É tempo de Natal, tempo de lembrar Afonso Maria de Liguori

Jayme Vita Roso*

Antes de abordar o tema, breve recordação de Afonso Maria de Liguori (1696-1787).

Nascido de uma família aristocrática protestante, ainda não tendo completado dezessete anos, consegue obter o tão cobiçado título de Doutor in utroque iure (Doutor num e noutro direito). Homem de sucesso, com vinte anos, a disputa injusta de um caso provocou-lhe uma crise tão significativa que decidiu interromper a carreira e decidir ser sacerdote.

Pois então, com modo de ser advogado, simples, claro, natural, direto, contrastava com a tendência de sua época o seu estilo humano e discreto de viver, conquistando o afeto do povo.

Com trinta e sei anos, teve grave doença afastando-o de suas atividades e, sua convalescência numa cidade vizinha (Amalfi), devolveu-lhe o momento de voltar à sua vida.

O tempo em que esteve em Amalfi, em que vivenciou a miséria dos pastores e dos camponeses que não conseguiam ter acesso a nenhuma assistência espiritual, decidira-o a fundar uma comunidade, que se espalhou, nascendo então a Congregação dos Redentoristas.

Síntese da sua biografia produzida pelo Instituto Cristo Re Antoniano Maschile. Quando impresso o calendário de dezembro de 2023 a dezembro de 2024, Santo Afonso foi considerado um dos treze santos que mudaram o rosto da Europa.

Com o que conquistou na militância da advocacia, gestado pela sólida cultura humanista de seu tempo, mitigada por seu espírito livre e aberto ao que lhe foi trazido pela vocação, tudo acompanhado por sua honestidade intelectual.

O livro As glórias de Maria, escrito e publicado em Nápoles em 1750, tiveram sucesso que nem ele nem qualquer outra pessoa poderia ter imaginado. Teve mais de mil publicações e, no ano de 1939, traduzido para mais de quinze línguas, em umas 600 edições.

Encerrando as cortinas, trazendo a informação, Afonso compôs e musicou “Tu vens das estrelas” (Tu scendi dalle stelle), que o público tomou conhecimento desse pastoral e daí até uns dias, na Itália, não agnóstica, substitui o Jingle Bell.

Músico, poeta, escritor, sacerdote e autor de 101 obras. Em 1775, recebeu permissão para se aposentar e foi viver numa comunidade redentorista em Pagani, onde morreu em 1º de agosto de 1787. Ele foi beatificado em 15 de setembro de 1816 pelo Papa Pio VII e canonizado em 26 de maio de 1839 pelo Papa Gregório XVI. Papa Pio XII declarou-o santo padroeiro dos confessores e moralistas em 26 de abril de 1950 e escreveu a encíclica Haurietis Aquas sobre ele (como está redigido na contracapa da edição de Natal – meditações e poesias, edição de Oreste Gregório. Milão: San Paolo, 2003).

Publiquei, em Migalhas (Editora), em 2015, Apontamentos aos Códigos Deontológicos do Advogado Europeu e Italiano: Breves informações sobre o dodecálogo jurídico de Santo Afonto Maria di Liguori (São Paulo: Migalhas, 2015). Reunidos mais de dois séculos, ainda à baila a pergunta que lancei: “Está a deontologia forense submissa às regras morais?”. Assim, são essas algumas das principais deontologias que Afonso de Liguori enunciou que, por fidelidade e probidade, as traduzi do biógrafo de Afonso: 1. O advogado não necessita aceitar causas injustas, porque são perniciosas para a consciência e para o decoro próprio; 2. O Advogado não deve defender uma causa com meios ilícitos e injustos; 3 A dileção e a falta de cuidados dos advogados comumente prejudicam os clientes e devem reparar-se os danos; 4. Deve o advogado implorar a Deus ajuda para a defesa; 5. Deus é o primeiro protetor da justiça; 6. A justiça e a honestidade não devem separar-se dos advogados católicos, aliás, devem sempre preservar-se como as pupilas dos olhos; 7. Ao defender as causas, deve-se ser verídico, sincero, respeitoso e razoável.

Que o ano de 2024 traga a todos os leitores que me brindaram com suas atenções e carinhos grandes felicidades!

Feliz Natal e próspero ano Novo são meus sinceros desejos.

*Advogado, ambientalista e escritor

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio