Vinho, Gente, Coisas e Adjacências
Inimá Souza
Vinho brasileiro, sem pudor!
Se há algo de que o vinho brasileiro precisa, a todo tempo, incansavelmente, é de ações de divulgação – sem pudor. Bato nessa tecla porque vem-me à lembrança – não sem alguma nostalgia -, meritórias campanhas em favor do nosso vinho, que padece, ainda, de algum preconceito por parte de apreciadores não suficientemente informados sobre ele.
Exemplo dessas campanhas, o Circuito Brasileiro de Degustação, que, segundo os informes que produzia, deu importante contribuição à consolidação da imagem do vinho brasileiro, na medida em que pode estabelecer laços mais próximos de quem produz, a vinícola, com quem consome; além de estimular frutíferas parcerias, e ampliar mercados. Saudosismo irrefletido? Não.
Consideremos que deve ser essa a expectativa das mais de 1,1 vinícolas distribuídas pelas diversas regiões do País, empenhadas em produzir um vinho com identidade própria – a maioria das regiões vinícolas espalhadas pelo mundo procuram fazer isso -, que, na busca incansável por qualidade, já agora, adotam os mais modernos processos; seja na viticultura, seja na vinificação.
Ocupando posição de destaque no cenário vinícola do Hemisfério Sul, o Brasil produz vinho para todos os gostos e preferências; desde o vinho jovial e fresco ao mais sisudo e de inquestionável qualidade. Para o consumidor, ainda reticente, basta anotar as variadas e sucessivas premiações internacionais consagrando a qualidade do vinho brasileiro. Os espumantes merecem elogios à parte; são hours concours.
Então, é fundamental falar do vinho brasileiro, divulgá-lo, fazê-lo desejado; e, para tanto, ações eficazes e constantes, que o coloque mais frequentemente nas taças dos consumidores, inda que, eventualmente, repaginando vitoriosas iniciativas pretéritas. Tudo de olho em um mercado absurdamente gigantesco.
MASSOC
Trazido pelas mãos do incansável sommelier e hunter wine, Ariel Pérez Navarro, o Enólogo franco-chileno, François Massoc Larrain, da Massoc Frères, cumpriu intensa agenda em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de setembro. Dono de currículo respeitável, Massoc proporcionou-nos conhecimentos atualizados sobre técnicas e processos que norteiam a produção dos seus vinhos, e acerca do Vale de Itata e suas videiras centenárias, a partir das quais ele elabora seus belíssimos vinhos, com foco na branca Moscatel, e as tintas Cinsault e País. Esses vinhos são encontrados no Empório do Vinho, bairro Santo Antônio.
ROSADOS E FADO
A primavera chegou trazendo eventos com o vinho rosado fazendo o protagonismo. No dia 23, o Restaurante do Porto, no Sagrada Família, em Belo Horizonte-MG abriu a Estação com open wine onde o rosado fez a festa ao lado de fado, com a fadista Sônia Gargiulo. Noite muito bonita.
Na mesma linha, o Empório do Vinho, em parceria com a Wine Center D.O.C, promoverá, no dia 15 de outubro, a Primavera Rosada, com rosados especiais sucedendo-se com os apreciados petiscos portugueses e a aplaudida fadista Sônia Gargiulo. Será um belo evento, ora pois.
Tim, tim.
MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.
MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.
O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda
O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.
As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |