Cada vez mais comum no ecossistema de inovação, um fenômeno virtuoso tem se repetido: founders bem-sucedidos se tornam investidores, apostando em novas startups com potencial — assim como fizeram com eles no passado. Esse ciclo de crescimento e retribuição é evidente em inúmeros casos, e a Bossa Invest, uma das maiores incentivadoras de startups no Brasil, é um exemplo claro dessa dinâmica.
Fundada em 2015, a Bossa Invest é uma empresa genuinamente brasileira que se consolidou como referência no investimento em startups promissoras. Além do aporte financeiro, oferece conexões estratégicas que impulsionam negócios emergentes. Ao longo dos anos, apoiou o nascimento e a ascensão de diversas startups, ajudando seus founders a se tornarem autoridades em seus segmentos.
Com mais de 1.600 startups investidas, é natural que alguns desses empreendedores voltem para retribuir o suporte que receberam. Patrick Rocha, fundador da startup de logística Dlieve, adquirida pela Vtex, é um desses exemplos. A empresa foi investida pela Bossa e co-investidores parceiros ainda no early stage e, agora, Patrick sente que chegou a hora de dar o próximo passo.
“A decisão sempre passa pelo give back. Fui apoiado por muitas pessoas ao longo da jornada da Dlieve. Claro que algumas portas se fecharam e outras se abriram, mas isso faz parte. Independentemente disso, quem já trilhou o caminho de fundar, escalar e vender uma empresa deveria sempre pensar em apoiar o próximo empreendedor”, afirma.
Outro case de sucesso é o de Rodrigo Schiavini, fundador da Smart Hint, startup de tecnologia que teve um exit pela Bossa. Ele destaca que o apoio recebido no início foi muito mais do que apenas financeiro.
“O diferencial da Bossa foi a gestão próxima aos empreendedores, sem o excesso de intervenção típico dos grandes fundos. Eles souberam respeitar o estágio da empresa, oferecendo suporte na medida certa. Se a startup é pequena, há um acompanhamento inicial; conforme cresce, o suporte aumenta, até que chega à Série A”, explica o executivo.
Com mais de 110 exits registrados, não é surpresa que a Bossa se identifique com parceiros que, um dia, receberam seu apoio. O que os empreendedores chamam de give back, no fundo, nada mais é do que gratidão.
Anderson Morais, cofundador da Agenda Edu, startup líder no segmento de educação e que também teve um exit pela Bossa, é um exemplo disso.
“Depois do exit da Agenda Edu para o grupo Salta Educação, o maior grupo educacional do Brasil, tornei-me acionista executivo por lá. Mas senti a necessidade de voltar ao mercado, agora como investidor, apoiando novos projetos. Fiz isso de diversas formas, tanto com investimentos diretos como pessoa física quanto aportando em fundos que haviam investido na Agenda Edu”, conta.
A história se repete: empreendedores que cresceram com a Bossa agora se aproximam para entender como podem impulsionar a próxima geração de startups. Um ciclo virtuoso que fortalece o ecossistema de inovação e consolida o Brasil como um celeiro de grandes ideias e talentos.
A Bossa Invest é venture capital líder em investimentos early-stage na América Latina. Fundada em 2015 pelos empreendedores Pierre Schurmann e João Kepler, a empresa foi pensada para resolver uma das maiores dores de startups early-stage: a captação de recursos. Seus investimentos são voltados para negócios de tecnologia B2B e B2B2C, em estágio pré-seed, que tenham modelos de negócio digitais e escaláveis. Seu portfólio conta com mais de 1.500 startups investidas e mais de 100 exits.
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum Jornal on-line BH Cultura Economia Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas Abra agora |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Planejamento Detalhado de SEO
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Fale com Seo Muniz WhatsApp 31 99606-1099