Destaques da Edição

Agravamento da crise econômica brasileira

Agravamento da crise econômica brasileira

Há, por maior que seja o otimismo que o ministro Paulo Guedes queira demonstrar, um incontestável agravamento da crise econômica no país. Não é, com certeza, um problema apenas do Brasil, mas enfrentamos problemas peculiares e que, como na maioria das outras nações, não podemos atribuir apenas à pandemia. Os últimos números de setores importantes de nossa economia, como indústria e serviço, vêm apresentando, deixam evidentes os riscos de uma recessão, ou no mínimo de uma estagflação em 2022. Seja o que for, não será um ano fácil para o país e que joga sombra em 2023, quando estaremos vivendo o início de um novo governo, mesmo que ocorra a reeleição de Bolsonaro.

É que já há muito o que fazer hoje e nada, absolutamente, nada tem sido feito. O país está parado, como resultado de uma campanha eleitoral antecipada e de baixo nível, e a única coisa previsível é a radicalização da disputa, situação que, neste momento, interessa diretamente aos extremos que lideram as pesquisas e que, estranhamente unidos, trabalham para evitar a consolidação de uma terceira via, fatal à pretensão de ambos. Mas é este trabalho de contenção de novas candidaturas que tem provocado apreensão e insegurança nos agentes econômicos- sem nos esquecermos de que a incerteza é o prato predileto dos especuladores- e desestabilizado a maioria dos setores da economia, isto sem contar no receio que nosso governo, e sua oposição sem projetos, causam aos investidores internacionais.

Não somos, ao contrário do que os otimistas profissionais e os bajuladores de governos tentam fazer parecer, o paraíso para investimentos sonhado pelos grandes investidores. Temos riquezas naturais sim, mas temos uma pobreza estrutural que anula boa parte do que a natureza, com as bênçãos dos céus, colocou nesta terrinha chamada Brasil. Precisamos começar mais seriamente, a buscar solução para os nossos problemas e entender que somos nós a causa deles. – (Fonte: BLOG DO PCO – 15.11.2021)

Anúncio

Recent Posts

Viva o Morro Azul!

Sergio Augusto Carvalho O Mundial do Queijo do Brasil realizado mês passado em São Paulo…

20 horas ago

Sicoob Sistema Crediminas registra crescimento de 29% em 2023

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha Instituição teve…

20 horas ago

Vila Galé anuncia experimento de plantação de vinhas e oliveiras em Ouro Preto, em Minas Gerais

Enóloga Marta Maia apresentou as vinícolas de Portugal Novidade foi divulgada durante eventos em Belo…

20 horas ago

Hipolabor investe em ampliação da área de produção de medicamentos em Minas Gerais e prevê crescer 10% neste ano

Maior fabricante de genéricos injetáveis do Brasil completa 40 anos de atividades neste mês e…

21 horas ago

Morte de sócio e sucessão de quotas em sociedades limitadas

Júlia Massignan Coppla* A morte de um sócio, pessoa física na sociedade limitada, deve ser…

21 horas ago

Mercado Livre vai contratar mais de 6,5 mil pessoas no Brasil em 2024

Total de colaboradores no país deve saltar para mais de 29 mil ao final do…

21 horas ago