Turismo

Nápolis – Não conhecer é pouco entender a Itália

Paulo Queiroga

O Golfo de Nápoles, que abriga cidade de mesmo nome, acumula culturas diversas em sua história. Pela posição estratégica, foi conquistado por gregos, romanos, espanhóis, foi reino autônomo e se unificou com a Itália no século XIX.

A cidade de Nápoles, até hoje, um caldo efervescente de experiência humana, é Patrimônio da Humanidade e uma das mais autênticas expressões da cultura italiana. 

Terceira cidade do país, depois de Roma e Milão, Nápolis fica na região da Campânia, costa do Mar Tirreno, uma espécie de coração pulsante da Itália há pelo menos 2.500 anos. 

Com um núcleo urbano de mais de 1 milhão de habitantes, ela fica próxima ao famoso vulcão Vesúvio, que, no ano 79 A.C, exterminou, de forma impressionante, as cidades vizinhas de Pompeia e Herculano.

Além de berço da famosa pizza, que conquistou o mundo inteiro, a Bella Napoli fervilha de história, arqueologia, obras de arte, museus, castelos, palácios e um centro urbano inquieto, muito próprio dos costumes de seu povo.

Ali também se concentram poderes políticos e religiosos históricos. Em Nápoles nasceram nada menos que cinco papas da Igreja Católica: Bonifácio VUrbano VIBonifácio IXPaulo IVInocêncio XII.

Além da história e arquitetura, a cidade é como um cartão postal vibrante de pessoas, aromas e sensações. 

Se resumirmos a alma mais densa e profunda de Nápoles, ela estaria no bairro de Sccapanapoli – nome da estrada antiga que corta a cidade em duas metades – e onde, a partir do século IV a.C, os romanos instalaram seu domínio em cima das antigas construções gregas. 

Ali se concentram os principais monumentos históricos, igrejas, palácios, castelos, restaurantes tradicionais e a riqueza cultural deste povo absolutamente singular. 

Cada porta nas ruelas dessa muvuca urbana é um lugar onde se vê e se vende de tudo: souvenirs, os melhores doces, o melhor café, lojas de grife internacional e, claro, a melhor pizza napolitana. 

Em alguns locais de Nápoles as visitas são imprescindíveis. Seja pela singularidade, seja, especialmente, pela excelência da arte. É o caso, por exemplo, da Capela de San Severo, praticamente escondida num dos becos de Nápoles. 

Neste pequeno lugar de fé, entre mais de 300 igrejas e capelas da cidade, está exposta umas das obras mais impressionantes de escultura em mármore feitas até hoje, o Cristo Velado, fruto do talento do escultor napolitano Giuseppe Sanmartino (1720 – 1793).

Seu trabalho artístico é considerado obra-prima da escultura europeia do século XVIII e uma das maiores obras de todos os tempos. A Escultura representa Cristo morto, deitado sobre um colchão, coberto por um fino sudário e disposto de forma tão rente ao corpo que não parece ser feito na pedra. O efeito visual é como se existisse uma transparência entre o véu e o corpo, esculpido em um único bloco de mármore. Algo quase transcendental.

Outras singularidades da cultura napolitana são a mística, a superstição e a veneração dos santos. O santo mais importante é San Genaro, padroeiro de Nápoles, mártir cristão, decapitado pelo Imperador Diocleciano, por volta do ano 300.

A tradição católica celebra que, pouco após a morte de San Genaro, seu sangue foi coletado por uma mulher chamada Eusébia, que o teria deixado próximo ao corpo. Segundo a lenda, após séculos, o sangue do mártir petrificado ainda se faz liquefeito em dias especiais como sinal de benção aos napolitanos. 

Este milagre é celebrado até hoje no Duomo de Nápoles, em culto católico, onde se conservam o busto do santo e as ampolas que contém o sangue. A crença popular diz que duas vezes por ano (maio e setembro) o milagre da liquefação do sangue deve se repetir para trazer bons presságios.

A gente sai de Nápolis com a sensação de ainda ser cedo ou com certeza de que que voltaremos ao lugar que representa o coração da Itália. História, arqueologia, arte, arquitetura e uma vida palpitante plasmam o coração desta metrópole milenar e de seu povo. 

Se você não conhecer Nápoles, certamente, não conhecerá a Itália.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização: Rota não pode ser calculada

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio
Share
Published by
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira

Recent Posts

Agronegócio brasileiro atravessará a instabilidade e 2024 deve ser um ano de transformação

Flávio Belluomini Cotrin* A população ocupada no agronegócio brasileiro atingiu um novo recorde no terceiro…

8 horas ago

A importância das cooperativas de reciclagem para a economia circular e o crescimento socioeconômico

O desafio da triagem dos materiais ganha apoio da tecnologia com o dispositivo de infravermelho…

8 horas ago

SAF do Cruzeiro: venda pode incentivar até clubes brasileiros a entrar na lista de bolsa de valores no futuro, diz especialista

Modelo de transferência das ações do clube praticado pelo grupo do ex-atacante Ronaldo é esperado…

8 horas ago

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a…

8 horas ago

Sebrae lança plataforma para ajudar micro e pequenos empreendedores a buscar crédito de forma consciente

O Sebrae acaba de lançar a plataforma Crédito Consciente, em evento na cidade de Florianópolis…

8 horas ago

Itaúsa reforça compromisso com a criação de valor sustentável em Relato Integrado de 2023

A holding de investimentos é uma das empresas pioneiras no Brasil a publicar voluntariamente o…

8 horas ago