Com piora da avaliação de Bolsonaro, perspectiva de superação de crise diminui mas expectativas com o futuro do governo ainda se mantém, aponta pesquisa

A segunda tomada da Pesquisa HELLO MONITOR BRASIL, da agência Hello Research, aponta que entre janeiro e fevereiro de 2019 a proporção de pessoas que acreditam que o Brasil está no rumo certo caiu sete pontos e a das pessoas que acreditam que estamos no rumo errado aumentou onze, atingindo 51% da população. Os movimentos ultrapassam a margem de erro do estudo, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. As maiores diferenças foram sentidas entre o público masculino e de classe AB, exatamente os públicos que demonstraram as melhores avaliações no primeiro mês da administração do presidente Jair Bolsonaro, do PSL.

Sobre o sentimento que os entrevistados nutrem em relação ao futuro do Brasil, a soma das respostas positivas “Entusiasmo + otimismo” caiu dez pontos percentuais entre janeiro e fevereiro, representando hoje o sentimento de 40% da população. Esse movimento inverteu a balança, e agora 50% da população diz sentir-se preocupada ou revoltada com o futuro do Brasil. A avaliação da administração Bolsonaro perdeu 8 pontos entre a soma das respostas “ótimo e bom”, indo de 39% em janeiro para 31% em fevereiro. Na outra ponta, oscilou quatro pontos para cima as respostas com avaliações “ruim + péssimo”, que agora representa a opinião 21% da população.

O aumento da criticidade no segundo mês de presidência de Bolsonaro ainda refletiu sobre a perspectivas dos brasileiros em sair da crise econômica. Isso porque, em janeiro, 56% da população acreditava que a crise econômica não seria superada em 2019, e em fevereiro essa parcela cresceu para 66%. No entanto, as expectativas da população com o futuro do governo ficaram preservadas, não sofrendo alterações importantes: a cada dez brasileiros, três dão nota máxima para suas expectativas.

"Os resultados apontam que a mudança no eixo do poder da política nacional não foi o suficiente para recuperar o humor da população após tantos anos de crise. A paciência ainda está curta, e o sentimento de estarmos vivendo uma crise persiste. O novo governo vai precisar melhorar sua comunicação para reverter a tendência de perda de apoio. Ao seu favor, vê-se que o desgaste inicial da gestão não foi suficiente para alterar as expectativas da população com o futuro do governo, desde aqueles que têm muita expectativa até os que não nutrem expectativa alguma”, analisa o diretor da Hello, Denis Bertoncello

A Pesquisa

O Hello Monitor Brasil entrevistou pessoalmente 1326 pessoas em domicílio entre os dias de 15 e 24 de fevereiro de 2019. A coleta aconteceu em 72 municípios das cinco regiões brasileiras, com amostra probabilística e margem de erro de ± 3 pontos percentuais, representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com os dados do Censo 2010 do IBGE.

Todos os meses o Hello Monitor Brasil irá monitorar as avaliações e expectativas da população com temas como política, economia, finanças pessoais, oportunidades de compra e pautas da sociedade.

A Hello

A Hello Research é uma agência de pesquisa que visita todos os meses mais de 2.000 municípios entre projetos de auditorias de varejo, pesquisas de mercado e de opinião pública. Colabora no desenvolvimento de projetos de inteligência de mercado locais e nacionais de grandes players dos setores de bens de consumo, varejo, serviços financeiros, consultorias, automotivo e indústria. Primeira startup de pesquisa do Brasil, desde sua fundação em 2011, a Hello desenvolve as próprias tecnologias de pesquisa para aplicação de pesquisas on e off e é seguida por mais de 45.000 pessoas nas redes. Para mais informações, acesse: www.helloresearch.com.br

 

 

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *