De janeiro a março deste ano, os supermercados mineiros acumu-laram crescimento de 1,16% no faturamento real, segundo a pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), o “Termô-metro de Vendas” do mês de março. Ainda de acordo com o levantamento, em março o setor apresentou crescimento de 4,97% sobre fevereiro.
Os dados, deflacionados pelo IPCA/ IBGE, apontam ainda que o setor teve queda de 5,28% na comparação de março de 2014 com o mesmo mês de 2013. A expansão em março sobre fevereiro é explicada por vários fatores. O primeiro é o calendário de 30 dias em março (já que as lojas não foram abertas no dia 3, segunda-feira de carnaval, por motivo de convenção coletiva de trabalho) contra 28, em fevereiro. Além disso, o consumidor já está mais livre das despesas de início de ano.
Contribuiu também o fato de muitas famílias que ainda estavam em férias fora do estado em fevereiro terem retornado.
Sazonalidade
A queda em março frente ao mesmo mês de 2013 é devida ao fato de a Páscoa ter ocorrido nesse mês em 2013. Já em 2014, a segunda maior sazonalidade para o setor no ano ocorreu em abril. Assim, as vendas ocasionadas pelo período serão computadas fora do primeiro trimestre, o que reduziu também os números no período em 2014.
Brasil
A Associação Brasileira de Super-mercados (Abras) divulgou, no dia 29 de abril, as vendas do setor no País. O resultado foi uma expansão de 6,92% no mês de março frente a fevereiro. Considerando março de 2014, frente ao mesmo mês do ano passado, houve queda de 7,28% de acordo com o Índice Nacional de Vendas.
No acumulado do primeiro trimestre, o resultado ficou negativo também. A variação foi de -0,57% na comparação com igual período de 2013. Os números da entidade nacional também já estão deflacionados pelo IPCA do IBGE.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus