Autor: Paulo Queiroga

Dubrovnik, no Sul da Croácia, é como que, um portal para o Mar Adriático. Desde a antiguidade, a cidade é referência no mar que separa e ao mesmo tempo une a Itália à região dos Bálcãs e é chamada de “A Pérola do Adriático,”.

A vista inicial da cidade impressiona. São 2km de muralha transformada em símbolo da cidade. Muros de pedra, com até 25 metros de altura, construídos sobre rochas sólidas em penhascos assentados sobre a vista infinita do mar azul turquesa, protegiam a população contra invasores. Hoje, encantam quem tem o privilégio de assistir a este espetáculo. 

História de Poder

Pela localização estratégica e porto comercial desenvolvido, a cidade ganha autonomia no século XIV passando a se chamar República de Ragusa. Não era para menos. Ali funcionava o porto de escoamento de mercadorias para o leste europeu, onde negociavam ouro, sal, madeira, tecidos, e residiam os orgulhosos ragusianos, Neste período florescente de comércio, Dubrovnik ganhou destaque político e econômico. Na cidade residiam os mais ricos comerciantes da região e a República abrigava uma frota marítima que rivalizava poder com a República de Veneza.

A independência foi interrompida em 1808 com a invasão da região da Dalmácia por Napoleão Bonaparte. A partir daí, Dubrovnik foi parte do Império Austro- Húngaro, do Reino da Iugoslávia, República Socialista Federativa da Iugoslávia e finalmente, com a dissolução da União Soviética em 1991, tornou-se parte da República da Croácia. 

Cidade cinematográfica 

Um dos fatores decisivos para o aumento do fluxo de turismo na cidade é ela ter sido cenário de grandes filmes, como o último filme de Guerra nas Estrelas, (Star Wars), a famosa série Game of Thrones, a série Knightfall, além do último filme de Robin Hood (2018).

O centro histórico

O centro é um labirinto de ruelas estreitas, onde desatentos podem se perder facilmente. Para onde se dirige o olhar merece uma foto. Praças, igrejas, palácios de arquitetura mesclada de medieval, gótica e renascentista aos moldes dos palácios de Veneza e uma quantidade enorme de escadarias, becos e até passagem subterrânea compõem o conjunto urbano. No seu entorno, várias ilhas com arquitetura medieval intocada completam o cenário cinematográfico. 

No Portão Pile, um dos 3 acessos ao centro histórico, começa a rua Principal – O Stradum. São cerca de 300 metros da rua mais larga da cidade, que liga o portão à Praça Principal e conecta duas praças. Cada uma delas ostenta uma fonte de água potável – A Grande Fonte de Onófrio e a Fonte Menor, que fica no fim da rua, próxima à belíssima igreja de S. Bras. Dubronik é famosa pela boa qualidade de sua água.

Chama a atenção a beleza singular da calçada da rua principal, em pedra calcária lisa e brilhante. O casario de pedras por toda extensão é o centro nevrálgico da cidade desde o período da República. 

Hoje as tradicionais casas, solares e palácios são transformadas em lojas, joalherias, cafés, restaurantes, confeitarias, que se estendem também para as ruelas de pedras, sempre com as intermináveis escadarias ornadas com plantas e jardins. Detalhe é que o turismo inflacionou os preços colocando Dubrovnik como uma das cidades turísticas mais caras da Europa.

Palácios símbolos da riqueza

Entre eles, o Palácio do Reitor, de arquitetura gótica com elementos do renascimento e do barroco é um dos mais marcantes. Reitor é a designação do funcionário de maior autoridade da República. Curioso é que o Reitor era escolhido pelo Senado e membros da nobreza para o cargo, que durava apenas 30 dias. Neste período, ele era proibido de sair do Palácio e de ter qualquer acesso a sua família. Hoje, o Palácio abriga o Museu Histórico e sedia concertos, exposições e eventos culturais.

O Palácio Sponza é outra belíssima obra de arquitetura em estilo renascentista e gótico. Atualmente, guarda os arquivos nacionais e serve como um palco durante o Festival de Verão de Dubrovnik, um evento anual de teatro e música. 

Pérola do Adriático é o codinome mais apropriado para Dubrovnik, um verdadeiro cenário de cinema.

MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.

MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve - de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search, a publicação MercadoComum obteve – de 31 de agosto de 2023 a 1º de setembro de 2024 – 36,4 milhões de visualizações no acumulado do período.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas Abra agora
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico - Search Engine Optimization - Google AI engineer algorithm development - SEO Muniz
Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO