Diversidade, desenvolvimento e cooperativismo de crédito são destaque na 8ª edição do Prêmio ABDE-BID
Iniciativa estimula a reflexão sobre o desenvolvimento e o papel do Sistema Nacional de Fomento na economia brasileira.
Realizado anualmente pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), o Prêmio ABDE-BID chega neste ano à sua oitava edição. Com objetivo de impulsionar a produção de projetos que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável, o prêmio tem três categorias: “Diversidade: aspectos gerais e desafios para o desenvolvimento”, “Desenvolvimento em Debate” e “Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito”.
“O Prêmio ABDE-BID é uma das iniciativas mais longevas dessa cooperação. Em seus sete anos de existência, mobilizou em torno de 300 trabalhos sobre diversas temáticas importantes. Nessa oitava edição contamos com três categorias temáticas, incluindo a categoria que aborda os desafios para ações de promoção à diversidade”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.
Os participantes da categoria “Diversidade: aspectos gerais e desafios para o desenvolvimento” deverão abordar propostas, cases e avaliações de políticas públicas ou instrumentos financeiros que promovam a diversidade, a inclusão financeira e a redução das desigualdades.
Na categoria “Desenvolvimento em Debate”, o foco deverá ser em estratégias e teorias sobre medidas para estimular o desenvolvimento. Os concorrentes podem utilizar abordagens macro ou microeconômicas, do desenvolvimento de instrumentos financeiros com enfoque em modelos públicos, privados ou do papel do mercado de capitais para o financiamento ao investimento.
Por fim, os trabalhos que disputarão o prêmio “Sistema OCB: Desenvolvimento e Cooperativismo de Crédito” deverão abordar a relação entre o cooperativismo de crédito e o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo, além de estratégias de colaboração financeira para o desenvolvimento regional, estratégias colaborativas e novos instrumentos de Fintech aplicados ao universo das cooperativas de crédito.
Os vencedores serão conhecidos em dezembro. Os artigos submetidos serão avaliados por Comissão Julgadora independente. O vencedor em cada uma das categorias receberá R$ 8 mil e o segundo colocado, R$ 4 mil.