Economia Finanças e Negócios

Joias e relógios secondhand são bons investimentos alternativos

Joias e relógios secondhand são bons investimentos alternativos

Consumidores estão buscando diversificar seu portfólio comprando esses itens

Você já parou para pensar que um relógio Rolex pode ter uma valorização maior do que alguns ativos do mercado de renda variável ao redor do mundo? Segundo dados do Boston Consulting Group e da Watch Box, em cinco anos houve um aumento de 20% no preço dessas peças – incluindo também de outras marcas consideradas de desejo – superando os 8% registrados pelo S&P 500, um dos principais indicadores das bolsas americanas.
 

Segundo Claudia Krieger, COO da Orit, empresa de joias e relógios de luxo secondhand, o aumento expressivo de preço dos relógios Rolex e de outras marcas está relacionado ao desequilíbrio entre oferta e demanda. “A demanda reprimida traz um aumento considerável ao valor desses relógios no mercado. Por se tratar de um produto com mercado secundário bem estruturado, acompanhamos de perto essa movimentação, que pode, para alguns modelos, ser uma alternativa de investimento interessante”.
 

Claudia aponta que a crise mundial provocou uma queda no preço dos produtos secondhand, sem tirar, contudo, a competitividade dos produtos no mercado.


Muitos compradores de relógios na Orit, que são também colecionadores, de acordo com a COO, entendem o valor dessas peças como investimento. “Além de serem peças em perfeito estado de conservação, o preço de relógios de marcas de luxo usados pode chegar a 50% do valor de um novo”.


Claudia ressalta que o fluxo de clientes em busca desses relógios vem crescendo exponencialmente nos últimos dois anos. “Quando observamos os clientes Orit que compraram relógios, em 2020, 72% deles eram novos. Em 2021, houve um crescimento de 70% dessa base e de 25%, em 2022”.


No mundo, os investimentos em relógios tomaram tamanha proporção que já existem índices de mercado, como o Rolex Market Index, que aponta o desempenho financeiro dos relógios da marca no mercado secondhand. É composto pelos 30 principais modelos da marca e mostra o preço médio deles ao longo do tempo. Nos últimos 3 anos, o valor do relógio subiu 14,5%. 

Joias secondhand: fluxo de vendas em alta e preços subindo

O fluxo de vendas de joias assinadas na Orit, de acordo com Claudia, saltou 150% entre os anos de 2020 e 2021 e de 2021 para 2022, o aumento na demanda por estas joias foi de 6%.

A COO da Orit destacou a movimentação das vendas de peças em ouro ao longo de 2020 e 2021. Segundo ela, no período houve queda de 16% na participação das vendas de joias à base de ouro amarelo – caindo de 72% para 60%. “Já de 2021 para 2022, a participação nas vendas de joias de ouro amarelo voltou a crescer, atingindo 11%, e a de ouro branco retraiu 21% no período”.


Investimento alternativo

Avaliando do ponto de vista de alocação de ativos, Claudia diz que, segundo especialistas financeiros, em uma carteira diversificada é possível manter um percentual de até 3% do patrimônio em investimentos alternativos. Joias e relógios de luxo podem fazer parte desta categoria de investimentos. “Nessa linha, comprar uma joia ou um relógio secondhand dá ao comprador a oportunidade de trazer ao seu portfólio um ativo desagiado, podendo gerar um bom retorno na hora da venda”, conclui.


A Orit é uma marca jovem que traz em seu DNA a expertise de três gerações que atuam há mais de 63 anos no mercado de avaliação, compra e venda de joias e relógios de luxo secondhand (seminovos). Com infraestrutura diferenciada e um time de especialistas formado por avaliadores experientes que garantem a melhor opção para quem quer vender e comprar joias e relógios em todo o Brasil.

Acesse: mercadocomum.com

 

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Compartilho, em primeiríssima mão, com todos os meus amigos mais próximos: MercadoComum acaba de alcançar mais de 4,5 milhões de leitores comprovados no período de 15 de março a 10 de abril, conforme o Google Search console. Este é o melhor presente que poderíamos receber nestes 30 anos que estamos comemorando em 2023. Grato a todos vocês que nos prestigiam com as suas contribuições, colaborações e leitura. Abraços especiais a todos. Jornalista Carlos A T Oliveira by @seo_muniz
Anúncio

Recent Posts

Viva o Morro Azul!

Sergio Augusto Carvalho O Mundial do Queijo do Brasil realizado mês passado em São Paulo…

22 horas ago

Sicoob Sistema Crediminas registra crescimento de 29% em 2023

Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, João Batista Bartoli de Noronha Instituição teve…

22 horas ago

Vila Galé anuncia experimento de plantação de vinhas e oliveiras em Ouro Preto, em Minas Gerais

Enóloga Marta Maia apresentou as vinícolas de Portugal Novidade foi divulgada durante eventos em Belo…

22 horas ago

Hipolabor investe em ampliação da área de produção de medicamentos em Minas Gerais e prevê crescer 10% neste ano

Maior fabricante de genéricos injetáveis do Brasil completa 40 anos de atividades neste mês e…

22 horas ago

Morte de sócio e sucessão de quotas em sociedades limitadas

Júlia Massignan Coppla* A morte de um sócio, pessoa física na sociedade limitada, deve ser…

22 horas ago

Mercado Livre vai contratar mais de 6,5 mil pessoas no Brasil em 2024

Total de colaboradores no país deve saltar para mais de 29 mil ao final do…

22 horas ago