Governo estima aporte de ao menos R$ 15 bilhões no mineral até 2030

O Brasil, que possui a quinta maior reserva de lítio do mundo, tem potencial para ampliar sua participação na produção global do mineral dos atuais 2% para cerca de 25% nos próximos anos. A estimativa é da consultoria A&M Infra.

Para alcançar esse aumento, os investimentos para a produção do lítio no país devem atingir R$ 15 bilhões até 2030, conforme o Ministério de Minas e Energia (MME). Esse é o mesmo valor que o governo de Minas Gerais pretende atrair para a cadeia do mineral no estado, que detém a maior reserva do mineral no país, o que significa que os recursos poderão ser maiores do que prevê o Ministério.

O assessor da diretoria de geologia e recursos minerais (DGM), do Serviço Geológico, Anderson Dourado, disse que a participação da estatal no setor de lítio é fundamental para o desenvolvimento sustentável das indústrias relacionadas ao setor mineral.

“Fornecemos mapeamentos detalhados e dados geológicos essenciais, facilitando a identificação e avaliação de depósitos de lítio. Nossas pesquisas contínuas e estudos de impacto ambiental garantem práticas de mineração responsáveis e sustentáveis. Além disso, o suporte técnico do SGB é vital para atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico regional e nacional”, declarou.

Além disso, o Serviço Geológico ressalta que os seus pesquisadores ministraram palestras, abordando projetos realizados pela instituição, como as iniciativas: “Avaliação do Potencial de Lítio no Brasil”; “Modelagem e Potencial Mineral de Pegmatitos Litiníferos na Província da Borborema”; “Tecnologias Geofísicas na Prospecção de Pegmatitos”; entre outros.

A diretora do departamento de recursos minerais, Maisa Abram, destaca que a execução do projeto lítio no Vale do Jequitinhonha e na Província Borborema propiciou, de forma significativa, o aumento nos processos de pesquisa para o lítio daquelas regiões, trazendo investimentos de empresas do setor. “Dessa forma, o SGB cumpre o papel de fomentar investimentos em pesquisa onde seus projetos são executados”, esclareceu.

Iniciado em 2012, o “Projeto Avaliação do Potencial do Lítio no Brasil” tem estudado o potencial do lítio em várias regiões. A primeira fase, concluída em 2016, focou no Distrito Pegmatítico de Araçuaí, no Médio Rio Jequitinhonha, em Minas Gerais.

A segunda fase estudou a Província Pegmatítica da Borborema, na Paraíba e Rio Grande do Norte. Em 2022, a terceira fase foi lançada, abrangendo uma extensa área no leste de Minas Gerais, que inclui o Distrito Pegmatítico de São José da Safira e a Subprovíncia Pegmatítica de Solonópole, no Ceará.

“Com esse projeto, o SGB tem fomentado, de maneira decisiva, a pesquisa mineral de lítio no país, contribuindo para o desenvolvimento da cadeia produtiva do metal e posicionando o Brasil como potencial líder no cenário global de produção de lítio”, declarou o Serviço Geológico. (Fonte: Notícia da Mineração)

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico - Search Engine Optimization - Google AI engineer algorithm development - SEO Muniz
Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
 
 
 
 
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
 
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
 
 
 
—————————————– ——————– ———- ——————————————– ———- ——————– ——-
 
Anúncio