Autor: Paulo Rabello de Castro*
O ouro brilha no escuro
Elevado a sua máxima histórica, o preço do ouro ainda não parou de subir. Para muitos, seria reflexo de um horizonte planetário turvado pela Incerteza, palavra-chave que hoje resume o estado de espírito dos investidores mundo afora. A crescente demanda pelo metal teria origem no chamado “motivo de precaução”, quando indivíduos, empresas e tesouros de países resolvem elevar suas posições em ouro, como ativo de acatamento universal, de produção controlada e livre de interferências no campo político. Para os contemporâneos, no entanto, o ouro vem adquirindo mais uma utilidade, além de estocar valor e mitigar riscos, que empurra sua demanda por motivo de ser matéria-prima na fabricação dos gigantescos computadores quânticos, cuja revolução em velocidade e nova lógica de processamento poderá determinar qual país estará em vantagem numa eventual conflagração nuclear. Difícil de imaginar, mas esse é o ponto a que chegamos com a nova configuração da geografia política de um mundo cujas lideranças não se sentem estimuladas a praticar uma détente armamentista.
Estas notas versam, justamente, sobre a relação entre os ciclos políticos, o preço do ouro e o fim da era que entendemos como de Globalização do comércio mundial. O clima de guerra é o “novo normal” nas atuais relações multilaterais. Apesar dos apelos de líderes religiosos pela paz, uma “paz desarmada” – como assim invocou o novo papa Leão XIV em sua primeira fala aos fiéis católicos e ao mundo – a realidade política das nações é outra, a de iminência ou permanência de conflitos em praticamente todas as regiões geográficas do planeta. Não existe propriamente Paz. O ambiente que prevalece entre nações vizinhas e parceiros comerciais é de velada suspeita, baseada em amizade rala e interesses instáveis.
Pax Bellica vs. Pax Americana
Estabeleceu-se no mundo uma paz armada – uma Pax Bellica – para usar a expressão latina. A diplomacia mundial se afastou do período de relativa estabilidade, em que as democracias ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos da América, se impuseram ao polo totalitário sino-soviético. Esse breve período, de 1989 a 2009, de apenas três décadas, marca a plena vigência da conhecida Pax Americana. A queda do Muro de Berlim em 1989 assinala o fim do ativismo ostensivo da URSS no mundo e da confrontação ideológica dos soviéticos. Em tempo coincidente, a era de Deng XiaoPing se instala na China comunista. O líder Deng, um pragmático, fez um contorno na vertente ideológica do comunismo chinês ao deixar embarcar o “espírito animal” dos mercados dentro de seu próprio território. Mesmo assim, a paz garantida pelas tropas americanas no mundo não foi completa. O terrorismo islâmico floresceu no período, epitomizado no ataque às Torres Gêmeas no coração do império norte-americano. Os EUA retaliaram com relativo sucesso militar. Contudo, o flanco mais vulnerável da grande nação americana, que se abriu nesse período de paz relativa, não foi o do poder das armas, mas o da fragilidade do orçamento e das finanças, na esteira do estouro da Bolha de Wall Street em 2008. Em outras palavras, os EUA estão cada vez mais vulneráveis dentro de seu próprio território, por uma perigosa vulnerabilidade financeira. O alerta dado tardiamente pela agência de risco Moody’s ao rebaixar, semanas atrás, a avaliação do crédito da dívida federal americana, confiscando a nota AAA que sempre caracterizou os papéis do Tio Sam como “livres de risco”, chega com mais de uma década de demora em relação ao rebaixamento dos EUA feito, ainda em 2009, por uma agência brasileira de risco – a SR Rating – na época discretamente publicado numa coluna de canto da revista The Economist.
A emergência do poderio chinês
Nas rodas da diplomacia internacional, o debate da moda, agora, é sobre até onde nos levarão os escancarados esforços da China em romper a supremacia do dólar como moeda de referência nas transações comerciais e financeiras. A China de Xi JinPing contesta abertamente a liderança geopolítica mundial dos EUA e faz de tudo para ampliar sua influência política e presença comercial em todas as partes do mundo. Com inflação mundial controlada no período da Pax Americana, o poderio chinês foi se expandindo sem contestação, com a conivência da elite americana, pelo efeito de incorporação econômica dos tigres sul-asiáticos e das poderosas zonas industriais chinesas ao processo de integração produtiva mundial, a tal globalização econômica. A trajetória descendente dos juros básicos nos EUA na primeira década deste século e a formação do bloco do Euro permitiram uma valorização inusitada dos ativos e passivos do setor privado, em destaque nos mercados imobiliários de todas as regiões do globo, gerando acréscimos igualmente espetaculares de riqueza, computada pelo valor líquido de ativos imobilizados e de “papéis”, seja em ações de empresas, como também pelas novas emissões de renda fixa (dívidas privadas e públicas). As dívidas nacionais evoluíram em proporção do PIB dos países, embaladas pela falsa percepção de que os riscos de crédito haviam se tornado quase irrelevantes. Nesse ambiente de falaciosa segurança, o ouro não parecia um ativo interessante. A situação mudou com a crise financeira mundial de 2008, envolvendo a maciça intervenção dos bancos centrais para suprir liquidez aos mercados bancários “até o ponto que fosse necessário”. Expressões como “too big to fail” e “bailing out” se tornaram comuns. Ben Bernanke, o então comandante do Federal Reserve americano, capitaneou a grande onda de liquidez. Os demais bancos centrais seguiram a onda, por mais de uma década, num verdadeiro “milagre” produzido pela política de juro real zero. A conta amarga está batendo à porta agora.
Riqueza de Papel
A riqueza mundial inchou formidavelmente em termos de valor, desde então, e ainda se encontra em níveis secularmente muito elevados. A ordem geopolítica mundial propiciada pela Pax Americana permitiu que a percepção de insegurança político-militar tivesse recuado, como mostra a linha esquemática do Ciclo de Tensões Políticas [CTP] no quadro apresentado. Com a virtual eliminação da URSS como player ativo e sério num eventual conflito atômico – apesar do número espantoso de ogivas nucleares e de mísseis balísticos ainda detidos por vários países da antiga Cortina de Ferro – a tensão militar refluiu para a gestão de conflitos de alcance regional, seja nos Balcãs, ou em partes da África, e no Oriente Médio.
A linha CTP oscila conforme o ciclo político, entre fases de distensão e fases de tensão. O que vemos, na ponta dessa longa evolução, é o momento atual de impetuosa retomada das tensões ideológicas e de blocos, a ponto de se poder afirmar que o mundo se esqueceu da paz e se prepara para novo conflito de grandes proporções. Nesse ambiente, compreende-se com menos má vontade a conduta aparentemente sem nexo do presidente Donald Trump. Por ser versado em finanças, ele percebe que a dívida do governo federal levará os EUA, em poucos anos, ao impasse orçamentário entre fabricar mais armas e pagar mais juros. Trump luta contra um relógio invisível que marca as horas que faltam para ele ver explodir a confiança na estabilidade da ordem financeira baseada na hegemonia das finanças e do comércio com os EUA. Aliás, trata-se de uma realidade em processo de desaparecimento. Por isso, Trump tem pressa e atropela situações. A Pax Americana acabou. Trump é um líder que opera e transita entre dois mundos, o sonho do MAGA (“Make America Great Again”) e a realidade da fragmentação mundial, a Blocalização, a economia de blocos de poder e comércio.
E o ouro? Como ativo de elevada sensibilidade política, o metal preferido de reis e bancos centrais andou abandonado enquanto o quadrante do CTP era de baixa. Nem mesmo o torpe e surpreendente ataque às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001 conseguiu marcar um ponto de perturbação da maré descendente do chamado risco político. Até mesmo no Brasil, conseguimos escapar de turbulências maiores quando nosso país parecia descarrilar para a decadente banda da esquerda mundial em 2002, ao elegeu um presidente sindicalista. A realidade do dia-a-dia econômico foi se impondo e escapamos do buraco na primeira era Lula por exclusivo efeito da bonança mundial, em que os EUA se associavam ao enorme boom da economia chinesa. Tudo parecia se encaixar e o Brasil foi mais um herdeiro despretensioso daquele período de enorme afluência.
A verdadeira fragilidade dos EUA
O que fez entornar o ponche da festa? Foram vários fatores em conjunto, uns geopolíticos, como o extremismo islâmico, que resultou no ataque de 11 de setembro de 2001 em Nova York, e outros de natureza econômica, como subprodutos da própria “globalização” comercial, que propagou as cadeias mundiais de produção a ponto de gerar focos de dependência extrema do Ocidente aos parques de suprimento na Ásia, especialmente da China. Entre esses novos fatores encobertos de instabilidade, nenhum se compara à bola-de-neve da chamada “riqueza de papel” produzida pelas emissões de dívida pública em quase todo o planeta, pós-eventos do outubro de 2008 e da quebra do Lehman Brothers e de outras “inquebráveis” instituições. A elevação do valor dos ativos do FED americano em quase DEZ vezes é a lembrança mais exemplificativa dessa hecatombe de riqueza sem lastro, emitida por bancos centrais para cercar e mitigar a Grande Recessão, como ficou conhecida a queda do PIB mundial em 2009.
A década seguinte (2010 a 2020) se caracterizou por novas “enchentes” de liquidez e manipulação constante do juro zero, ou até negativo, nas principais praças financeiras. Parecia ser o “novo normal”, até durante o combate aos efeitos financeiros da Covid. Os países emitiram suas moedas sem parcimônia. Durante a primeira presidência trumpista, os EUA voltaram a inflar seus ativos. Os problemas da supremacia americana pareciam contornados. Mas era só uma nova fase do CTP, aquela em que o garantidor da paz mundial já não apresenta capacidade financeira para sustentar a paz nas suas fronteiras externas, nem produtividade suficiente para manter os investimentos em sua infraestrutura interna. A Pax Americana foi se convertendo, silenciosamente, numa Pax Bellica. Ainda uma forma de paz, é verdade, mas visivelmente conflituosa e desgastante para os EUA. Os conflitos vêm se acumulando: Iraque, Afeganistão e, recentemente, Ucrânia, Taiwan, Coreia do Norte e Israel-Gaza-Irã, Índia e Paquistão, só para citar as áreas mais quentes do globo. Realmente, trata-se de uma paz bélica, que ainda não envolve os principais atores diretamente, mas os têm todos presos pelos invisíveis cordéis dos seus interesses conflitantes. A OTAN, instituição discreta nos anos 1990, passou às manchetes diárias no noticiário mundial. No entorno de Taiwan, as armadas da China e dos EUA já mostram os dentes. No estreito de Ormuz, o Irã e seus parceiros guerrilheiros, ameaçam cortar a carótida do suprimento de petróleo. E nas entrevistas de TV, analistas polemizam sobre a rivalidade das moedas dos dois blocos mais aparentes, do dólar e do yuan chinês. Isso, se ambos não forem desbancados pelo avanço das criptomoedas.
Contestação e Blocalização
Não são episódios passageiros. Não são meras coincidências. Dentro de uma lógica cíclica de tensão- distensão-tensão de novo, estamos embarcados, entre hoje e os anos 2030, em novo quadrante de tensões crescentes. Isso ocorre, em parte, porque a Grande Recessão, ao fraturar a hegemonia financeira dos EUA, deixou aberto um campo em que grandes e médias potências passaram a ter um direito subjetivo de “ambicionar” sua própria projeção geopolítica no cenário mundial, que já não pertence apenas ao “patrão” em Washington. O rival ostensivo, mais do que Putin ou o aiatolá iraniano, é o autocrata Xi Jinping, que opera sem cessar na direção de preparar seu país para um grande confronto. Blocos se formam, uns com vocação parlamentarista, como a União Europeia, outros com marcado viés autoritário, como o Bloco Sinocêntrico, numa palavra, a proposta da “Grande China”. Esta avança celeremente com suas ofertas comerciais, como bizarros conquistadores em todas as geografias do planeta, do sul asiático à nova Rota da Seda (onde encontrará a forte oposição da Índia) e da África (onde baterá de cabeça com Europa) e até ao Oriente Médio (onde terá confronto direto com Israel e EUA). Na América Latina, a China tenta chegar pelo México e pela Argentina, ficando o Brasil para ser seduzido por meio de negociações em torno do bloco BRICS.
A “Blocalização” (A NOVA ORDEM “BBB”) é o arranjo geopolítico sucessor da Globalização. É um arranjo BBB pois o acrônimo, em inglês, representa as três categorias de nações conforme sua capacidade de (1) formar e liderar blocos de países – são os BLOCS; (2) evitar blocos liderados por terceiros e aspirar a liderar outros – estes são os BACHELORS; e (3) os países que integram blocos sob liderança de outros – são os BRIDES. Em português, estamos falando dos Blocos, dos Solteirões e das Noivas.
Há Blocos já formados. São o NAFTA (liderado pelos EUA, com Canadá e México), a Grande China (com arranjos comerciais e étnicos formados no Sudeste asiático e África) e a União Europeia. Há os Solteirões do baile (BACHELORS), que relutam em ser absorvidos passivamente pelos blocos já formados. Os Solteirões sonham secretamente com um bloco para chamar de seu. São eles a Rússia (que deteve até 1991, na marra, todas as nações satélites componentes da antiga URSS) e a Índia, nação de independência recente e com ambição muito mais sutil, embora potencialmente mais forte do que a Rússia. O Brasil seria também um candidato a solteirão, com bloco viável na sua região sul-americana (o Mercosul), caso não tivesse se convertido num caso patético de senilidade precoce na cena mundial, ao desperdiçar seu bônus demográfico e, neste momento, esbanjar a transição energética para uma economia verde e a transição digital, que sequer chegamos a deflagrar. Há também o Japão, solteirão inveterado. Finalmente, o mundo dos Blocalização é formado por países de menor porte econômico ou territorial, os NOIVOS ou NOIVAS, cuja propensão é a de orbitar na influência de algum Bloco.
O que vem pela frente
Dentro do contexto da Pax Bellica, que produz os contornos da nova ordem de Blocalização do comércio e das finanças mundiais, a linha CTP só tem uma direção inexorável: continuar subindo e exibindo tensões crescentes na medida da evolução dos conflitos latentes. Por trás de cada manifestação de tensão, haverá quase sempre um conflito de pano de fundo: de um lado, as democracias liberais e, de outro, as autocracias de partido único ou dominante, cujos pontos de atrito vão se apresentando, inclusive, nos embates da política interna de quase todos os países. Aqui no Brasil, isso estaria espelhado na desarmonia entre os Poderes.
É este o contexto do que nos aguarda no restante da presente década de 2020 e, com toda probabilidade, nos anos 2030, até que alguma dobra, hoje ainda invisível, dessa sucessão de conflitos, gere um armistício confiável entre os principais Blocos armados ou, então, o conflito aberto, seguido de um novo tipo de Pax. Até que se alcance essa nova mudança de quadrante do CTP, o ouro continuará sendo uma aposta dos bancos centrais e dos investidores. Junto com a fé no ouro, a visão predominante seguirá apostando no prosseguimento da Pax Bellica e na nova ordem da Blocalização.
Paulo Rabello de Castro – É Ph.D em Economia, fundador do Atlântico, instituto de ação cidadã e ex-presidente da Academia Internacional de Direito e Economia (AIDE). Foi presidente do IBGE e do BNDES. Autor de O MITO DO GOVERNO GRÁTIS e de outros títulos de sucesso.
Rota
Newsletter MercadoComum - Economia, Mundo Empresarial, Opinião e outros....
Telefone: (0xx31) 3281-6474Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas Abra agora |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Planejamento Detalhado de SEO
Instagram SEO_MUNIZ
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
MercadoComum: Jornal on-line BH – Cultura – Economia – Política e Variedades
MercadoComum – Uma publicação especializada sobre Administração, Cultura, Economia, Política e Variedades – é um veículo independente, com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais
https://mercadocomum.com/
Dra. Adriana Koeppel Dentística Restauradora e Harmonização Orofacial
Dra. Adriana Koeppel é dentista há 22 anos, especialista em Dentística Restauradora e Harmonização Orofacial
https://draadrianakoeppel.com.br/
Consultoria em desenvolvimento empresarial,com foco em cultura, liderança e resultados.
https://betaniatanureassociados.com/
Betania Tanure Associados
BTA – Consultoria em desenvolvimento empresarial,com foco em cultura, liderança e resultados
https://betaniatanureassociados.com/
Calisthenics, Fitness and Health
Houston’s only gym focused on calisthenics and bodyweight exercises to improve functional strength, flexibility and movement
https://calisthenicsclubhouston.com/blog-standard/
Verde Credit | Soluções de Crédito Para Empresários Latinos
Empréstimo Descomplicado Para Empresários Latinos. Obtenha acesso ao crédito apenas com o seu ITIN e Extratos Bancário.
https://verdecredit.us/
Doctor G Medical Excellence: Health Well-being and Longevity
We take care of you and your family Excellence in Health, Well-being and Longevity for the Brazilian Community in the USA
https://doctorgmed.com/
Graziella Nicolai Arquitetura e Interiores
Graziella Nicolai Arquitetura e Interiores. Criar espaços que combinam sofisticação estética com funcionalidade prática.
https://graziellanicolai.com.br/
Overall Gym | MECCA do Bodybuilding melhor academia de BH
A Overall Gym se consolidou como uma das maiores e mais respeitadas redes de academias do Brasil. MECCA do Bodybuilding, melhor academia de BH
https://overallgymbh.com.br/
Dra. Adriana Koeppel Dentística Restauradora e Harmonização Orofacial
Dra. Adriana Koeppel é dentista há 22 anos, especialista em Dentística Restauradora e Harmonização Orofacial
https://draadrianakoeppel.com.br/
Gracie Barra Brazilian Jiu-Jitsu in River – Oaks Texas
GRACIE BARRA RIVER OAKS IN HOUSTON, TEXAS. BRAZILIAN JIU-JITSU & SELF-DEFENSE CLASSES
https://gbriveroaks.com/
Gracie Barra Westchase kids and adults self defense martial arts Houston, Texas
We offer a wide range of kids and adult Jiu-Jitsu classes in Westchase Texas so students can choose the class that best suits their needs
https://gbwestchase.com/
Gracie Barra New Mexico – Jiu Jitsu in Albuquerque
Gracie Barra New Mexico Jiu Jitsu in Albuquerque. JIU-JITSU IS FOR EVERYONE, INCLUDING YOU! BOOK YOUR FREE CLASS OR GET IN TOUCH TODAY
https://gbnewmexico.com/
Gracie Barra Brazilian Jiu-Jitsu in Rio Rancho New Mexico
Gracie Barra Rio Rancho provides Jiu-Jitsu classes for all ages, promoting confidence, discipline, and self-defense
https://gbriorancho.com/
Gracie Barra Jiu-Jitsu West Side Albuquerque New Mexico
Gracie Barra Jiu-Jitsu West Side Albuquerque New Mexico provides classes for all ages, promoting confidence, discipline, self-defense
https://gbwestside.com/
Gracie Jiu-Jitsu Road Northeast Albuquerque New Mexico
Gracie Jiu-Jitsu Road Northeast Albuquerque New Mexico. Brazilian Jiu-Jitsu, BJJ Kids, Self Defense Classes, BJJ Adult, BJJ Women
https://gbalbuquerque.com/
Gracie Brazilian Jiu-Jitsu Santa Ana Califórnia
Gracie Brazilian Jiu-Jitsu Santa Ana Califórnia. Join our Brazilian Jiu-Jitsu Classes. Personal defense, fitness, and a united community
https://gbsantaana.com/
Pousada em Corumbau Jocotoka Village Sul da Bahia
Corumbau no Sul da Bahia, com suas praias intocadas, águas cristalinas e a tranquilidade que só um destino isolado pode proporcionar
https://jocotokacorumbau.com.br/
Cotas do Minas Tênis Clube I, Minas Tênis Clube II, Country e Náutico
Melhores negociações de cotas do principal clubes de Belo Horizonte, o Minas Tênis Clube I, Minas Tênis Clube II, Country e Náutico
https://cotasdominas.com.br/
Compre agora o domínio Araujo Drugstore
Comprar domínio drugstorearaujo.com.br, este domínio exclusivo é ideal para farmácias, redes de drogarias, ou empresas relacionadas à saúde
https://drugstorearaujo.com.br/
Compre agora o domínio Araujo Drugstore
Comprar domínio araujodrugstore.com.br, este domínio exclusivo é ideal para farmácias, redes de drogarias, ou empresas relacionadas à saúde
https://araujodrugstore.com.br/
Chãozão – O melhor Portal de Imóveis Rurais do Brasil
Consulte lista de Fazendas em todo Brasil, Imóveis Rurais com preço de venda. Para comprar, negocie direto com o vendedor de Fazendas
https://chaozao.com.br/
Chãozão – O melhor Portal de Imóveis Rurais do Brasil
Consulte lista de Fazendas em todo Brasil, Imóveis Rurais com preço de venda. Para comprar, negocie direto com o vendedor de Fazendas
https://blog.chaozao.com.br/
Dra. Priscila Cartaxo Dermatologista em Belo Horizonte
Clínica de Dermatologia Estética em BH. As mais avançadas tecnologias em tratamentos estéticos, Excelência na saúde e cuidado da pele
https://priscilacartaxodermato.com.br/
DR. FREDERICO CARTAXO – Nutrologia e Medicina do Esporte
Dr. Frederico Cartaxo, médico mais de 14 anos de experiência nas áreas de Clínica Médica, Nutrologia e Medicina do Esporte em Belo Horizonte
https://www.drfredcartaxo.com.br/
As Melhores Baterias Automotivas para Seu Veículo em BH
Aqui você encontra as melhores marcas de baterias automotivas, com garantia do fabricante de até 24 meses. Entrega com instalação grátis em BH!
https://auto.jcbaterias.com.br/
Baterias em BH Para Carros, Socorro Rápido e Instalação Grátis
Baterias em BH Para Carros! Os Melhores Preços Com Pagamento em Até 10X Sem Juros, Entrega e Instalação Grátis, Peça Já (31) 3017-7722
20% Desconto Conta de Luz da Cemig – lis ligth BH MG
20% DESCONTO GARANTIDO NA CONTA DE LUZ DA SUA CASA E DA SUA EMPRESA, Sem Custos com Obras e Investimento Zero
https://descontocontadeluz.com.br/
Construa sua Presença Online com Excelência | Quebrando Tabus
Quebrando Tabus Por Patrícia Quintão: Descubra a sua REAL identidade, prospere na mudança e gere tráfego orgânico para o seu site no Google
https://quebrandotabus.com.br/
Galão – CLUBE ATLÉTICO MINEIRO – Encontre produtos na loja Amazon
CLUBE ATLÉTICO MINEIRO – Encontre produtos na loja Amazon
https://mascaraatleticogalooficial.com.br/
Estúdio Fitburn Brasil
Estúdio mais completo de Belo Horizonte, contamos com profissionais altamente qualificados para o atendimento personalizado
https://www.fitburnbrasil.com.br/
Dr Alysson Resende – Ortodontista e Dentista em BH – Dr Alysson Resende – Ortodontista e Dentista em BH
Dr Alysson Resende dentista atua desde 1999 com excelência nas áreas de ortodontia estética, facetas de porcelana e reabilitação oral, com vasta experiência em ortodontia, próteses e lentes de resina e porcelana, aparelhos Invisalign
https://www.alyssonresende.com.br/
Aparelho Invisalign em BH – Dr Alysson Resende
INVISALIGN é a alternativa quase invisível aos aparelhos ortodônticos convencionais, porque ao invés de movimentar os dentes por meio de peças coladas aos dentes do paciente. Aparelhos Invisaling em BH – Dr Alysson Resende
https://www.querousarinvisalign.com.br/
Lente de Porcelana
Dr. Alysson Resende Ortodontia
https://www.lentedeporcelana.com.br/
ED Amorim – Coquetelaria, Gastronomia, Viagens e Hotéis
É um apaixonado pela coquetelaria, gastronomia, viagens e procura registrar suas experiências com um smartphone e uma lanterninha.Nesta trajetória sempre procurou divulgar os lugares que visitou e as equipes (bares, restaurantes, hotéis, eventos) seja uma simples pastelaria de bairro até um restaurante estrelado Michelin
https://www.edamorim.com.br/
Amorim Garden Espaço de Eventos
Amorim Garden Espaço de Eventos, ambiente charmoso, intimista localizado no coração de Patos de Minas, integrado com a natureza. Casamentos, aniversários, bodas, confraternizações, ensaios fotográficos, vídeos publicitários, festas ou reuniões
https://www.amorimgardeneventos.com.br/
Turbo Brasil – Reparação de componentes diesel
Somos a maior empresa de reparação de componentes diesel da AméricaLatina – Turbo Brasil
https://www.turbobrasil.com.br/
Retifica Tonucci – Retifica de Motores a Diesel
Com um corpo técnico experiente e especializado a Retifica Tonucci realiza uma reforma completa no seu motor diesel
https://www.retificatonucci.com.br/
Turbo Energy Parts Solution Provider
Turbo Energy Parts Solution Provider: serves engineers, retail partsstores, shipping companies among others as distributors of high qualityengine parts and rebuild kitsfor all of the major heavy duty diesel engines
https://www.turboenergyparts.com/
Clínica Melo Concept | Tratamento de varizes, microvarizes em BH
Tratamento de varizes e vasinhos é um procedimento médico, Tratamento de varizes, microvarizes com segurança e conforto
https://clinicamelovascular.com.br/
Êxito – Academia Êxito
https://academiaexito.com.br/
Escritório de Arquitetura CLS em BH
Com estilo contemporâneo, criativo e detalhista, as arquitetas Érika Steckelberg, Graziela Costa e Kivia Costa, uniram suas distintas experiências para criar a CLS Arquitetas Associadas
https://www.cls.arq.br/
SP Inovações Tecnologias Digitais e Formações
SP Inovações Tecnologias Digitais, formação, inovação, qualificação, capacitação, treinamento, eventos e consultoria
https://spinovacoes.com.br/
Gofit Sports – Conectar Clientes a Profissionais de Atividade Física
Gofit Sports, Conectar Clientes a Profissionais de Atividade Física e Esportes de Forma Rápida, Fácil e Segura é o Nosso Negócio
https://gofitsports.com.br/
Projeto Exclusivas mulheres empresárias e empreendedoras
Projeto Exclusivas tem como objetivo e meta principal: Gerar Conexões de Negócio, reunindo e contribuindo com a alavancagem de negócios
https://projetoexclusivas.com.br/
Imagética: Visagismo consultoria de Imagem facial
Ana Assis Visagista internacional: Imagética, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias europeias
Verde Credit | Soluções de Crédito Para Empresários Latinos
Empréstimo Descomplicado Para Empresários Latinos. Obtenha acesso ao crédito apenas com o seu ITIN e Extratos Bancário.
https://verdecredit.us/
Verde Credit | Soluciones de crédito para emprendedores latinos
Préstamos sin complicaciones para emprendedores latinos. Obtenga acceso a crédito sólo con su ITIN y estados de cuenta bancarios.
https://verdecredit.us/es/
Doctor G Excelencia Médica: Salud, Bienestar y Longevidad
Cuidamos de ti y de tu familia Excelencia en Salud, Bienestar y Longevidad para la Comunidad Brasileña en EE.UU.
https://doctorgmed.com/es/
Doutor G Excelência Médica: Saúde, Bem-estar e Longevidade
Cuidamos de você e sua família Excelência em Saúde, Bem-Estar e Longevidade para a Comunidade Brasileira nos EUA
https://doctorgmed.com/
Doctor G Medical Excellence: Health Well-being and Longevity
We take care of you and your family Excellence in Health, Well-being and Longevity for the Brazilian Community in the USA
https://doctorgmed.com/en-us/
BTA – Betania Tanure Associados
Consultoria em desenvolvimento empresarial,com foco em cultura, liderança e resultados.
https://betaniatanureassociados.com/
Betania Tanure Associados
BTA – Consultoria em desenvolvimento empresarial,com foco em cultura, liderança e resultados
https://betaniatanureassociados.com/
Casa Cor Minas 2025
A Casa Cor Minas 2025 vem aí para ser memorável! Que tal reviver um pouco da nossa história e de tudo que já construímos nas edições passadas?
https://graziellanicolai.com.br/2025/05/29/casa-cor-minas-2025/
Casa Cor Minas 2025
A Casa Cor Minas 2025 vem aí para ser memorável! Que tal reviver um pouco da nossa história e de tudo que já construímos nas edições passadas?
https://graziellanicolai.com.br/