Enaltecer e engrandecer as pessoas, as empresas e, fundamentalmente, a economia, o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil

XXV PRÊMIO MINAS – DESEMPENHO EMPRESARIAL – MELHORES E MAIORES – MERCADOCOMUM 30 ANOS

Enaltecer e engrandecer as pessoas, as empresas e, fundamentalmente, a economia, o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil

É uma enorme satisfação contar com a presença de todos os senhores nesta nossa já tradicional noite de entrega do “Oscar da Economia de Minas Gerais”, que neste ano comemora as suas bodas de prata.

 Cumprimento e parabenizo todos os agraciados deste 25º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores – MercadoComum – 2023 e, com prazer, destaco especialmente o nome de Vander Francisco Costa, presidente da CNT-Confederação Nacional do Transporte, escolhido para receber o troféu “Personalidade Empresarial de Minas Gerais”, desta premiação. 

As “Empresas Destaque do Ano de Minas Gerais” deste 25º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial são a Drogaria Araujo e o Supermercados BH e em nome delas cumprimentos os seus dirigentes aqui presentes, Modesto Araujo e Sheilla Lima.

Saúdo e parabenizo os demais agraciados com este mesmo título de premiações anteriores e que também ora nos honram com as suas renomadas presenças: Antônio José Polancsky; Jacques Gontijo; Lindolfo Paoliello; Modesto Araujo, Olavo Machado Jr., Sergio Leite de Andrade e Wilson Nélio Brumer.

Agradecimentos relevantes fazemos a todos os que nos dedicam o apoio especial e o patrocínio na realização deste evento. Nesta oportunidade, destacamos a CNT-SEST-SENAT, o BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, o Grupo Hermes Pardini, o Supermercados BH e a Unimed-BH – bem como, agradecemos os apoios institucionais concedidos pela ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas, o IBEF-MG, o Fórum JK de Desenvolvimento, a MinasPart Desenvolvimento Econômico e Empresarial, o SINDIEXTRA e a Solutions Corretora de Seguros.

Também nossos agradecimentos especiais se destinam àqueles que estão veiculando as suas publicidades nas edições especiais de dezembro de MercadoComum sobre esta premiação, uma vez que elas constituem a única fonte de receita desta publicação.

Agradecimentos bastante especiais também os faço em relação às agências de comunicação e de publicidade, principalmente as de Minas Gerais, que acreditaram em nossas publicações e nos honraram com as suas veiculações publicitárias ao longo de sua existência como formadora de opiniões.

Não poderia ainda deixar de agradecer a todos os nossos colaboradores, articulistas, jornalistas e parceiros destes 30 anos de MercadoComum, em especial à Cendon e aos nossos ex-diretores de Redação Durval Guimarães, Carlos Cobra, Márcio Fagundes, Luis Márcio Viana, e ao nosso saudoso Jadir Barroso – além do Jihan Kazzaz e sua equipe, Reinaldo Soares, Bruno Jamal, Marcos Muniz, Josette Davis, Zuleide e João Góes, Claudia Caldeira, Walter Silva e sua equipe, Raul Paixão Neto, Karine, Marcelo Ezequiel Alves, Ellis e Joselyce, entre tantos outros.

Quero também agradecer a todos os jornalistas, articulistas e fotógrafos que conosco participaram desta jornada de trinta anos e aqui destaco, especialmente,  os nomes de Ângelo Prazeres, Eduardo de Almeida Reis, Jarbas Medeiros, Raul Paixão de Matos Júnior, Antônio Lopes de Sá, Kiko Ferreira, Dinorah do Carmo, Claudio Gontijo, Raimundo Couto, Murilo Badaró, Paulo Haddad, Roberto Brant, Kênio Pereira, Sérgio Carvalho, Inimá de Souza, Leida Reis, Jaime Vita Roso, Fernando Soares, Pedro Rogério, Claudio Rocha, Sérgio Rogério de Castro, Paulo Paiva – os dois, o jornalista e o ex-ministro – o Itamar de Oliveira, Stefan Salej, Inimá de Souza, Rachel Capuccio, Afonso Celso Duarte-AFO, Davi Martins,  e Paulo Queiroga.

Rendo, neste momento, uma homenagem toda especial ao nosso Olavo Romano que nos deixou no dia 16 de novembro e foi contar os seus causos aos anjos. Durante os últimos 24 anos, ele brindou os nossos leitores com as suas crônicas, poemas e muitos causos.  Em 2016, Olavo Romano lançou o livro intitulado “A Cidade Submersa” onde reuniu muitas de suas crônicas publicadas em MercadoComum e dedicou essa sua obra à minha pessoa. O novo livro sobre JK, que nesta oportunidade aqui faço o seu lançamento, também conta com uma importante participação dele com um texto muito bem elaborado sobre a trajetória de JK e, principalmente, como prefeito de BH e governador de Minas.  

Como já havia me referido em oportunidades anteriores, não tem sido fácil chegar aonde chegamos e, às vezes, fico desanimado e atormentado – questionando-me se valeria a pena insistir em continuar nesta caminhada, porque a cada dia as coisas estão mais difíceis e o futuro mais incerto para publicações do gênero revista/newsletter que produzimos. 

Até mesmo porque hoje considero a competição nessa área como ampla, geral e irrestrita.  Qualquer um pode criar e veicular o seu blog, o seu site e canal de comunicação na internet. E essas dificuldades que enfrentamos também se verificam em todo o mundo, mas em Minas Gerais – dadas às peculariedades e características de sua economia, são de intensidade e vigor maiores.  No entanto, acreditamos que o nosso conteúdo é diferenciado, é técnico e didático, de linguagem simples e acessível – por causa da minha histórica convivência com o mundo acadêmico e a experiência de mais de 40 anos no setor educacional. No entanto, entendo que o mais importante é que dispomos de credibilidade e, por isso, não temos nenhum receio em afirmar que MercadoComum vem, há 30 anos, formando boas e positivas opiniões junto aos mineiros e brasileiros!

Sempre afirmei que o cursor básico e a dinâmica que norteiam os caminhos de MercadoComum são aqueles de buscar enaltecer e engrandecer as pessoas, as empresas e, fundamentalmente, a economia, o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil. Assim, se não podemos produzir e noticiar boas matérias com conteúdos positivos, o contrário não o faremos. Por essa razão, sempre nos acompanham e realizamos essas premiações e encontros – todos eles são, ademais, de natureza eminentemente técnica – baseados em estudos, pesquisas e fundamentados em sólidos estudos e pesquisas.

No entanto, essa decisão de elogiar e estimular pessoas e empresas não nos exime de realizar alertas e prevenir sobre a possibilidade de ocorrência de desvios que possam provocar comprometimentos à uma harmoniosa convivência entre governos, a economia e as empresas – evitando-se assim e por consequência, eventuais dificuldades e inconveniências à sociedade como um todo.

MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios está completando agora o seu 30º ano de circulação. Constituindo-se numa das mais antigas publicações brasileiras especializadas em economia e finanças – com alcance nacional e internacional, MC conta com um público leitor de mais de cento e vinte mil pessoas que recebem mensalmente – via e-mail e Whatsapp, Linkedin e Instagran, as suas edições eletrônicas regulares. 

Segundo o Google Analytics Search – as páginas de MercadoComum Online estão sendo visualizadas por mais de 1 milhão de pessoas todo mês e, cabe destacar tratar-se este de um público eminentemente formador de opinião, não só em Minas – mas em parcela significativa no país e, também, no exterior. Vale salientar que, nestes últimos doze meses, o número de visualizações das páginas de MercadoComum na internet já ultrapassou 15 milhões. 

MercadoComum tem, atualmente, leitores em todo o mundo. No mês de outubro, cerca de 90 mil deles acessaram as nossas páginas no Estados Unidos, Europa, China, Rússia e Índia, onde a publicação tem o seu domínio registrado.

Com esta 25ª edição, o Prêmio Minas Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum a cada dia vem amadurecendo mais e mais, e este evento já se transformou numa das mais antigas premiações de Minas Gerais, contando com um número superior a 1.200 empresas agraciadas e homenageadas, desde o seu início. 

Lembro-me, com detalhes, daquela noite do dia 10 de agosto de 1999 quando ocorreu, na Serraria Souza Pinto, a primeira realização desta premiação- com a escolha de José Alencar Gomes da Silva como a sua “1ª Personalidade Empresarial”. Depois, a solenidade passou a ser feita no Palácio das Artes e, posteriormente, no MinasCentro. Em seguida, passou a ser realizada no Automóvel Clube de Minas Gerais e, nos últimos três anos no Centro Empresarial da ACMinas. Neste ano, retornamos praticamente ao local que sempre mais nos abrigou e, assim, mantemos o mesmo entusiasmo e confiança de que vamos melhorar cada vez mais.

O maior objetivo desta premiação é o de valorizar a iniciativa privada e os empreendedores de nosso Estado, além de promover o reconhecimento daqueles que estejam diretamente envolvidos no grande esforço que se constitui a construção de uma Minas e de um Brasil, melhores e mais justos, para os mineiros e os brasileiros.

É, exatamente na concepção de uma Minas síntese do Brasil e no valor de nossa gente, da nossa sociedade, da nossa economia, das nossas empresas e empresários – que surgiu esta decisão já não mais inédita de se render uma homenagem, a todos os que participam da consolidação do desenvolvimento e se envolvem, direta ou indiretamente, no engrandecimento da nossa economia.

Por isso, não vejo nenhuma redundância em afirmar, aqui e mais uma vez que, neste momento, encontramo-nos reunidos para festejar a entrega do “Oscar da Economia Mineira” àquelas pessoas e empresas que mais se destacaram, em diferentes setores e atividades, por seus desempenhos significativos e resultados positivos à nossa economia e sociedade. 

Tenho uma notícia muito interessante para divulgar aqui em primeiríssima mão.  Nesta última sexta-feira, dia 17 de dezembro, o IBGE – o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou os dados relativos aos PIB’s dos estados brasileiros de 2021. De posse dos dados preliminares da Fundação João Pinheiro para o ano de 2022, podemos afirmar que, no acumulado dos quatro anos iniciais do governo Zema, a economia mineira teve resultado melhor do que a média nacional, superando-a em 0,55% no período. Com isso, agora o governo Romeu Zema lidera o ranking de desempenho econômico de todos os governadores mineiros desde 1995.  Em 2021, a participação relativa da economia mineira na nacional atingiu 9,5% – considerado o maior percentual deste século XXI.

Sempre, através de rigoroso processo técnico, é que todas as empresas foram escolhidas e definidas como “Empresas Excelência – Melhores e Maiores de Minas Gerais – e, entre elas, uma é escolhida Empresa Destaque do Ano. Neste ano verificou-se um empate pela primeira vez. Também, sempre apenas uma única pessoa física foi premiada, com a titulação de “Personalidade Empresarial do Ano de Minas Gerais”. 

A escolha de todos os agraciados, a exemplo das vezes anteriores e conforme já mencionado, obedece a critérios rigorosos e estritamente técnicos, dispondo como fundamento essencial a análise dos balanços, das demonstrações de resultados e dos relatórios de administração divulgados pelas empresas, com base no exercício de 2022. 

O mais relevante elemento que subsidiou de forma substantiva no levantamento e inventário de todas as informações e utilizado como alicerce principal deste estudo foi o 27º Ranking de Empresas Mineiras, nele considerados os seus principais índices e indicadores de desempenho das respectivas empresas analisadas.

O Ranking das Empresas Mineiras vem sendo considerado uma das pesquisas mais relevantes e amplas sobre a atuação e performance das empresas com sede no Estado. Presentemente, contemplou a análise de mais de 2 mil empresas que publicaram os seus balanços ou que os remeteram à redação de MC – até o dia 31 de agosto último, para integrar a base do referido estudo. Desse total, cerca de 540 empresas se habilitaram e foram consideradas aptas a participar deste 27º Ranking. 

O detalhamento deste estudo intitulado 27º Ranking de Empresas de Minas Gerais será publicado nas edições de MercadoComum que circularão em dezembro.

Mais uma vez aqui faço um alerta: se não voltarmos a crescer a economia brasileira de forma substancial e acima da média mundial, as nossas dificuldades só vão se agravar e as soluções para os nossos principais problemas estarão, cada vez, mais distantes. Mesmo já detendo, por exemplo, a mais elevada carga tributária de nossa história, ela continuará se expandindo, assim como a dívida pública, que poderá nos direcionar a uma situação explosiva. E os recursos para investimentos em geral ficarão, também e lamentavelmente, sempre mais escassos. JK já nos advertia, há mais de 70 anos, que o maior inimigo da democracia tem o nome de subdesenvolvimento, que sempre vem em conjunto com a falta de crescimento econômico – o que leva os países à miséria, à fome e à desesperança.

Repito e insisto no tema: o Brasil precisa se reconciliar com o desenvolvimento e retomar os níveis de crescimento econômico que superem a média global e que, preferencialmente, siga o ritmo alcançado pelos países emergentes e em desenvolvimento, categoria da qual fazemos parte. Enfim, temos de buscar nos transformar em Nação Desenvolvida, Justa e Próspera! E, para isso e em primeiro lugar, será preciso despolitizar e desideologizar o debate sobre a economia e o desenvolvimento brasileiro.

Considero o desenvolvimento a trilha natural do Brasil rumo ao futuro. E, nesse sentido, tenho a satisfação de lançar, aqui nesta oportunidade, mais uma obra sobre o presidente que considero o maior estadista que o país já teve. De novo, não se trata de biografia e, desta vez, a obra se intitula “JK: Doutor em Desenvolvimento – Um Mineiro à Frente de seu Tempo”.  

A busca de um futuro melhor para o Brasil passa, inexoravelmente, pela urgente decisão de deixarmos de ser emergentes para nos transformar em país desenvolvido. 

Reafirmo, com convicção que, assim como existe o “Sistema de Metas de Inflação”, o Brasil deveria criar outro modelo similar e a ser considerado a prioridade nacional número um. A proposta nesse sentido é a implantação de um “Sistema de Metas de Crescimento Econômico Vigoroso, Consistente, Contínuo e Sustentável”, resgatando-se o planejamento para que se possa captar o futuro promissor e iniciar já a sua transformação em realizações efetivas. 

O Brasil não pode prescindir do crescimento econômico: o estoque de problemas sociais acumulados, eleva-se exponencialmente, apesar da desaceleração da taxa de crescimento da população. Entendo que só a expansão da economia preencherá as condições necessária para o enfretamento e atenuação dos mesmos.

Quero, ainda, acrescentar uma frase de autoria do nosso saudoso presidente Juscelino Kubitschek, a qual ainda considero continuar bem aplicável aos dias atuais: É a seguinte:

“Pretender solucionar a crise nacional com remédios prescritos para o único fim da estabilidade, como se fosse o Brasil uma terra esgotada e um povo exausto, necessitando de equilibrar as poucas forças que ainda lhe restassem, seria semelhante ao intento de se tratarem as crises da puberdade com medicamentos destinados a mitigar a senectude”.

“Precisamos produzir e produzir em boas condições econômicas, para salvar o Brasil. Precisamos produzir e bem, para que os preços baixem. Não se descobriu até agora melhor combate à carestia do que produzir. A revolução necessária entre nós é a do progresso e da expansão. O resto é loquela, é perda de substância, é maldade de impatriotas desajustados”.

Para finalizar, quero reafirmar que aposto no desenvolvimento de Minas Gerais e na possibilidade de o Brasil conciliar-se com o crescimento vigoroso e a modernização da economia, com a justiça social e a democracia.

Reiterando nossos cumprimentos, parabenizo o empresário Vander Francisco Costa, a Drogaria Araujo, o Supermercados BH e todas as empresas agraciadas desta premiação, desejando-lhes muito sucesso e que todos os senhores continuem repetindo, com bastante êxito, essa trajetória positiva que muito dignifica Minas e engrandece o Brasil. 

Gostaria, por fim, deixar mais uma vez consignado o meu abraço afetuoso a todos os agraciados do 25º Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores – MercadoComum – 2023, parabenizando-os pela merecida escolha e pela confiança depositada neste evento. 

Conclamo todos aqui presentes para que, juntos, possamos colaborar para o engrandecimento do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico e social, de Minas e do Brasil. 

Para este fim, convido todos a se levantarem e façamos um brinde aos 25 anos desta premiação, aos 30 anos de MercadoComum e a Belo Horizonte, a Minas Gerais e ao Brasil que tanto amamos!

Felicidades a todos, com o meu abraço fraterno e especial.

*Presidente/Editor Geral de MercadoComum – Discurso proferido no dia 20 de novembro de 2023, no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG – durante a solenidade de premiação do XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio