Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, especialistas analisam o cenário e discutem oportunidades internacionais

O Brasil ultrapassou a marca de 575 mil médicos ativos e continua a expandir o número de escolas de medicina a uma velocidade impressionante, formando novos profissionais em uma taxa que levanta preocupações sobre a capacidade do mercado de trabalho de absorvê-los. Atualmente, o país está próximo de igualar o número de instituições de ensino da Índia, que tem mais de 1,4 bilhão de habitantes, enquanto o Brasil possui pouco mais de 200 milhões. Segundo a pesquisa Demografia Médica CFM 2024, divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Agência Brasil <https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2024/04/08/brasil-tem-575930-medicos-ativos-281-por-mil-habitantes.htm> , essa disparidade ressalta um desequilíbrio que pode gerar desafios no setor e levanta uma questão preocupante: será que o mercado de trabalho conseguirá absorver todos os médicos recém-formados?

Especialistas alertam para o risco de saturação no mercado nacional, o que tem levado muitos profissionais de saúde a considerar alternativas fora do país. Para esses médicos, construir uma carreira internacional pode ser uma solução viável, mas é um caminho que exige preparação e conhecimento sobre os processos de validação de diplomas e obtenção de licenças médicas em outros países. 

“Os médicos formados no Brasil têm uma excelente base teórica e um ótimo treinamento nas faculdades. Muitos deles desejam expandir suas carreiras internacionalmente, mas, infelizmente, não conhecem o processo para iniciar essa jornada, o que acaba dificultando a realização de seus planos.”, comenta o Dr. Mario Chammas, especialista com carreira internacional consolidada e consultor da MD Mentor, plataforma de mentoria para profissionais da saúde. “A demanda por médicos qualificados no exterior é alta, mas os processos de certificação e validação de diploma são rigorosos, exigindo preparação específica e uma compreensão profunda dos requisitos de cada país”, explica o médico, que já fez palestras sobre o tema em eventos ao redor do mundo. 

A jornada para atuar fora do Brasil envolve etapas como a aprovação em exames de licenciamento, a candidatura a programas de residência médica e a integração no sistema de saúde estrangeiro. “Há uma diferença significativa no processo de formação médica entre o Brasil e países como os EUA. No Brasil, muitos médicos entram diretamente na prática clínica sem passar por uma residência estruturada, algo que é obrigatório em outros países”, ressalta Dr. Chammas. 

Pensando em ajudar médicos brasileiros nessa transição, a MD Mentor, plataforma de educação continuada, lançou o curso “Carreira Médica Internacional: Da Graduação no Brasil à Prática nos EUA”, liderado pelo próprio Dr. Chammas. O curso oferece um passo a passo detalhado, desde a preparação para os exames de licenciamento até o desenvolvimento de uma carreira sustentável no exterior. “Nosso objetivo é orientar os médicos não apenas sobre como obter a certificação necessária, mas também sobre como se integrar aos diferentes sistemas de saúde e desenvolver suas carreiras de forma estratégica”, completa o especialista. 

Com o mercado interno cada vez mais competitivo, investir em capacitação e buscar oportunidades fora do Brasil se torna uma alternativa atrativa para muitos médicos. O curso é uma ferramenta fundamental para aqueles que desejam se destacar globalmente. “A educação médica contínua e o conhecimento sobre os processos de licenciamento internacional são fundamentais para qualquer profissional que queira atuar fora do país”, conclui Dr. Chammas.

MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.

MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve - de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search, a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas Abra agora
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico - Search Engine Optimization - Google AI engineer algorithm development - SEO Muniz
Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO