As Comendas da Associação Comercial e Empresarial de Minas Juscelino Kubitschek JK, Barão de Mauá e Itamar Franco e os novos comendadores Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, Rubens Menin Teixeira de Souza e Vander Francisco Costa.

Autor: José Anchieta da Silva*

Presidente da ACMinas – Associação Comercial de Minas

            Praticando uma das mais tradicionais parcerias da qual a ACMinas desfruta, referindo-nos ao Mercado Comum e Minaspart Comunicação, nossas Instituições se apresentam, juntas, uma como compromisso adjecto da outra, celebrando o XXVI Prêmio Minas Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores, 2024, ação de Mercado Comum, outorgar, em ação da ACMinas, as suas Comendas Oficiais: a Comenda JK e a Comenda Mauá e. Neste ano outorgará também a recém-criada Comenda Itamar Franco. Os agraciados deste ano de 2024 são, respectivamente: 

– Medalha JK – Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

– Medalha Barão de Mauá – Rubens Menin Teixeira de Souza

– Medalha Itamar Franco – Vander Francisco Costa

            A pretexto do colhimento dessas destacadas figuras às quais a ACMinas confere suas comendas, é relevante, a título de apresentação, não deixar deslembrado o nascimento, a finalidade e a compreensão de cada uma dessas outorgas. A mais antiga das comendas oficiais da ACMinas é a Medalha JK, a ser conferida a personalidades que, de forma excepcional e destacada, venham contribuindo efetivamente para que o Brasil se desenvolva economicamente e em clina de plena liberdade. Foi instituída em 25 de janeiro de 1988, na presidência de Lúcio Assumpção. A Comenda JK assinala o compromisso histórico da ACMinas com lutas e conquistas no plano da realização da ação construtiva do Brasil como país e como nação comprometida com a democracia e com a liberdade. O seu título não poderia ser mais próprio: Juscelino Kubitschek de Oliveira a única figura desde 1500 que soube compreender e realizar um Brasil com crescimento, com democracia, com liberdade. Foi JK (antes dele, ninguém) que vislumbrou a alvorada da modernidade brasileira num encontro de renovação e de transformação da realidade nacional.

           A outorga da Comenda JK nesse ano de 2024 contém singularidade insuperável: o seu destinatário é o Empresário Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, cujo outro nome é Mercado Comum. Ocorreu, pois, uma escolha que dispensa testemunha porque a comprovação de seus méritos, por exemplo está na realização da entrega deste que é o XXVI Prêmio Minas Desempenho Empresarial. Da efeméride somos testemunhas factuais.

            O homenageado é Administrador, Economista e Bacharel em Ciências Contábeis, com vários cursos de pós graduação no Brasil e exterior. Atuou como Executive Vice-Presidente e CEO do Safra National Bank of New York, em Nova Iorque, Estados Unidos.

Voltando para Minas, exerceu a presidência do BDMG-Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e, posteriormente, foi Secretário de Planejamento e Coordenação Geral e de Comércio, Indústria e Mineração; e de Minas e Energia do Governo de Minas Gerais. Foi presidente dos Conselhos de Administração e Deliberativo do Sebrae-Minas (Ex-CEAG-MG); do INDI-Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais e da FJP-Fundação João Pinheiro.

Também atuou Diretor-Geral (Reitor) e fundador do Centro Universitário Estácio de Sá de Belo Horizonte; como Presidente do IBEF Nacional – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e da ABDE-Associação Brasileira de Desenvolvimento. Foi professor de diversas faculdades e coordenou diversos cursos de pós-graduação.

Atualmente, é Coordenador Geral do Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; Presidente da ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais, da MinasPart Desenvolvimento Empresarial e Econômico, Ltda. Integra vários Conselhos Consultivos e de Administração de diversas empresas e instituições. 

É membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais e da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Faz parte, ainda, como Vice-Presidente, da diretoria executiva da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas. 

Fundou e é Presidente/Editor Geral de MercadoComum. É, ainda, autor de vários livros, como a coletânea de 3 livros – 2.336 páginas, intitulada “Juscelino Kubitschek: Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI” e “A Economia com Todas as Letras e Números”.

Do homenageado, que detém ainda uma série de títulos, comendas e atribuições meritórias, o que por aqui relatamos é apenas a sua bula. 

            A Medalha Barão de Mauá bem-nascida na presidência de Charles Lotf, em 19 de novembro de 2008, tem por objetivo distinguir empresários que tenham contribuído com sua ação empresarial, de maneira excepcional, para o desenvolvimento econômico, científico, tecnológico, cultural e social do Brasil.

            A outorga da Comenda Barão de Mauá, neste ano de 2024, tem por destinatário o empresário Rubens Menin Teixeira de Souza, principal executivo da MRV Engenharia desde sua criação em 1979. Presidente de seu Conselho de Administração, se fez conhecido por sua trajetória de sucesso no setor imobiliário, transformando a MRV numa das maiores construtoras do país. Sua forma de empreender se destacou por seu modelo de negócio, inovador, proporcionando a construção de imóveis com preços acessíveis para a população de baixa renda. Como empreendedor social, o homenageado se destaca com o Instituto MRV voltado para projetos educacionais e culturais que beneficiam milhares de crianças. O homenageado tem sido reconhecido, recebendo diversos prêmios dentre os quais o de Empreendedor do Ano pela Ernest & Young, em 2018; o Prêmio Lide de Empreendedor, 2019. Com a sua visão de futuro, voltada para a inovação e o desenvolvimento sustentável, acredita Rubens Menin numa construção civil comprometida com a responsabilidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas e, na mesma medida, a preservação do meio ambiente. O Homenageado figura como um dos controladores da CNN Canal de Televisão no Brasil e é o detentor do controle da nossa prestigiadíssima Rádio Itatiaia, a Rádio de Minas.

            Neste ano de 2024, em data de 24 de junho, a ACMinas criou a caçula de suas Comendas, a Medalha Itamar Franco, destinada a agraciar personalidades do setor público federal, estadual ou municipal, bem como as do meio empresarial que tenham se notabilizado pela eficiência, transparência, austeridade e boa administração de fazeres públicos ou privados, e que se tornam exemplo e modelo a serem seguidos. Com esta Comenda, a ACMinas faz justiça ao Brasileiro Itamar Franco que, ocupando na vida pública os altos cargos de prefeito, senador, vice-presidente da República e Presidente do Brasil deixou como legado a prática da austeridade.

            A outorga da Comenda Itamar Franco, na sua primeira outorga, neste ano de 2024, tem por destinatário o Empresário Vander Francisco Costa. O Homenageado é graduado em Administração e é bacharel em Direito com pós-graduação em Ciências Políticas pela Fundação Dom Cabral. É um dos fundadores da Vic Transportes (1982), empresa do ramo de transporte de cargas. Foi presidente do SETCEMG Sindicado das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (2002/2008) e do FETCEMG – Federação das Empresas de Transporte de Carga de Minas Gerais (2009/2016), entidade fundada por seu pai. Como quinto presidente da FETCEMG realizou gestão marcada pela profissionalização do setor, com destaque para a regulamentação do transporte rodoviário de cargas e da profissão de motorista. Na sua gestão, o homenageado atuou no combateu ao roubo de cargas, tendo sido decisivo o apoio de sua instituição na reativação da Delegacia Especializada de Repressão ao Furto, Roubo e Desvio de Cargas em Minas Gerais, território com a maior malha rodoviária do país. Durante sua gestão foi criado o setor de segurança patrimonial da Federação. Presidente do SEST SENAT 2012/2016, criou em Minas Gerais mais cinco unidades da instituição. É, desde 2019, presidente da CNT – Confederação Nacional do Transporte, cumprindo o segundo mandato, até 2027. Também nessa função tem demonstrado atuação exemplar no quesito da transparência e da austeridade.

            Como se vê, os homenageados não detêm, propriamente, currículo de vida, mas, biografias já consagradas.

           Pontofinalizando, um necessário destaque final. As Comendas da ACMinas não são iguais, não se superpõem. O Mérito JK busca agraciar os vultos que tenham se destacado no universo das realizações político-institucionais, do desenvolvimento com liberdade. O Mérito Barão de Mauá procura prestigiar os vultos que tenham se destacado no universo do empreendedorismo como ação de empresa, com destaque na inovação científica, tecnológica e social. O Mérito Itamar Franco busca reverenciar os vultos que se destaquem na ação empresarial, pública ou privada em função da eficiência, da transparência de suas ações.

            Benvindos os novos Comendadores da Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas, a Tribuna dos Empresários e das Instituições.

*Discurso proferido no dia 28 de novembro, no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG – durante a solenidade de premiação do XXVI Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2024.

MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.

MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.

 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve - de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período

 

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas Abra agora
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas