Turismo

Por que Siracusa é tão famosa?

Paulo Queiroga

 

Não faltam motivos. Trata-se de um destino turístico internacional consagrado, considerada por Cícero como das mais belas cidades do mundo e hoje Patrimônio Cultural da Humanidade. 

 

Sua fundação remonta ao século VIII a.C. na Magna Grécia, assim chamada a região que hoje corresponde à Sicília e se tornou um dos grandes centros de conhecimento e poder da civilização ocidental, comparada a Atenas e Cartago. 

 

Siracusa respira história e personalidades. Ali nasceu e viveu Arquimedes, matemático, físico, astrônomo, engenheiro, inventor, um dos gênios mais populares da história. É também o local onde é narrada a lenda do famoso Teorema de Pitágoras.

 

A cidade é pano de fundo do relato autobiográfico de Platão (Carta VII), onde o maior dos sábios disserta sobre a Teoria das Formas, o poder e a tirania, a partir das suas relações tortuosas com o tirano Dionísio de Siracusa. Além disso, é onde nasceu Santa Luzia e lá se encontra o sepulcro desta tida como uma das santas mais queridas entre os católicos.

 

Siracusa é uma viagem cultural

Talvez, o viajante desatento ou desprevenido tenha menos interesse na riqueza civilizatória soterrada sob séculos neste local. Daí ser sempre recomendável, antes de viajar para qualquer que seja o destino, ler, pesquisar e entendê-lo para melhor aproveitar sua viagem. Sem isso, o visitante enxergará apenas um monte de ruínas e uma cidade fervilhante, com mais de 120 mil habitantes, na Costa Jônica da Itália. Ele não terá como se abstrair para expandir o conhecimento e sorver o encanto de estar ali. Seria desperdício de viagem.

 

O patrimônio de Siracusa, parte em ruínas, sintetiza o período grego, romano, o renascimento europeu e o barroco religioso dos papas, especialmente, a Ilha de Ortígia, um labirinto encantado com ruelas, catedral, mesquita árabe e a sinagoga no bairro judaico mais antigo da Europa. 

 

O Templo de Apolo na Piazza Pancali em Ortiga inspira o primeiro encanto.  Considerado um dos mais importantes monumentos da Grécia Antiga, é o templo dórico mais antigo da Sicília, datado do século VI a.C.

 

Parte do que sobrou do seu rico passado permanece visível. O monumento já foi teatro, igreja bizantina, mesquita islâmica, igreja Normanda Salvador, quartel de tropas espanholas e residência particular. Suas colunas de pedras resistem e continuam a registrar seus tempos históricos.

 

O Parque Arqueológico, que fica fora da ilha de Ortiga, reúne os mais importantes monumentos da antiguidade clássica. Ali estão o altar de Hierão II, o Teatro Grego, o Anfiteatro Romano, com um efeito acústico impressionante e a “Orelha de Dionisio”, uma caverna grande esculpida no calcáreo, semelhante a forma de um ouvido humano, que produz um eco espetacular. O nome se refere ao Tirano Dionísio de Siracusa.  

 

A Piazza Duomo, com bares e mesas na calçada é reconhecida como uma das mais bonitas da Itália. E o que não falta na Itália são praças grandiosas. Reinando majestosamente na praça se encontra a Catedral de Siracusa, construída sobre um templo pagão dedicado à deusa Atena.

 

Uma curiosidade: Nela está escrito: “Ecclesia Syracusana, Prima Divi Petri Filia, Et Prima Post Antiochenam Christo Dicata” (Igreja de Siracusa e filha de São Pedro, a primeira dedicada a Cristo depois da de Antioquia). Ou seja, primeira comunidade cristã da Europa surgiu em Siracusa, no século I d.C. A primeira comunidade cristã do mundo, aquela de Antioquia, se encontra na Turquia, portanto, na Ásia Menor. 

 

Também fonte inspiradora dos apaixonados pela História é o Museu Archeológico Regional, com artefatos dos períodos da pré história, do grego, romano e posteriores, além de selos, documentos e papiros. Aliás, o papiro cresce espontaneamente na região. Na cidade, ainda hoje, existem artesãos que escrevem sob o papiro e vendem como souvenir.

 

Programar uma viagem bem estudada à Siracusa é fazer valer cada centavo e cada tempo gastos nesta aventura histórica inesquecível.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio
Share
Published by
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Recent Posts

Agronegócio brasileiro atravessará a instabilidade e 2024 deve ser um ano de transformação

Flávio Belluomini Cotrin* A população ocupada no agronegócio brasileiro atingiu um novo recorde no terceiro…

16 horas ago

A importância das cooperativas de reciclagem para a economia circular e o crescimento socioeconômico

O desafio da triagem dos materiais ganha apoio da tecnologia com o dispositivo de infravermelho…

16 horas ago

SAF do Cruzeiro: venda pode incentivar até clubes brasileiros a entrar na lista de bolsa de valores no futuro, diz especialista

Modelo de transferência das ações do clube praticado pelo grupo do ex-atacante Ronaldo é esperado…

16 horas ago

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a…

16 horas ago

Sebrae lança plataforma para ajudar micro e pequenos empreendedores a buscar crédito de forma consciente

O Sebrae acaba de lançar a plataforma Crédito Consciente, em evento na cidade de Florianópolis…

16 horas ago

Itaúsa reforça compromisso com a criação de valor sustentável em Relato Integrado de 2023

A holding de investimentos é uma das empresas pioneiras no Brasil a publicar voluntariamente o…

16 horas ago