“O que precisamos é star peace, não star wars. – (Mikhail Gorbachev)
Cesar Vanucci*
Ditos lapidares. Retratam, de forma esplêndida a fecundidade de idéias e o perfil humanista de Mikhail Gorbachev. Explicam a postura destemida do Nobel da Paz 90 ao promover a Perestroika e a Glasnost.
Aqui estão:
“Uma sociedade nunca deve se tornar como um lago de água estagnada, sem movimento.” / “Se não eu, quem? Se não agora, quando?” / “Às vezes é difícil aceitar, admitir seus próprios erros, mas você tem que fazer isso. Eu era culpado de excesso de confiança e arrogância, e fui punido por isso.” / “O mundo não aceitará ditadura ou dominação.” / “É melhor discutir coisas, argumentar e se envolver em controvérsias do que fazer planos traiçoeiros de destruição mútua.” / ‘Se o que você fez ontem ainda parece ótimo. Você não fez muito hoje.” / “O início das reformas na União Soviética só foi possível de cima, mas somente de cima/ “Sem a Perestroika, a “guerra fria” simplesmente não teria terminado. Mas o mundo não poderia continuar a se desenvolver como antes, com a ameaça de uma guerra nuclear sempre presente.”
“A democracia é o ar saudável e limpo sem o qual uma organização pública não pode viver plenamente .”/ “Acredito que o problema do meio ambiente será o primeiro item da agenda do século XXI é um problema que não pode ser adiado.”/ “Cresci em uma família de camponeses e foi lá que vi como, por exemplo, nossos campos de trigo sofreram com tempestades de areia, erosão da água e do vento; eu vi o efeito disso na vida, na vida humana”./ “Não desistimos de nossas convicções, nossa filosofia ou nossas tradições, e não pedimos a ninguém que desista das deles”./ “Os Estados Unidos devem ser o dono da democracia, não o publicitário da sociedade de consumo.”/ “O mercado não é uma invenção do capitalismo. Ele existe há séculos. É uma invenção da civilização.”/ “Eu estava ansioso para chegar à posição mais poderosa porque pensei que poderia resolver problemas que só o líder pode resolver. Mas quando cheguei lá, percebi que precisávamos de uma mudança revolucionária”.
“Acho que precisamos de mais jovens; temos que escolher jovens para o governo. Devemos dar-lhes uma chance, na mídia, na política, na democracia. ”/ “Cada país deve realizar suas próprias reformas, deve desenvolver seu próprio modelo, levando em consideração a experiência de outros países, sejam vizinhos próximos ou distantes”./ “Como será o século 21 dependerá de como aprenderemos as lições do século 20 e evitaremos repetir seus piores erros”. / “A vida castiga quem chega tarde.” / “O muro de Berlim foi um sinal de contradições no mundo e tornou-se um sinal de mudanças radicais no mundo que afetaram a maior parte da humanidade. Mas o caminho para sua abolição foi longo e doloroso.” / “Coragem não é sinônimo de temeridade.”
“O principal é que cada indivíduo tenha o direito de optar, o direito de se organizar como quiser e de expressar suas opiniões.”/ “A economia deve fortalecer, e não contrariar, os vínculos entre os povos.”/ “Ressentimento é a última coisa que um político deve sentir.”/ “Se negligenciarmos a ecologia, todos os nossos esforços para criar um mundo mais justo estarão fadados ao fracasso.”/ “Estamos no rumo da democracia e na minha visão nós andamos a metade do caminho, na melhor das hipóteses. Precisamos seguir até o fim do caminho.”/ “O maior desafio tanto no nosso século quanto nos próximos é salvar o planeta da destruição. Isso vai exigir uma mudança nos próprios fundamentos da civilização moderna – o relacionamento dos seres humanos com a natureza.”/ “Às vezes, quando você está cara a cara com alguém, não consegue ver o rosto dela.”
*Jornalista([email protected])
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |