Destaques da Edição

ELEIÇÕES 2022 – Como o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?

ELEIÇÕES 2022 – Como o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?

Para analistas, candidato Lula precisa oficializar nomes da equipe econômica para acalmar a incerteza dos investidores

A menos de três semanas do segundo turno das eleições que decidirá quem será o próximo presidente do Brasil por mais quatro anos, a pesquisa Ipec, contratada pela Globo e divulgada No dia 10 de outubro último, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 55% dos votos válidos enquanto Jair Bolsonaro (PL) aparece com 45%. O cenário é estável ao ser comparado com a última pesquisa realizada pela empresa.

Nas últimas semanas, o mercado tem se atentado aos apoios de governadores eleitos e outras personalidades aos candidatos. “O apoio de Zema ao Bolsonaro foi visto como positivo, já que MG é a segunda maior praça do Brasil. Mas Ciro Gomes e Tebet apoiando Lula fez o mercado desanimar. O mercado não gostou, não se animou. Isso ocorre porque o que é mais observado pelo investidor é a política fiscal e Lula segue como incógnita, já que não oficializou nenhum nome da equipe econômica. Já com Bolsonaro, o mercado se sente mais confortável, pois conhece os posicionamentos“, afirma Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos.

Marcus Labarthe, sócio-fundador da GT Capital, acredita que o fato de Lula não revelar nomes da equipe econômica acaba sendo algo negativo, na visão do mercado. “Lula, em suas entrevistas, tem dito que não vai falar de equipe e ministérios sem ganhar a eleição. Para o mercado financeiro, que gosta de ter um horizonte para análise e ajustes, isso é ruim, já que, sem saber qual será o profissional que irá fazer parte da equipe econômica, não se sabe a linha de atuação nem o histórico, sem assim poder interpretar se Lula vai ter uma política voltada ao social, em que gastos podem ultrapassar o orçamento ou se irá adotar uma linha pró mercado“, diz.

Pedro Menin, sócio-fundador da Quantzed, concorda que até o segundo turno, é esperado que Lula oficialize algum nome da equipe. “Não sendo eleito no primeiro turno, o ex-presidente Lula precisa conquistar votos. E, para isso, deverá revelar mais pontos do seu plano de governo, até então quase que secreto, e nomear um possível ministro da Economia. São esses os grandes medos do mercado até a votação final: a incerteza e o desconhecimento da equipe de ministros de Lula”, comenta.

Idean Alves, sócio e chefe da mesa de operações da Ação Brasil, acredita que o cenário já está precificado tanto com Lula ou com Bolsonaro eleito. “Muito do que pode acontecer nos investimentos de renda variável já está no preço, porém o mercado costuma exagerar na precificação de cenários, sejam eles positivos ou negativos, o que provavelmente levará a uma euforia no dia após o resultado e, consequentemente, a um ajuste de expectativas. Hoje a eleição com o presidente atual sendo eleito representaria a continuidade, que é o que o mercado gosta, com alguma previsibilidade enquanto a oposição traria o novo, com uma política, provavelmente, de expansão fiscal, com mais Estado, mais tributo, e um novo programa quase do zero”, explica.

Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed, também acha que, com congresso e senado de maioria centro-direita, qualquer dos candidatos ganhando, a bolsa deve acabar reagindo bem: “O que muda mesmo é a natureza das apostas. No caso de Bolsonaro vencendo, cenário positivo para as estatais como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras. Small caps devem andar bem também. Já no caso de Lula vencendo, acho que as estatais sofrem mais enquanto o setor educacional seria uma boa aposta, dado que Lula pode voltar a fortalecer a questão do FIES, que acaba ajudando esse setor”. 

Nesse momento de volatilidade, Idean aconselha ao investidor ter disciplina e robustez de caixa para aproveitar as oportunidades, fazer diversificação internacional para diminuir o risco Brasil e adotar uma visão mais de longo prazo para os investimentos, o que é fundamental, principalmente, para não sofrer com as oscilações da bolsa. – Fonte: SHZ Agência.

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/

https://www.mercadocomum.com/

DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

https://www.mercadocomum.com/

Anúncio
Share
Published by
Carlos Alberto Teixeira de Oliveira
Tags: 34% pretendem votar em Bolsonaro e 25% em Lula39% pretendem votar em LulaBolsonaroComo o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?Diferença entre Lula e BolsonaroDiferença entre Lula e Bolsonaro caiDiferença entre Lula e Bolsonaro cai de 16 para 14 pontos percentuaisDiferença entre Lula e Bolsonaro cai de 16 para 14 pontos percentuais e redução do ICMS pode favorecer atual presidente entre eleitores nem nemDiferença entre os dois cai para 8 pontos percentuaise 26% em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em TebetELEIÇÕES 2022 - Como o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?Eleições 2022 - Dois caminhos erradoseleições 2022 candidatoseleições 2022 dataeleicoes 2022 lulaeleicoes 2022 lula bolsonaroeleicoes 2022 lula e bolsonaroELEIÇÕES 2022 Lula e Bolsonaro: Diferença entre os dois cai para 8 pontos percentuaiseleicoes 2022 lula ou bolsonaroELEIÇÕES 2022 Lula: É preciso recuperar o Brasil e vencer a fomeeleições 2022 pesquisaeleicoes brasileleicoes presidenciaisenquanto Bolsonaro tem entre 44% e 48%Entre os eleitores que votaram em Ciro no primeiro turnofavoritos para presidenteLulalula 2022Lula à frente no segundo turnoLula à frente no segundo turno apresenta entre 52% e 56% das intenções dos votos válidosLula à frente no segundo turno apresenta entre 52% e 56% das intenções dos votos válidos enquanto Bolsonaro tem entre 44% e 48%lula bolsonarolula debateLula e Bolsonaro: Faltando 15 dias para as eleições do primeiro turno diferença chega a 10 pontos percentuais - indica Pesquisa Genial QuaestLula e? preferido dos apostadores a nove dias das eleic?o?eslula hojelula idadelula nas eleicoes 2022lula pesquisalula twittermarjosportsnumero do lula 2022odds eleições 2022pesquisa eleitoralpesquisa para presidente 2022 jovem panpesquisa para presidente 2022 recordpesquisa presidente 2022pesquisa presidente 2022 odds eleicoes 2022última pesquisa para presidente 2022 cnnvbet

Recent Posts

Crescimento do PIB brasileiro 2011/2024: devagar, quase parando ou andando para trás

Mesmo podendo conquistar a 8ª posição no ranking das maiores economias neste ano, o PIB…

3 dias ago

Viva o Morro Azul!

Sergio Augusto Carvalho O Mundial do Queijo do Brasil realizado mês passado em São Paulo…

4 dias ago

Sicoob Sistema Crediminas registra crescimento de 29% em 2023

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha Instituição teve…

4 dias ago

Vila Galé anuncia experimento de plantação de vinhas e oliveiras em Ouro Preto, em Minas Gerais

Enóloga Marta Maia apresentou as vinícolas de Portugal Novidade foi divulgada durante eventos em Belo…

4 dias ago

Hipolabor investe em ampliação da área de produção de medicamentos em Minas Gerais e prevê crescer 10% neste ano

Maior fabricante de genéricos injetáveis do Brasil completa 40 anos de atividades neste mês e…

4 dias ago