Isentar importados é penalizar concorrentes nacionais – afirma, em BH-MG, o presidente da Confederação Nacional do Comércio

Presidente da CNC Roberto Tadros, Governador de Minas Gerais Romeu Zema e Presidente do Sistema Fecomércio MG Nadim Donato

O presidente da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), Roberto Tadros, disse, em entrevista coletiva, no dia 27 de novembro, na sede da Fecomércio MG, que é injusta a isenção dada aos produtos importados de até 50 dólares. Tadros participou de almoço com o governador Romeu Zema e com o presidente Nadim Donato na sede da Fecomércio MG.

“Nos causa extrema preocupação essa situação porque isentar os importados é penalizar os concorrentes nacionais, comércio e serviços, que respondem por 73% a 75% do Produto Interno Bruto (PIB). Essa é a preocupação de todas as federações do comércio e de 1000 sindicatos empresariais”, explicou o presidente. Tadros completou que se o governo propuser benefícios mútuos, para os importados e para o empresariado nacional, está ok.

Sobre a recente portaria 3665/2023 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que proíbe o trabalho no comércio aos domingos e feriados, cancelando portaria de 2021 que tornava a concessão permanente para todos os segmentos de comércio, o presidente da CNC também se pronunciou dizendo que o ministro do trabalho é “muito equilibrado” e que ele deve rever alguns pontos do documento e que a situação chegará a bons termos.

“Expliquei a ele que existem atividades empresariais como funerárias, hotéis, farmácias e drogarias que precisam ter tratamento (funcionamento permanente) diferenciado”. Segundo o presidente, ele acredita no fim da polêmica com a portaria 3665/2023 uma vez que a própria lei (lei 10101/2000) já traz essa diferenciação para funcionamento de atividades essenciais.

A preocupação com excesso de impostos para o setor de serviços que pode vir com a Reforma Tributária foi outro ponto mencionado por Tadros, “Sempre dissemos que a reforma administrativa deveria anteceder a reforma tributária para o governo saber como ele poderia gastar melhor”, destacou. “Quando joga carga tributária nos serviços num país de baixa renda, que é a grande massa (da população), vai aumentar significativamente o custo do produto e o resultado é a reação em cadeia: redução das vendas e redução de funcionários”, alertou.

O presidente ainda chamou a atenção para o fato de que o setor de comércio e serviços não recebe isenção nenhuma apesar de ser o maior gerador de empregos no país o que reduz a competitividade. “A agricultura brasileira recebe isenção e é a segunda maior do mundo. Comércio e serviços não têm isenção, tem a concorrência com a isenção para as importações de até 300 dólares mais 25% de ICMS na Reforma Tributária”, observou. Sobre a conversa com o governador Romeu Zema na sede da Fecomércio MG, Tadros disse que conversaram amenidades. “Fui ouvinte do trabalho dele e fiquei bastante impressionado”, concluiu.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio