Orvieto – Itália: joia milenar, rica de História cravada no penhasco

Paulo Queiroga

Viagem clássica pela Itália, um dos cartões postais do país, é o roteiro a partir de Roma em direção norte até Florença, passando pela Umbria, conhecendo cidades e vilas, cada uma com seus encantos e seu papel relevante na História. 

A comuna de Orvieto, a 130 km de Roma, se assemelha a uma coroa plantada na província de Terni, sobre a rocha de 300 metros de altura. A vila é parte de um acervo mundial exclusivo de cultura, arte e arquitetura, que guardam a atmosfera medieval dos pequenos centros urbanos da Europa e especialmente da Itália.

Protegida por muralhas, recortada por túneis subterrâneos, Orvieto foi a capital dos Etruscos nos séculos VII e VI a.C. Depois, em razão da localização estratégica, chegou a ser um importante polo de Roma, até o século XIV, quando foi anexada ao domínio dos Papas da Igreja Católica. O Labirinto com os antigos túneis preservados, também serviram de abrigo para a população na Segunda Guerra Mundial. 

Embora o entardecer e a noite ampliem a sensação de prazer em estar em um ambiente histórico como este, é possível passar apenas um dia ali para conhecer, saborear e respirar o ar da magia medieval. Afinal, está bem próxima à Roma.

Para subir até o centro histórico, um bonde funicular nos transporta até à Piazza Cahen

A primeira visita é ao Pozzo di San Patrizzio. Um poço de água com mais de 50 metros de profundidade e uma escada em espiral com 248 degraus. Diz a história, que o Papa Clemente VII, após o saque de Roma, em 1527, pelas tropas do imperador Carlos V, de Habsburgo, receoso, mandou construir o poço para abastecer de água a ele e seu séquito, caso se repetisse o ataque. Eu, ansioso por perambular pelas ruas, resolvi, não submergir nesta aventura subterrânea naquele momento.

Caminhando sem pressa, é hora de saborear um sorvete numas das charmosas gelaterias do Corso Cavour, Via della Constituente e Via del Duomo, as principais ruas, com lojas de vinhos, azeites, embutidos, restaurantes, pizzarias, cafés, muitas flores e jardins nas calçadas, que resumem todo o austero e, ao mesmo tempo charmoso ambiente com quase 3000 anos de História. 

No coração da cidade está a Torre de Moro. O Nome se deve ao antigo proprietário da região, que tem o seu nome no edifício próximo à torre e que tinha o apelido de Il Moro. Antiga Torre del Papa, a torre foi construída no século XIII como símbolo de poder. Ainda hoje funciona o principal relógio público, a cada 30 minutos, combinando as horas com o bater dos sinos. 

Após caminhar pelas ruas e ruelas coloridas de flores e nos deliciar com cafés e chocolates, chegamos à Piazza del Domo, onde pousa majestosamente a Catedrale di Santa Maria Assunta, uma das mais bonitas catedrais da Itália. 

Construída no ano de 1290 em estilo gótico românico, o edifício tem as fachadas decoradas com basalto escuro entrelaçado aos mármores branco e rosa e mosaicos retratando cenas bíblicas. A Capela de San Brizio, no interior da igreja, expõe pinturas figurando cenas do inferno, que amedrontam até o cristão pecador mais pio.

Também confluindo com as principais ruas, chegamos à Piazza del Popolo, onde fica o Palazzo del Popolo, sede da liderança municipal, o Capitão do Povo e palco de manifestações populares. Hoje abriga o mercado e o prédio se transformou em um centro de eventos e exposições e visita a fundações etruscas no subsolo.

O entorno da colina de Orvieto é reconhecido por produzir bons vinhos. Quando se sentar em um dos charmosos bares e restaurantes da cidade, desfrute da beleza da arquitetura e decoração medievais, peça o vinho branco Orvieto Clássico, com denominação de Origem Controlada (D.O.C.) e faça um brinde ao privilégio de estar neste lugar lindo e profundamente mágico.

Orvieto – Itália: joia milenar, rica de História cravada no penhasco
Orvieto – Itália: joia milenar, rica de História cravada no penhasco

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio