Destaques da Edição

No segundo turno, Lula aparece com 49% das intenções de voto totais estimativa entre 47% e 51%, enquanto Bolsonaro tem 41% dos votos totais estimativa entre 39% e 43%

Lula à frente no segundo turno apresenta entre 52% e 56% das intenções dos votos válidos, enquanto Bolsonaro tem entre 44% e 48%

No segundo turno, Lula aparece com 49% das intenções de voto totais (estimativa entre 47% e 51%), enquanto Bolsonaro tem 41% dos votos totais (estimativa entre 39% e 43%).

Em votos válidos, Lula teria 54% e Bolsonaro 46%

  • Quando esses dados são ponderados em relação ao grupo de eleitores com maior probabilidade de comparecer no dia da votação (likely voter model), Lula aparece com 53% dos votos válidos contra 47% de Bolsonaro
  • No Nordeste, Lula sobe 6 pontos percentuais e tem entre 66% e 70% dos votos. Bolsonaro tem entre 22% e 26%. No Sudeste, o presidente abre 5 pontos sobre Lula e tem entre 44% e 48%; ex-presidente tem entre 39% e 43%
  • Entre os eleitores que votaram em Ciro no primeiro turno, 54% pretendem votar em Lula, e 21% em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em Tebet, 28% votam em Bolsonaro e 25% em Lula, enquanto 31% pretendem votar em branco, anular ou não votar
  • Rejeição de Bolsonaro mantém-se em 50%; a de Lula oscilou dentro da margem de erro e está em 42%
  • 94% dos eleitores de Bolsonaro e 93% dos que votam em Lula consideram seu voto definitivo

A nova rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno da eleição presidencial mostra estabilidade em relação à pesquisa anterior. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, oscilou positivamente 1 ponto percentual e poderia ter entre 47% e 51% dos votos e o presidente Jair Bolsonaro, do PL, manteve o percentual de intenções de voto, podendo receber entre 39% e 43%. Essa estabilidade explica-se pelas variações registradas no Nordeste, onde Lula subiu 6 pontos percentuais e tem entre 66% e 70% dos votos, enquanto Bolsonaro tem entre 22% e 26%. No Sudeste, os dois candidatos saíram do empate técnico e o presidente abriu 5 pontos percentuais de vantagem sobre Lula, com intenções de voto entre 44% e 48%; o ex-presidente tem entre 39% e 43%.

Uma novidade importante dessa pesquisa é a apresentação dos resultados da eleição usando o modelo de likely voter (eleitor provável), que identifica os eleitores com maior probabilidade de ir votar no dia 30 de outubro. A Quaest está incorporando essa modelagem para compreender melhor os possíveis efeitos da abstenção sobre os resultados. Os resultados já ponderados vêm em votos válidos, e mostram Lula com 53% e Bolsonaro com 47%.

O modelo foi construído a partir de dados do comparecimento real no 1º turno da eleição de 2022 e de pesquisas anteriores da Quaest, que demonstram uma diferença significativa entre a abstenção declarada e a abstenção real, com impacto importante na estimativa de votos válidos (que exclui brancos, nulos e abstenções). O modelo de eleitor provável pondera o resultado pelas chances de cada indivíduo ir votar, levando em conta dados como o interesse pela eleição e o comportamento anterior do eleitor.

Para 47% dos entrevistados, Bolsonaro merece um segundo mandato, variação negativa de 3 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, contra 50% que não o consideram merecedor, oscilação de 2 pontos. Para 53%, Lula merece voltar à presidência (oscilação positiva de 1 ponto) e 44% consideram que não (variação negativa de 2 pontos).

O principal motivo para votar em Bolsonaro é elegê-lo (46%), enquanto 47% dizem que votariam no presidente para impedir a volta do PT ao governo, com pequenas variações em relação à pesquisa anterior. O motivo do voto no ex-presidente manteve-se estável: 54% votariam nele para elegê-lo e 43% para tirar Bolsonaro do governo.

Entre os eleitores que votaram em Ciro Gomes (PDT) no primeiro turno, 54% pretendem votar em Lula, e 26% em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em Simone Tebet (MDB), 28% pretendem votar em Bolsonaro e 25% em Lula, enquanto 31% dizem que votarão em branco, nulo ou não comparecerão às urnas.

A 22ª rodada da pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos entre os dias 10 e 12 de outubro, em entrevistas nas casas dos eleitores em 27 estados. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais. É a mais longa série de sondagens feita presencialmente no país.

Metodologia

A Pesquisa Genial/Quaest trabalha com metodologia inédita de acompanhamento da opinião pública. Até novembro de 2022, serão 24 rodadas de pesquisa nacional, cada uma delas implicando em duas mil coletas domiciliares face a face, realizadas nas 27 unidades da federação, abrangendo 123 municípios.

A partir das entrevistas domiciliares, é feita a decupagem, análise e estratificação dos dados por sexo, idade, escolaridade, renda e População Economicamente Ativa (PEA). A pesquisa também recebe tratamento estatístico de pós-estratificação para reduzir as chances de viés de seleção e de não-resposta. Trata-se do primeiro levantamento feito em âmbito nacional que combina coleta domiciliar com modelagem em pós-estratificação.

O nível de confiança da pesquisa Genial/Quaest é de 95%, com margem de erro máxima de 2%, para cima ou para baixo, em relação ao total da amostra.

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas

 

Anúncio
Share
Published by
MercadoComum
Tags: 34% pretendem votar em Bolsonaro e 25% em Lula39% pretendem votar em LulaBolsonaroComo o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?Diferença entre Lula e BolsonaroDiferença entre Lula e Bolsonaro caiDiferença entre Lula e Bolsonaro cai de 16 para 14 pontos percentuaisDiferença entre Lula e Bolsonaro cai de 16 para 14 pontos percentuais e redução do ICMS pode favorecer atual presidente entre eleitores nem nemDiferença entre os dois cai para 8 pontos percentuaise 26% em Bolsonaro. Entre os eleitores que votaram em TebetELEIÇÕES 2022 - Como o mercado vê os candidatos Lula e Bolsonaro?Eleições 2022 - Dois caminhos erradoseleições 2022 candidatoseleições 2022 dataeleicoes 2022 lulaeleicoes 2022 lula bolsonaroeleicoes 2022 lula e bolsonaroELEIÇÕES 2022 Lula e Bolsonaro: Diferença entre os dois cai para 8 pontos percentuaiseleicoes 2022 lula ou bolsonaroELEIÇÕES 2022 Lula: É preciso recuperar o Brasil e vencer a fomeeleições 2022 pesquisaeleicoes brasileleicoes presidenciaisEm votos válidosenquanto Bolsonaro tem 41% dos votos totais estimativa entre 39% e 43%enquanto Bolsonaro tem entre 44% e 48%Entre os eleitores que votaram em Ciro no primeiro turnofavoritos para presidenteLulalula 2022Lula à frente no segundo turnoLula à frente no segundo turno apresenta entre 52% e 56% das intenções dos votos válidosLula à frente no segundo turno apresenta entre 52% e 56% das intenções dos votos válidos enquanto Bolsonaro tem entre 44% e 48%Lula aparece com 49% das intenções de voto totais estimativa entre 47% e 51%lula bolsonarolula debateLula e Bolsonaro: Faltando 15 dias para as eleições do primeiro turno diferença chega a 10 pontos percentuais - indica Pesquisa Genial QuaestLula e? preferido dos apostadores a nove dias das eleic?o?eslula hojelula idadelula nas eleicoes 2022lula pesquisaLula teria 54% e Bolsonaro 46%lula twittermarjosportsNo segundo turnonumero do lula 2022odds eleições 2022pesquisa eleitoralpesquisa para presidente 2022 jovem panpesquisa para presidente 2022 recordpesquisa presidente 2022pesquisa presidente 2022 odds eleicoes 2022última pesquisa para presidente 2022 cnnvbet

Recent Posts

Crescimento do PIB brasileiro 2011/2024: devagar, quase parando ou andando para trás

Mesmo podendo conquistar a 8ª posição no ranking das maiores economias neste ano, o PIB…

1 semana ago

Viva o Morro Azul!

Sergio Augusto Carvalho O Mundial do Queijo do Brasil realizado mês passado em São Paulo…

1 semana ago

Sicoob Sistema Crediminas registra crescimento de 29% em 2023

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha Instituição teve…

1 semana ago

Vila Galé anuncia experimento de plantação de vinhas e oliveiras em Ouro Preto, em Minas Gerais

Enóloga Marta Maia apresentou as vinícolas de Portugal Novidade foi divulgada durante eventos em Belo…

1 semana ago

Hipolabor investe em ampliação da área de produção de medicamentos em Minas Gerais e prevê crescer 10% neste ano

Maior fabricante de genéricos injetáveis do Brasil completa 40 anos de atividades neste mês e…

1 semana ago