Autor: Paulo Queiroga
As características que fazem a Suíça e os suíços singulares são conhecidas de todos: A beleza da paisagem natural, montanhas que ocupam 60% do território, a abundância das águas, o patrimônio histórico preservado, a limpeza e organização das cidades, a pontualidade, a disciplina e a aparente frieza do comportamento de seu povo. Assim pode ser resumido este país dividido em 26 cantões, considerados Estados soberanos, que formam a Confederação Helvética.
O Cantão de Lucerna, na porção alemã da Suíça, assentado no centro do país aos pés dos Alpes, não foge a essas características.
Lucerna, a capital do cantão de mesmo nome, é a cidade mais populosa da região, com 80 mil habitantes, número considerado alto para o país.
Uma pitada de história
Consta-se que no ano 735, três monges beneditinos iniciaram a construção de uma basílica romana na pequena aldeia de pescadores, em um terreno doado por Pepino, O Breve, que ficou conhecido como Monasterium Luciaria. No século XII, a região passa por grande crescimento do comércio. O Cantão de Lucerna torna-se membro da Confederação em 1332.
Em 1633, durante a Guerra dos Trinta Anos, a Monasterium Luciaria, que pegou fogo, foi reconstruída e tornou-se uma das maiores igrejas do período renascentista tardio alemão.
Lucerna pertenceu à República Helvética entre 1798 e 1803. Os Lucerneses, que, então, se tornaram independentes. Em 1848 são obrigados a retornar à Confederação e assim permanecem até hoje.
A cidade
Chega-se à Lucerna pela Estação férrea Central. A primeira visão é sua História revelada, emoldurada pelo rio Reuss e o lago Lucerna. Curiosamente, algumas construções modernas convivem com o passado medieval e renascentista, mas, não interferem na estética da cidade.
O cenário que inicialmente preenchem nossos olhos são as torres medievais, as construções à beira do lago e, especialmente, as pontes, um dos cartões postais de Lucerna
A Ponte da Capela
Entre as sete pontes, a mais conhecida e símbolo da cidade é a Ponte da Capela, a Kappellbrücke. Construída em 1332, como parte da estrutura de defesa, onde ficavam os vigias, ela é considerada a ponte de madeira mais antiga de toda a Europa.
Ao longo da ponte coberta, que dá acesso ao centro histórico, o visitante conhece fatos históricos narrados em afrescos triangulares pintados no século XVII. São quase uma centena de painéis que ilustram episódios ligados à pregação cristã, uma forma de doutrinação da Igreja Católica, à época, poderosa na cidade. O conjunto urbano da ponte abrange uma torre hexagonal, antigamente utilizada como torre de água, farol e até prisão.
Outro ponto marcante é o passeio de barco no Lago dos Quatro Cantões, de 38 km, com água incrivelmente cristalina. Verdadeira paisagem de cinema.
O monumento do Leão
Os guardas suíços são famosos pela disciplina. Seus serviços são exportados para outros países, como Espanha, França e Itália. Como homenagem ao regimento de mercenários suíços massacrados em Paris em 1792, após a Revolução Francesa, foi esculpido na montanha de pedra calcárea um leão moribundo de grandes dimensões, hoje um dos atrativos mais visitados em lucerna.
A torre do relógio
Chama a atenção a Torre do relógio, com 31 metros de altura, construída em 1442, aberta à visitação, um dos símbolos da pontualidade suíça. O imenso relógio expõe seu mecanismo interno de pesos e contrapesos. Curiosamente, o sino do relógio da torre bate um minuto antes dos relógios das outras igrejas, talvez para anunciar a rigorosa pontualidade dos suíços.
Um atrativo diferente em Lucerna é o Museu do Transporte, que expõe a história do transporte, incluindo automóveis, trens, embarcações e conta com uma área pedagógica interativa, com atividades dirigidas às crianças e alunos de escola. Como nossa programação estava apertada e submetida à precisão suíça, infelizmente, não tivemos tempo de visitá-lo, mas é altamente recomendado pela riqueza de seu acervo. Lucerna é um espelho cristalino da verdadeira alma da Suíça.
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas Abra agora |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Planejamento Detalhado de SEO
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Fale com Seo Muniz WhatsApp 31 99606-1099
[email protected]
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-bh/
Bateria BH: Os Melhores Preços Com Entrega e Instalação Grátis
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-no-buritis-em-bh-jc-baterias/
Bateria No Buritis: JC Baterias a Sua Loja de Confiança em BH
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-prado-em-bh-jc-baterias-o-melhor-preco/
Bateria no Prado em BH: Confiabilidade e Agilidade em Belo Horizonte
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-pampulha-em-bh-jc-baterias-a-melhor-opcao/
Bateria na Pampulha em BH: Confiabilidade e Agilidade em Belo Horizonte
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-caicara-em-bh-os-melhores-precos-jc-baterias/
Bateria No Caiçara em BH: Os Melhores Preços em Baterias de BH
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-novo-sao-lucas-jc-baterias-a-loja-ideal/
Bateria Novo São Lucas: JC Baterias a Loja Ideal !
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-ines-jc-baterias-os-melhores-precos/
Bateria Santa Inês em BH: JC Baterias, Sua Melhor Escolha!
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-sagrada-familia-jc-baterias-a-melhor-opcao/
Bateria Sagrada Família em BH: JC Baterias, Sua Melhor Opção!
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-efigenia-em-bh/
Bateria Santa Efigênia em BH: JC Baterias, a Escolha Certa!
https://auto.jcbaterias.com.br/bateria-santa-tereza-em-bh-jc-baterias/