OS VENCEDORES DO 29º Prêmio Top of Mind – MercadoComum - Marcas de Sucesso - Minas Gerais – 2024

SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO: 18 DE JUNHO

MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios está anunciando os vencedores do 29º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2024. 

O 29º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais tem por objetivo premiar as principais marcas do Estado no ano de 2024. Para tanto, fez-se necessário realizar um minucioso estudo visando analisar o índice de lembrança espontânea de diferentes marcas, em 36 diferentes segmentos, junto à população mineira. 

A premiação das Marcas vencedoras ocorrerá No dia 18 de junho, nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte-MG e, após a solenidade, acontecerá o tradicional “Jantar de Confraternização” para 300 convidados especiais.

MercadoComum que ora está completando 31 anos circulará, no mês de julho, com uma edição impressa e outra eletrônica especial, contendo o descritivo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre as empresas vencedoras, destacando-se a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes. As edições eletrônicas em PDF de MercadoComum são encaminhadas diretamente, via e-mail, a um público superior a 120 mil formadores de opinião em Minas e em todo o país. As suas edições online e páginas na internet foram, nos últimos 12 meses, visualizadas por cerca de 25,6 milhões de pessoas, em todo o país e no exterior, de acordo com estudos efetuados pelo Google Search Analytics.

O “Top of Mind” é uma das medidas mais tradicionais no âmbito do marketing e da propaganda. Sua tradução literal significa “topo da mente” e indica o percentual com que uma determinada população cita uma marca em primeiro lugar, quando solicitada a pensar em uma categoria específica de produtos ou serviços. Considerando as experiências e o conhecimento de cada consumidor, essa métrica expressa as marcas preferidas, mais próximas e/ou mais associadas a uma determinada categoria e pode ser considerado um indicador de desempenho das estratégias de branding e do valor de marca (brand equity). 

Para que o Top of Mind capture o índice de lembrança de modo fidedigno, todas as perguntas feitas pelos entrevistadores são abertas e espontâneas. Isto é, o entrevistado responde o que vem à mente, sem nenhum tipo de estímulo. Sendo assim, os pesquisadores são instruídos a não realizarem nenhum tipo de explicação e nem apresentarem exemplos sobre os segmentos ou categorias pesquisadas.

Assim, o Top of Mind de Minas Gerais, que neste ano completa 29 anos, reconhece as Marcas de Sucesso do Estado, escolhidas por critérios eminentemente técnicos através de pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, por MercadoComum. A Jumppi Inteligência e Pesquisa foi selecionada para realizar a coleta de dados e a análise dos resultados deste ano.

Para o levantamento das cidades que compõem a amostra da pesquisa, a Jumppi utilizou o Índice de Potencial de Consumo (IPC Maps) que apresenta o detalhamento, em valores absolutos, do potencial de consumo em 853 municípios do estado de Minas Gerais. A amostra para o presente estudo considerou os cinquenta municípios com maior potencial de consumo a partir do IPC. 

A partir da análise do IPC e da composição demográfica dos municípios pesquisados, buscou-se a quantidade populacional e estratificada de cada localidade, através dos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) das Eleições de 2022. Esses são os dados mais atualizados sobre a população brasileira, já que existe a obrigatoriedade de cadastramento nas bases de dados eleitorais, a partir dos 18 anos. Como essa obrigatoriedade não se aplica para as pessoas com 16 e 17 anos, sabe-se que existe um gap entre a quantidade populacional e os dados apresentados pelo TSE. Todavia, a outra possibilidade seria a utilização dos dados censitários do IBGE, que foram atualizados pela última vez em 2010. Sendo assim, apesar desse descompasso nos dois primeiros anos, os dados do TSE ainda se mostram mais adequados.

A coleta de dados ocorreu entre os meses de março e abril – realizada por meio de entrevistas telefônicas e presenciais, sendo o instrumento de pesquisa programado a partir de sistema eletrônico. Cabe evidenciar que todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não foram apresentadas opções aos entrevistados.

A pesquisa contou com 1.514 entrevistas, 1.114 das quais no Interior do Estado e 400 na Capital) compreendendo os 50 maiores municípios de Minas Gerais representativos de mais da metade da população total estadual e do potencial de consumo estadual, de acordo com levantamento efetuado pelo IPC-Maps, conforme já mencionado anteriormente.

Vale ressaltar que o controle dos estratos foi realizado de modo rigoroso em termos de sexo e faixa etária e que a distribuição das entrevistas por cidade foi previamente estabelecida para servir como uma referência para o trabalho de coleta de dados.  

A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala, por exemplo: feijão?”. Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.

A checagem dos dados foi realizada junto a pouco mais de 20% da amostra, que foi selecionada aleatoriamente. Tal procedimento é previsto na literatura relativa ao processo de pesquisa científica e tem por objetivo garantir a fidedignidade dos dados coletados, evitando fraudes e erros não amostrais, tais como erros de digitação e má condução das entrevistas. Por extensão, a margem de erro foi estipulada em 2,5 pontos percentuais (para mais e/ou para menos) e o nível de confiança do estudo é de 95%.

Os segmentos econômicos pesquisados:

– Alimentos

– Bebidas

– Compras

– Finanças

– Saúde

– Transportes

– Outros

Neste ano, estarão sendo premiadas 60 Marcas em quatro categorias distintas, apuradas após validados 32 itens da pesquisa realizada. Carro Fiat e Planos de Saúde Unimed são as únicas Marcas participantes desde o início deste evento e acumulam, desde então, 29 troféus consecutivos.

OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS

Durante os 28 anos deste estudo:

–  38.876 entrevistas realizadas

–   1.587 Segmentos pesquisados

–  2.477 Marcas premiadas em diversas Categorias

 

SIGNIFICADO DAS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

Categoria Especial – Top do Top – Reservada às premiações especiais. Destina-se à premiação das marcas que mais se destacaram, de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada. 

Serão premiadas as marcas mais lembradas de BH, Interior e Geral. As classificações serão divulgadas apenas durante a solenidade de premiação do 29º Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2024, no dia 18 de junho, nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais. 

Estas “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais”ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros serão apenas conhecidas e divulgadas durante a solenidade de premiação e consistirá na premiação das cinco primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral, tanto em relação à Capital, ao Interior do Estado e no cômputo geral. No tocante aos grupamentos por sexo, faixa etária, classe social e grau de instrução serão apenas destacadas aquelas que conquistaram os primeiros lugares da pesquisa.

Estão previamente classificadas como “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais de 2023”:

Biscoitos Aymoré; Café 3 Corações; Colchões Ortobom; Drogaria Araujo; Instituto Hermes Pardini; Livraria Leitura; Localiza; Tintas Suvinil; Planos de Saúde Unimed-BH e Unimed-Federação MG; Supermercados BH.

Categoria Excelência – É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro prevista de 2,5% sempre é considerada. Nesta Categoria não ocorre empates técnicos. Neste ano são em número de 13 os vencedores desta Categoria.

Categoria Liderança – Significa não ter a marca obtido mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento. A margem de erro prevista de 2,5% é também 

considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação, a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 28 marcas vencedoras nesta Categoria.

Categoria Expressão – Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas não foi o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,6% e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 19 marcas vencedoras nesta Categoria.

Este 29º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2024 já conta, inicialmente, com os apoios especiais da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e Portogallo Family Office e Investimentos.

MercadoComum circulará, no mês de julho, com uma edição impressa e outra eletrônica especial, contendo o descritivo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre as empresas vencedoras, destacando-se a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes. 

As empresas vencedoras da premiação que veicularem publicidades, nas edições especiais de MercadoComum que circularão em julho e que participarão da solenidade de premiação, receberão uma certificação com a sua classificação na pesquisa, um troféu nominativo especialmente preparado em aço inox estilizado e a pesquisa realizada, além da publicação de um descritivo institucional sobre a mesma na referida edição, bem como, convites individualizados para a solenidade e Jantar de Confraternização. Adicionalmente, também poderão ter acesso às fotos exclusivas, aos vídeos do evento, além de lhes ser permitido dar ampla divulgação às suas logomarcas e demais aspectos ligados a esta iniciativa.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio