---
title: "Empregos gerados neste ano: cerca de 70% estão nas micro e pequenas empresas"
url: https://mercadocomum.com/empregos-gerados-neste-ano-cerca-de-70-estao-nas-micro-e-pequenas-empresas/
author: Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
date: 2023-08-13T17:54:03-03:00
categories: [Economia Finanças e Negócios]
tags: [Empregos gerados neste ano: cerca de 70% estão nas micro e pequenas empresas]
---

# Empregos gerados neste ano: cerca de 70% estão nas micro e pequenas empresas

[![Empregos gerados neste ano: cerca de 70% estão nas micro e pequenas empresas](https://www.mercadocomum.com/wp-content/uploads/2023/08/Empregos-gerados-neste-ano-cerca-de-70-estao-nas-micro-e-pequenas-empresas-300x170.png)](https://www.mercadocomum.com/)[***Empregos gerados neste ano: cerca de 70% estão nas micro e pequenas empresas***](https://www.mercadocomum.com/) ***Levantamento foi realizado a partir dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No acumulado, foram quase 710 mil novos postos de trabalho no segmento***

 As micro e pequenas empresas continuam mantendo o fôlego e sustentando o saldo positivo de empregos no país. Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que, este ano, as MPE já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados no período (pouco mais de 1 milhão de vagas). O quadro é semelhante ao que já havia sido registrado nos primeiros semestres de 2021 e 2022.

 O presidente do Sebrae, Décio Lima, ressalta que a criação de empregos no país poderia ser ainda melhor, caso os pequenos negócios tivessem uma participação maior nas compras públicas. “Ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais – que hoje é de 30% – é uma das bandeiras do governo do presidente Lula. Este pode ser um poderoso instrumento para impulsionar ainda mais os pequenos negócios”, comenta. “Entretanto, mesmo enfrentando uma taxa de juros absurda e que inibe o investimento, as micro e pequenas empresas deram, mais uma vez, uma contribuição inestimável à manutenção do emprego no país”, acrescenta Décio Lima.

 Entre janeiro e junho deste ano, os pequenos negócios do setor de Serviços geraram mais de 394 mil contratações, seguidos pelas empresas de construção (147 mil), Indústria da Transformação (72 mil) e Comércio (60 mil).

 Em todos os segmentos, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no mês de junho de 2023, já entre as Médias e Grandes Empresas, houve o registro de saldos negativos no Comércio (-5.275) e Construção (-2.544). Os destaques entre as MGE ficaram com as empresas de Serviços (18.302), Agropecuária (5.812) e Indústria da Transformação (2.055).

 **Junho**

 No mês passado, o Brasil teve um saldo positivo de 157 mil novas vagas, onde as micro e pequenas empresas representaram 72% do total (113 mil). Já as médias e grandes tiveram uma participação de 13% no total de vagas (19 mil vagas). Em comparação ao mês anterior (maio), foram gerados quase 5 mil empregos a mais, nas micro e pequena empresas. Já em comparação a junho de 2022, as vagas das micro e pequenas empresas representam 9 pontos percentuais a mais no geral, passando de 63% para 72% do total.

 **Números do Caged**

 
-      No 1º semestre de 2023, o Brasil acumulou de 1,02 milhão de postos de trabalhos formais criados.

 
-      As MPE foram responsáveis por 709 mil (quase 70%) das novas contratações.

 
-      As micro e pequenas do setor de Serviços criaram 394 mil novos empregos no acumulado de 2023.

 
-      Em junho deste ano, as MPE geraram 113 mil empregos.
- - [Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....](https://www.mercadocomum.com)
  ### Rota
  Sua localização: Rota não pode ser calculada
   
  ### Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....
  Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro [**Belo Horizonte**](https://mercadocomum.com/belo_horizonte_/), Minas Gerais 30330-040 BrasilTelefone: [(0xx31) 3281-6474](tel:03132816474)  
  Fax: (0xx31) 3223-1559  
  Email: [newsletter@mercadocomum.com](mailto:newsletter@mercadocomum.com)  
  URL: [https://www.mercadocomum.com](https://www.mercadocomum.com)  
   
  | Domingo | Aberto 24 horas |
  | --- | --- |
  | Segunda | Aberto 24 horas |
  | Terça | Aberto 24 horas |
  | Quarta | Aberto 24 horas |
  | Quinta | Aberto 24 horas |
  | Sexta | Aberto 24 horas |
  | Sábado | Aberto 24 horas |