Golpes em condomínios: dicas de como evitar perder dinheiro

Serviços fraudulentos, funcionários fantasmas e desvio de caixa são alguns dos problemas enfrentados pelos condôminos

O mercado dos condomínios é um dos que mais movimentam a economia no Brasil, cerca R$ 165 bilhões por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais (ABRASSP). Para contar vantagem, criminosos têm inovado em suas táticas trazendo serviços fraudulentos, funcionários falsos, desvios de caixa, boletos falsos, entre inúmeros outros desserviços ao condômino.

Há mais de 27 anos no mercado condominial, Jaime Machado, que é Diretor-Geral da Aliança Administradora de Condomínios, traz dicas de como evitar cair nestes golpes e esquemas. “O atraso no pagamento das contas do condomínio e a falta de apresentação dos efetivos comprovantes podem ser um sinalizador importante tanto da gestão do síndico quando da sua administradora”, sinaliza Jaime.

Conferir o comprovante de pagamento ao lado do documento fiscal é uma das principais dicas para não cair em golpes financeiros. No extrato do condomínio deverão constar digitalizados a Nota Fiscal e o respectivo comprovante de pagamento. “Isso é importante porque se os pagamentos não estiverem sendo efetivados, há possibilidade de a administradora não possuir verba para fazê-los”, explica o Diretor-Geral.

Machado informa que um indício de que uma administradora está com problemas financeiros é a demora para disponibilizar ou repassar o valor que um condomínio possui em caixa para nova administradora. “Atrasos de pagamentos podem ocorrer por excesso de demanda, extravio de e-mails e outros fatores externos, mas se um prestador de serviços passa a reclamar corriqueiramente que seu pagamento tem sido efetuado com atraso, pode ser um alerta para a falta de caixa de uma administradora”, diz o administrador. Ele finaliza informando que validar se o extrato de contas da administradora está em dia e solicitar a verificação do extrato bancário, pode salvar o condômino de surpresas desagradáveis no futuro.

A Aliança está no mercado há 27 anos e teve origem como um escritório jurídico. Com o passar dos anos tornou-se uma Administradora de Condomínios. Atualmente possui uma carteira com mais de 800 condomínios que somam 56 mil unidades privativas, alcançando cerca de 168 mil pessoas.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas