Cartagena das Índias, Colômbia - Cidade Cinematográfica

Paulo Queiroga

A cidade de Cartagena hoje, Patrimônio Mundial pela Unesco, foi fundada pelos espanhóis colonizadores da América no ano 1533. Considerada uma das 25 cidades mais bonitas do mundo, segundo o Guia/site Travel Leisure, é também recomendada por um dos guias mais importantes dos Estados Unidos, o Frommers, como um dos 12 destinos do mundo para visitar.

Local cobiçado

Estrategicamente localizada no Mar do Caribe colombiano, Cartagena era porto de parada obrigatória na antiga rota que unia as colônias à Europa, particularmente ao Império espanhol nas Américas. Daí sua importância comercial e o grande interesse da corte da Espanha no Caribe colombiano, por isso mesmo palco de sangrentas disputas.

Passado e presente

Atualmente, Cartagena preserva seu passado com a vantagem de agregar um ambiente charmoso, seguro e encantador para o visitante. Suntuosas construções seculares, jardins internos floridos, portais que ostentam a riqueza dos períodos colonial e republicano, ruas alegremente coloridas pela cultura crioula caribenha, hotéis charmosos, e requintada culinária regional e internacional são suas marcas. 

A cidade antiga se protegia de ataques piratas com 11 km de muralha. Vale um passeio no fim de tarde em cima dos seus largos muros. Dentro da muralha é onde se concentram os principais pontos turísticos.  

Voltar no tempo

Transpor a entrada principal da muralha é como se deixar levar ao tempo da América colonial. O visitante é recebido por uma estátua do antigo militar espanhol, Blas de Lezo, considerado herói e histórico defensor do castelo em tempos de conflitos. 

Caminhar pelo centro histórico é uma sequência de surpresas de cores, flores e vendedores de frutas típicas, artesanato, souvenirs etc. (às vezes insistentes). Sem esquecer das mulheres com trajes típicos crioulos, as palenqueras, semelhantes às nossas baianas, que cobram para tirar foto ao seu lado.

Impressiona a suntuosidade do Castelo de San Felipe da Barajas, o Guardian de Cartagena. Construção iniciada em 1536, aparentemente terminado em 1657, a fortaleza no alto de colina de San Lázaro é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Por dentro da fortaleza uma série de labirintos servia para confundir o inimigo em caso de invasão. Do alto da murada avista-se um singular pôr do Sol do Caribe.

Violência e poder 

Não se pode deixar de conhecer o Palácio da Inquisição de Cartagena. Um casarão na Plaza Bolivar, com grandes colunatas e majestoso jardim central em estilo espanhol e elementos árabes, era a sede do Tribunal do Santo Ofício mantido pela igreja católica para investigar, processar e punir hereges e infiéis. 

A Santa Inquisição chega à Cartagena em 1610 e ali funcionou por cerca de 200 anos. Transformado o casarão em Museu Histórico de Cartagena em 1924, o espaço abriga um acervo impressionante de instrumentos de tortura utilizados pela Inquisição para obter a “confissão” dos investigados. 

Na mesma estética realista, o museu tem também uma ala de convivência e aprendizado dedicada aos Direitos Humanos, a contrastar com a violência do período colonial.

Uma região animada de Cartagena é o bairro Getsemani. Um espaço colorido, repleto de murais, onde se mistura arte popular com posicionamento político. Um verdadeiro mosaico de cores nas paredes das loja e restaurantes, nos guarda-sóis, nas barraquinhas, um lugar deliberadamente transmutado de bairro pobre para um destino turístico cult. Vale a pena curtir a cena deste arco íris cultural.

Las Bóvidas é um prédio enorme pintado em amarelo escuro, dezenas de arcos e colunas, construído no final do século XVIII, onde servia de cofre para munições e masmorra. Dizem que durante as guerras de independência na América Latina, os presos sofriam com a maré subindo a dentro na prisão até os joelhos. Hoje é um mercado turístico movimentado, que abriga lojas de artesanatos e exposição de arte. Do alto do edifício, uma vista infinita do infinito mar do Caribe e desta cidade mágica enche os olhos e a alma.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio