Cidade medieval mais preservada da Europa; uma das sociedades mais conectadas do mundo.
Paulo Queiroga
A história da Estónia revela a força desta região do Báltico no comércio internacional entre os séculos XII e XVII. Do fim da idade média ao começo da idade moderna, o golfo foi dominado pela Liga Hanseática, uma aliança de monopólio comercial que dominou todo o norte da Europa neste período.
Com a descoberta do caminho marítimo para as Índias e o descobrimento das Américas por Portugal e Espanha, o comércio mundial encontrou outras opções de rotas. Então, a Hansa entra em declínio e acaba por desaparecer no século XVII.
O Golfo da Finlândia acumula uma fusão culturas amadurecida em séculos. A Capital, Tallinn mantém seu passado muito bem preservado na arquitetura, gastronomia e cultura. Por outro lado, ela se destaca também na vanguarda das cidades inteligentes.
A inserção tecnológica a coloca no ranking das cidades mais bem servidas de tecnologia digital do mundo, ao lado de cidades da China, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul. Atualmente, 99% dos serviços públicos na Estónia são acessados online, inclusive o voto nas eleições. Exceções para casamento e divórcio, que exigem a presença física.
Conto de fadas
A cidade de Tallinn, patrimônio mundial pela UNESCO, é um núcleo relativamente pequeno, menos de 500 mil habitantes. Visitar a cidade velha, os quase 2 km de muralha e mais de 20 torres de defesa, construídas nos séculos XIII e XIV, ainda de pé, é como abrir um livro de contos de fadas medieval.
A partir da entrada pela Porta de Viru, com duas torres, o cenário são muralhas, ruelas, torres, praças, muitos museus, túneis e passagens subterrâneas. Ao mesmo tempo, a cidade exala um ambiente vibrante, uma gastronomia excelente incluindo pratos de caças, além de ótimas e tradicionalíssimas cervejas, entre elas, o hidromel. Tudo isso concentrado num dos destinos turísticos mais visitados da Europa do norte.
A Rua Viru é uma das principais do centro histórico, com lojas e cafeterias charmosas, onde se saboreia o famoso marzipan – doce de origem árabe, feito com pasta de amêndoas moídas, açúcar e clara de ovo. Dizem por lá que o marzipan surgiu por volta do ano de 1407, na Alemanha, quando houve uma crise de abastecimento de alimentos e o açúcar e a amêndoa eram os únicos alimentos disponíveis. A conferir.
Catedral Alexandre Nevski
Misturar política e religião não é novidade em lugar nenhum. Um dos monumentos famosos da cidade é a Catedral de Alexandre Nevsky, erigida em homenagem a um santo da igreja ortodoxa russa que conquistou a batalha do Lago Peipus, em 1242.
A construção no estilo russo ortodoxo terminou no ano de 1900, período em que a Estónia fazia parte do império russo. Após a revolução russa leninista de 1917, os estonianos consideraram a catedral como exemplo da dominação do império russo e pediram sua destruição em 1924, mas não foi executada. Em 1991, a Estónia recupera sua independência da União Soviética e restaura a igreja, hoje um dos grandes monumentos de Tallinn.
Gastronomia de 500 anos
Uma experiência extremamente singular em Tallinn é se sentar numa das mesas rústicas do restaurante medieval Olde Hansa, na Praça do Mercado. Construído em 1517 por um comerciante rico para homenagear a Liga Hanseática, sua casa se transformou em local de boa comida, boa bebida e boa música aos visitantes.
A estética do ambiente é rigorosamente medieval na iluminação, na riqueza de detalhes dos utensílios, na música suavemente dedilhada nos instrumentos medievais e nas histórias coreografadas. Uma experiência realmente histórica marcante, que mantém acesa a hospitalidade de 5 séculos de seu fundador.
Uma viagem marcante na região dos países bálticos, que são Estónia, Letônia e Lituânia, deve, necessariamente, iniciar ou terminar em Tallinn, o que tornará seu roteiro inesquecível.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas Abra agora |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |