autonomia tecnológica para atender completamente todas as fases do desenvolvimento de um veículo, com capacidade técnica para projetar, desenhar, testar e produzir novos modelos. Ao lado do Design Center, centro de criação premiado internacionalmente, reúne mais de 2 mil engenheiros, técnicos e designers, os quais combinam talentos que fazem da fábrica de Betim um centro de desenvolvimento de automóveis de classe mundial.
Ali nasceram modelos de sucesso internacional, como as picapes Fiat Strada e Toro e os SUVs Fiat Pulse e Fastback. As criações mais recentes são o Jeep Commander e a Ram Rampage, primeiros modelos destas marcas a serem desenhados e desenvolvidos fora da América do Norte.
Fiat Mobi celebra meio milhão de unidades produzidas
Sucesso de vendas, modelo é líder da sua categoria e um dos veículos mais vendidos do Brasil
Desenvolvido com um design jovem e pensado cuidadosamente para encarar as avenidas e ruas com muito estilo e presença, o Fiat Mobi chegou ao mercado brasileiro em 2016 e, desde então, se tornou um símbolo de praticidade e claro, mobilidade. Agora, ele celebra mais uma conquista: o impressionante marco de 500 mil unidades produzidas.
“O Mobi é a prova de que tamanho não é documento. Chegar à marca de meio milhão de unidades produzidas é a comprovação de que, apesar de ser um carro compacto, ele tem um espírito de gigante. Desde seu lançamento, o Mobi tornou-se uma boa escolha para quem busca um carro econômico, prático e cheio de estilo. Isso fica evidente em seu número de vendas, já que ele tem estado sempre entre os veículos mais comercializados do Brasil”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.
Os números impressionantes não se limitam apenas à produção, mas também às vendas. Inclusive, no último mês (setembro) foram mais de 6 mil emplacamentos, o que colocou o modelo como sétimo veículo mais vendido do Brasil. Além disso, no acumulado do ano ele já tem quase 52 mil unidades comercializadas e está na sexta posição. E não é só por aqui que ele faz sucesso. O êxito do Mobi transcendeu as fronteiras brasileiras. Tanto é que o modelo é exportado para outros 12 países da América Latina.
O nome “Mobi” não foi escolhido por acaso. Ele surge de um estudo aprofundado da Fiat sobre a vida nas cidades e o desejo de criar um carro que fosse um verdadeiro aliado da mobilidade urbana. O termo é diretamente relacionado à vocação do carro à mobilidade, enfatizando a capacidade do veículo de se mover com facilidade nas áreas urbanas.
Fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o Mobi foi apresentado como novo conceito automotivo, divertido para dirigir, funcional e muito econômico. Aliás, o seu consumo de combustível é um dos mais baixos entre os veículos projetados e produzidos no Brasil. Vale dizer que ele é o único hatch de sua categoria capaz de rodar mais de 700 km com um tanque de combustível graças às recentes evoluções técnicas do seu conhecido motor Fire. Ele pode rodar até 15 km/l com gasolina, segundo o Programa de Etiquetagem Veicular.
A Stellantis
Betim é a sede da Stellantis na América do Sul. A empresa foi constituída em janeiro de 2021, a partir da fusão 50%-50% da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com a PSA. Este é o quarto maior grupo automotivo no mundo, sendo líder no Brasil, Argentina e América do Sul. Detém 14 marcas tradicionais, das quais seis são comercializadas no Brasil: Fiat, Jeep, Ram, Peugeot, Citroën e Abarth.
MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.
MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.
O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda
O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.
As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |