Tallinn – Estônia

Cidade medieval mais preservada da Europa; uma das sociedades mais conectadas do mundo.

Paulo Queiroga

A história da Estónia revela a força desta região do Báltico no comércio internacional entre os séculos XII e XVII. Do fim da idade média ao começo da idade moderna, o golfo foi dominado pela Liga Hanseática, uma aliança de monopólio comercial que dominou todo o norte da Europa neste período. 

Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias e o descobrimento das Américas por Portugal e Espanha, o comércio mundial encontrou outras opções de rotas. Então, a Hansa entra em declínio e acaba por desaparecer no século XVII.

O Golfo da Finlândia acumula uma fusão culturas amadurecida em séculos. A Capital, Tallinn mantém seu passado muito bem preservado na arquitetura, gastronomia e cultura. Por outro lado, ela se destaca também na vanguarda das cidades inteligentes. 

A inserção tecnológica a coloca no ranking das cidades mais bem servidas de tecnologia digital do mundo, ao lado de cidades da China, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul.  Atualmente, 99% dos serviços públicos na Estónia são acessados online, inclusive o voto nas eleições. Exceções para casamento e divórcio, que exigem a presença física.

Conto de fadas

A cidade de Tallinn, patrimônio mundial pela UNESCO, é um núcleo relativamente pequeno, menos de 500 mil habitantes. Visitar a cidade velha, os quase 2 km de muralha e mais de 20 torres de defesa, construídas nos séculos XIII e XIV, ainda de pé, é como abrir um livro de contos de fadas medieval.

A partir da entrada pela Porta de Viru, com duas torres, o cenário são muralhas, ruelas, torres, praças, muitos museus, túneis e passagens subterrâneas. Ao mesmo tempo, a cidade exala um ambiente vibrante, uma gastronomia excelente incluindo pratos de caças, além de ótimas e tradicionalíssimas cervejas, entre elas, o hidromel. Tudo isso concentrado num dos destinos turísticos mais visitados da Europa do norte. 

A Rua Viru é uma das principais do centro histórico, com lojas e cafeterias charmosas, onde se saboreia o famoso marzipan – doce de origem árabe, feito com pasta de amêndoas moídas, açúcar e clara de ovo. Dizem por lá que o marzipan surgiu por volta do ano de 1407, na Alemanha, quando houve uma crise de abastecimento de alimentos e o açúcar e a amêndoa eram os únicos alimentos disponíveis. A conferir.

Catedral Alexandre Nevski

Misturar política e religião não é novidade em lugar nenhum. Um dos monumentos famosos da cidade é a Catedral de Alexandre Nevsky, erigida em  homenagem a um santo da igreja ortodoxa russa que conquistou a batalha do Lago Peipus, em 1242. 

A construção no estilo russo ortodoxo terminou no ano de 1900, período em que a Estónia fazia parte do império russo. Após a revolução russa leninista de 1917, os estonianos consideraram a catedral como exemplo da dominação do império russo e pediram sua destruição em 1924, mas não foi executada. Em 1991, a Estónia recupera sua independência da União Soviética e restaura a igreja, hoje um dos grandes monumentos de Tallinn.

Gastronomia de 500 anos

Uma experiência extremamente singular em Tallinn é se sentar numa das mesas rústicas do restaurante medieval Olde Hansa, na Praça do Mercado. Construído em 1517 por um comerciante rico para homenagear a Liga Hanseática, sua casa se transformou em local de boa comida, boa bebida e boa música aos visitantes. 

A estética do ambiente é rigorosamente medieval na iluminação, na riqueza de detalhes dos utensílios, na música suavemente dedilhada nos instrumentos medievais e nas histórias coreografadas. Uma experiência realmente histórica marcante, que mantém acesa a hospitalidade de 5 séculos de seu fundador.

Uma viagem marcante na região dos países bálticos, que são Estónia, Letônia e Lituânia, deve, necessariamente, iniciar ou terminar em Tallinn, o que tornará seu roteiro inesquecível.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes
Tráfego orgânico Mercado Comum bY SEO MUNIZ 25.6-milhoes

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas
Anúncio