Turismo

Tallinn – Estônia

Cidade medieval mais preservada da Europa; uma das sociedades mais conectadas do mundo.

Paulo Queiroga

A história da Estónia revela a força desta região do Báltico no comércio internacional entre os séculos XII e XVII. Do fim da idade média ao começo da idade moderna, o golfo foi dominado pela Liga Hanseática, uma aliança de monopólio comercial que dominou todo o norte da Europa neste período. 

Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias e o descobrimento das Américas por Portugal e Espanha, o comércio mundial encontrou outras opções de rotas. Então, a Hansa entra em declínio e acaba por desaparecer no século XVII.

O Golfo da Finlândia acumula uma fusão culturas amadurecida em séculos. A Capital, Tallinn mantém seu passado muito bem preservado na arquitetura, gastronomia e cultura. Por outro lado, ela se destaca também na vanguarda das cidades inteligentes. 

A inserção tecnológica a coloca no ranking das cidades mais bem servidas de tecnologia digital do mundo, ao lado de cidades da China, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.  Atualmente, 99% dos serviços públicos na Estónia são acessados online, inclusive o voto nas eleições. Exceções para casamento e divórcio, que exigem a presença física.

Conto de fadas

A cidade de Tallinn, patrimônio mundial pela UNESCO, é um núcleo relativamente pequeno, menos de 500 mil habitantes. Visitar a cidade velha, os quase 2 km de muralha e mais de 20 torres de defesa, construídas nos séculos XIII e XIV, ainda de pé, é como abrir um livro de contos de fadas medieval.

A partir da entrada pela Porta de Viru, com duas torres, o cenário são muralhas, ruelas, torres, praças, muitos museus, túneis e passagens subterrâneas. Ao mesmo tempo, a cidade exala um ambiente vibrante, uma gastronomia excelente incluindo pratos de caças, além de ótimas e tradicionalíssimas cervejas, entre elas, o hidromel. Tudo isso concentrado num dos destinos turísticos mais visitados da Europa do norte. 

A Rua Viru é uma das principais do centro histórico, com lojas e cafeterias charmosas, onde se saboreia o famoso marzipan – doce de origem árabe, feito com pasta de amêndoas moídas, açúcar e clara de ovo. Dizem por lá que o marzipan surgiu por volta do ano de 1407, na Alemanha, quando houve uma crise de abastecimento de alimentos e o açúcar e a amêndoa eram os únicos alimentos disponíveis. A conferir.

Catedral Alexandre Nevski

Misturar política e religião não é novidade em lugar nenhum. Um dos monumentos famosos da cidade é a Catedral de Alexandre Nevsky, erigida em  homenagem a um santo da igreja ortodoxa russa que conquistou a batalha do Lago Peipus, em 1242. 

A construção no estilo russo ortodoxo terminou no ano de 1900, período em que a Estónia fazia parte do império russo. Após a revolução russa leninista de 1917, os estonianos consideraram a catedral como exemplo da dominação do império russo e pediram sua destruição em 1924, mas não foi executada. Em 1991, a Estónia recupera sua independência da União Soviética e restaura a igreja, hoje um dos grandes monumentos de Tallinn.

Gastronomia de 500 anos

Uma experiência extremamente singular em Tallinn é se sentar numa das mesas rústicas do restaurante medieval Olde Hansa, na Praça do Mercado. Construído em 1517 por um comerciante rico para homenagear a Liga Hanseática, sua casa se transformou em local de boa comida, boa bebida e boa música aos visitantes. 

A estética do ambiente é rigorosamente medieval na iluminação, na riqueza de detalhes dos utensílios, na música suavemente dedilhada nos instrumentos medievais e nas histórias coreografadas. Uma experiência realmente histórica marcante, que mantém acesa a hospitalidade de 5 séculos de seu fundador.

Uma viagem marcante na região dos países bálticos, que são Estónia, Letônia e Lituânia, deve, necessariamente, iniciar ou terminar em Tallinn, o que tornará seu roteiro inesquecível.

Tráfego orgânico Mercado Comum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas Abra agora
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio
Share
Published by
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Recent Posts

Boston Scientific anuncia R$ 120 milhões em expansão no estado de Minas Gerais

Evento de inauguração da expansão da fábrica da Boston Scientific, em Contagem Investimento de indústria…

55 minutos ago

Crescimento do PIB brasileiro 2011/2024: devagar, quase parando ou andando para trás

Mesmo podendo conquistar a 8ª posição no ranking das maiores economias neste ano, o PIB…

1 semana ago

Viva o Morro Azul!

Sergio Augusto Carvalho O Mundial do Queijo do Brasil realizado mês passado em São Paulo…

1 semana ago

Sicoob Sistema Crediminas registra crescimento de 29% em 2023

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha Instituição teve…

1 semana ago

Vila Galé anuncia experimento de plantação de vinhas e oliveiras em Ouro Preto, em Minas Gerais

Enóloga Marta Maia apresentou as vinícolas de Portugal Novidade foi divulgada durante eventos em Belo…

1 semana ago