Autor: Ricardo Guedes*
O livro “Economia, Guerra e Pandemia” é um estudo da irracionalidade humana diante da ideia de progresso que nos permeia. Nascemos nestes 200 anos de Revolução Industrial, herdando o conceito de racionalidade do desenvolvimento tecnológico sequente e crescente. Entretanto, colocamos o planeta à beira do abismo, na equação perversa entre economia e meio ambiente, com a exaustão dos recursos naturais.
O livro analisa o desenvolvimento das teorias sociais e econômicas dos séculos XVIII e XIX, que até hoje norteiam nossas ações, Pontos da história são revisitados, na perspectiva da trilogia economia, guerra e pandemia, do Império Romano aos dias de hoje. As economias dos séculos XX e XXI são analisadas, em seus êxitos e insucessos.
No Covid, os países que abriram suas economias tiveram maior número de óbitos e menor crescimento na economia, enquanto os países que fecharam suas economias tiveram menor número de óbitos e maior crescimento na economia. O estabelecimento de limites à atividade econômica em ambientes de pandemia gera a ação racional coletiva dos agentes econômicos para as suas soluções, enquanto a abertura da economia leva a ações aleatórias dos agentes econômicos em direções opostas desequilibrando a economia.
A economia é um verniz instável sobre o planeta, com a sequência de guerras e pandemias. As teorias da democracia falharam na esperada distribuição de renda, com o aumento crescente da desigualdade entre as classes sociais a partir de 1980, com o decréscimo do poder de compra das classes médias e classes baixas, gerando maior instabilidade e movimentos de radicalização política. As guerras da Ucrânia, Oriente Médio, e possível conflito entre a Venezuela e a Guiana são analisadas. Os interesses econômicos e a geopolítica passam a predominar.
O livro avalia os estoques de recursos naturais e os blocos de países que irão se formar. Recursos naturais, tecnologia e armas passam a ser fundamentais, Recursos naturais, água e ar tornam-se escassos. As divergências se acirram.
Somente à beira do abismo o homem tomará suas decisões. Ou formamos um novo pacto social com a preservação e recuperação do meio ambiente e a rígida limitação da produção e do consumo, com a diminuição das disparidades sociais, ou o homem poderá caminhar para um futuro sombrio.
O lançamento do livro ocorreu no dia 26 de novembro, na Livraria Leitura no BH Shopping – Belo Horizonte – MG
*Ph.D. em Ciências Políticas pela Universidade de Chicago e CEO da Sensus
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas Abra agora |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |