Foto: Sebastião Jacinto Jr.
Durante o evento, a Sengel Construções recebeu a Medalha Paulo Simão e foi anunciada parceria do Sindicato com o Sesi/Senai e o STIC-BH Marreta, para capacitação de trabalhadores da Construção Civil
Mais de 600 convidados, incluindo autoridades, empresários e associados, participaram ontem (4 de dezembro) da solenidade de posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) para o triênio 2024/2027. Realizada na Arena MRV, em Belo Horizonte (MG), a cerimônia também foi marcada pela entrega da “Medalha Paulo Simão” à Sengel Construções e pelo anúncio de uma parceria do Sindicato com o Sesi/Senai, por meio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), e com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de BH (STIC-BH Marreta), para capacitação de trabalhadores da Construção Civil.
Em seu discurso, após a assinatura do termo de posse, o presidente do Sinduscon-MG, Raphael Lafetá, destacou a escolha do local do evento por ser a grande obra de engenharia dos últimos tempos na capital mineira. “Essa é uma homenagem a todos os construtores de BH, independentemente de serem atleticanos ou cruzeirenses.” Ele também falou sobre a honra em assumir uma entidade que tem quase 90 anos de atuação e ressaltou a importância da Construção Civil, que emprega mais de 360 mil profissionais com carteira assinada em Minas Gerais. “Nossa meta é atuar cada vez mais perto dos associados e das entidades parceiras”, comentou.
Desafios e nova parceria
Raphael Lafetá também citou os desafios enfrentados pelo setor, principalmente ligados à escassez de mão de obra. Nesse sentido, o vice-presidente de Relações Trabalhistas do Sinduscon-MG, Felipe Boaventura, anunciou um convênio firmado com o Sistema Fiemg, Sesi/Senai e STIC-BH Marreta. Serão oferecidas 8 mil vagas de capacitação e cerca de 300 vagas para formação básica de filhos de trabalhadores da Construção Civil nas escolas do Sesi em Belo Horizonte, entre outros benefícios.
O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Renato Correia, além de destacar a Arena MRV como uma obra emblemática, enfatizou a missão do setor da Construção Civil em oferecer moradia e infraestrutura para a população. “Entre 2025 e 2029, nosso setor será responsável por cerca de R$ 1,3 trilhão em investimentos e atualmente lutamos para manter a neutralidade tributária no país, além de solucionar problemas relacionados à taxa de juros e ao impacto do saque-aniversário no FGTS”, afirmou.
Também fizeram discursos na solenidade o presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo, o secretário municipal de Política Urbana, André Reis, representando o prefeito Fuad Noman, e o secretário de Infraestrutura do Governo de Minas, Pedro Bruno de Souza.
A cerimônia de posse foi o primeiro evento da Diretoria 2024/2027 que teve todas as emissões de carbono neutralizadas, com apoio da Clam, empresa que há quase 30 anos se destaca no mercado de consultoria e sustentabilidade.
Medalha Paulo Simão
Os diretores da Sengel Construções, José Soares Diniz Neto e Gustavo Diniz, subiram ao palco para receber a comenda, criada para homenagear a empresa que se destaca em suas atividades na Construção Civil, pela sua capacidade empreendedora e que tenha prestado relevantes serviços ao setor e à sociedade.
A Sengel foi eleita em votação realizada pelas associadas do Sinduscon-MG. “Estamos muito honrados por receber a medalha que leva o nome de Paulo Simão, uma pessoa inspiradora com quem convivemos no Sinduscon-MG, no Seconci-MG e na CBIC”, comentou José Soares. Ele também homenageou o colaborador Paulo Roberto, presente no evento e que trabalha na Sengel há 40 anos.
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas Abra agora |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |