Vai fazer uma cirurgia? Paciente deve ficar de olho também no local do procedimento

Ao se preparar para uma cirurgia estética ou por motivo de saúde, os pacientes costumam pensar em quase tudo: compra dos medicamentos que deverão ser usados, adequação da residência, contratação de um cuidador, dentre outros detalhes importantes. Mas raramente alguém dedica atenção ao local onde a cirurgia será realizada. De modo geral, essa parte fica a cargo do médico, que escolhe onde será feito o procedimento.

Ainda que seja um profissional habilitado e altamente capacitado, essa decisão não precisa ser exclusivamente dele. O paciente também tem poder de escolha, e esta deve ser influenciada pela estrutura oferecida pelo lugar.

“O centro cirúrgico é algo essencial no procedimento, porque há uma intervenção no corpo do paciente que pode inclusive ser bastante invasiva. Então é necessário que a estrutura do local onde a cirurgia será feita seja completa e adequada para evitar qualquer agravamento”, explica Flávia Nápoles, diretora executiva do Hospital São Rafael, referência em procedimentos cirúrgicos em Belo Horizonte.

Ela orienta que os pacientes procurem informações não apenas da sala de cirurgia, mas também das condições que o hospital oferece no pós-cirúrgico. “Grosso modo, essa escolha é bem parecida com a tarefa de selecionar um hotel para se hospedar nas férias. O turista viaja pensando na praia ou em outras atrações turísticas, mas não abre mão do conforto na hora do descanso. Da mesma forma, o paciente não vai permanecer no lugar apenas para a cirurgia e depois vai embora”, compara a diretora executiva do São Rafael.

“A recuperação também demanda um atendimento de excelência. E, neste ponto, é importante observar a limpeza, o conforto não apenas para o paciente mas também para o visitante, o tipo de refeição que é servida, o acompanhamento dos profissionais da saúde, etc.”, adverte.

Quanto ao centro cirúrgico, em particular, ela lista alguns itens que não podem passar despercebidos. Além dos equipamentos, que devem ser modernos e com a manutenção em dia, é importante que a equipe médica seja qualificada e que haja um controle rigoroso de infecção, que pode ser comprovado pelas certificações e acreditações. “Essas certificações são fornecidas pelos órgãos reguladores e de inspeção sanitária. Se o local tiver com esses documentos em dia, é um sinal claro de que está em consonância com os padrões de segurança, higiene e qualidade no atendimento”, pontua.

Perigo

Os alertas da Flávia Nápoles apontam também para o que não escolher ao realizar um procedimento. “Pode parecer ridículo dar este aviso, mas, por mais assustador que possa ser, há casos de médicos no Brasil que fizeram procedimentos invasivos na própria casa, e alguns resultaram em morte. Por isso, jamais faça uma cirurgia fora de um centro cirúrgico adequado, pois isso pode representar um perigo à vida do paciente. É uma escolha que pode ser fatal”, adverte.

E ela finaliza: não basta ser um centro cirúrgico qualquer, pois um local inadequado pode resultar em algum tipo de agravamento que coloque o paciente em risco. “Não é questão de capricho ou de frescura querer que um procedimento seja realizado num lugar de excelência. É questão de segurança! O que estiver à mão do indivíduo para se proteger antes e depois da cirurgia é bem-vindo. É um direito do paciente participar da seleção do local, e compartilhar sua intenção com o médico que for realizar o procedimento”, conclui a diretora executiva do Hospital São Rafael.

 

_____________________________________________________________________________

Casa Meva Decor Fábrica de Tapetes

Voando BemEspecialistas em resolver problemas de voo

Dra. Priscila Cartaxo – Dermatologista em Belo Horizonte

DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte

Top English – Escola de inglês online

Top English – Escola de inglês online no Brasil

As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH

Fábrica de Tapetes. Tapetes para sala, quarto, corredor, escritório, tapetes impermeáveis e antiderrapantes.

Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

John Mueller - Google I/O John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz
John Mueller – Google I/O
John coordinates Google Search Relations efforts as a Search advocate. He and his team connect the Google-internal world of Search engineering e Marcos Muniz @seo_muniz

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas
Anúncio