Rachel Capucio*
O CCBB Belo Horizonte convida o público a explorar as antigas civilizações andinas através da exposição “Tesouros Ancestrais do Peru”. Em exibição gratuita até 6 de maio, esta mostra apresenta 162 peças autênticas, incluindo cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis, abrangendo um período de 2500 anos de história (900 a.C. a 1600 d.C.).
As peças, reconhecidas pelo Ministério da Cultura do Peru, são resultado de expedições arqueológicas e pertencem à Fundação Mujica Gallo. Com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, a exposição é dividida em cinco blocos temáticos: Linha do Tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmicas e Têxteis, e Colonização, proporcionando uma visão abrangente dos tesouros da história andina até o auge do Império Inca.
O Império Inca, ou Tahuantinsuyo, simbolizou a fusão das culturas da América antiga, deixando um legado de técnicas avançadas em administração, mineração, irrigação e mais. A exposição revela aspectos culturais dos povos andinos por meio de artefatos como depiladores, máscaras funerárias e coroas de ouro, além de peças cerâmicas e têxteis que demonstram a sofisticação alcançada por essas civilizações.
Desde os primeiros habitantes até a era da agricultura de irrigação, o bloco “Linha do Tempo” destaca os marcos principais da história andina. A seção “Mineração” explora o domínio sobre os metais e seu impacto na sociedade, enquanto “Divindades e Rituais” aproxima os visitantes das crenças e práticas espirituais desses povos. “Cerâmicas e Têxteis” exibe a habilidade artística e funcional dessas culturas, e “Colonização” reflete sobre o encontro violento com os colonizadores espanhóis.
Além dos artefatos ancestrais, a exposição apresenta obras contemporâneas que dialogam com o legado, oferecendo uma perspectiva crítica sobre sua representatividade e o impacto da colonização. Destaque para “Saqueo” de Iván Sikic, que questiona o legado da extração de ouro, e a réplica do “Quipu de Nasca”, um antigo sistema de registro inca.
A raridade das peças expostas reflete a história turbulenta de saques e destruição que atingiu o legado inca. A exposição não só celebra a riqueza cultural dessas civilizações, mas também convida à reflexão sobre a preservação de sua história e conhecimentos.
Créditos da imagem: Garrafa Cultura Recuay. Serra Norte do Peru. 200 aC-400 d.C | Crédito- Museo Oro del Perú – Armas del Mundo | Fundación Miguel Mujica Gallo
Exposição: Tesouros Ancestrais do Peru
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte
Datas: Até 06 de maio
Entrada: Gratuita
Ingressos: Disponíveis na bilheteria ou pelo site ccbb.com.br/bh
*Advogada especialista em Cultura

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas Abra agora |
Sábado | Aberto 24 horas |