O World Economic Forum, realizado em Davos, divulgou hoje sua lista dos Young Global Leaders 2014: http://widgets.weforum.org/ygl-2014/. Dentre os 214 escolhidos como Jovens Líderes Globais, de 66 países, representando os setores políticos e privados, um nome se destaca: Leila Velez, sócia-fundadora e CEO do Instituto Beleza Natural, a maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, cujos 100 mil clientes mensais são basicamente oriundos da Classe C, de onde veio a própria Leila, que começou sua carreira como atendente de loja do McDonald’s. Sua escolha vem menos de um ano depois de sua sócia, Zica Assis, ter entrado na lista das 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil da Revista Forbes.
Do total de 214 escolhidos, 109 são mulheres. Ao lado de Leila e de outros 16 jovens latino-americanos, estão outras três brasileiras: Claudia Sender, CEO da TAM Linhas Aéreas, Tatiana Lacerda Prazeres, conselheira da World Trade Organization, e a documentarista Julia Bacha.
“Estou muito honrada. Mais do que um reconhecimento da minha trajetória pessoal e dos 21 anos do Beleza Natural, trata-se de um reconhecimento importante para a Classe C do Brasil. É também uma vitória importante da mulher, oriunda de uma classe mais baixa, negra, que tem pouca representatividade em postos de CEO nas empresas brasileiras e mundiais. Hoje vemos uma maioria de meninas entrando nas universidades, mas são poucas as que conseguem chegar a postos de liderança nas empresas. Ver uma maioria de mulheres nesta lista também é um grande passo”, ressalta Leila, de 39 anos.
No site do Forum of Young Global Leaders, os escolhidos são definidos como uma comunidade de bravos e proativos empreendedores, que dedicam sua energia e talento a fazer do mundo um lugar melhor. Todos alcançaram o sucesso com menos de 40 anos, têm uma grande experiência de liderança e foram escolhidos de acordo com um rigoroso processo de seleção.
O Instituto Beleza Natural, maior rede do Brasil especializada em cabelos crespos e ondulados, tem hoje 19 salões (12 no Estado do Rio de Janeiro, dois no Espírito Santo, dois na Bahia e três em São Paulo), 2.300 funcionários, um Centro de Desenvolvimento Técnico, uma fábrica de produtos próprios com capacidade de produção de 300 toneladas por mês e crescimento de 30% ao ano.
A empresa nasceu do empreendedorismo de seus quatro sócios. Zica Assis tinha uma insatisfação constante com seus cabelos, muito crespos e armados. Não queria alisá -los, mas não existiam produtos no mercado que “domassem” os seus cachos. Enquanto trabalhava em casas de família, fez um curso de cabeleireira e foi misturando produtos até chegar à famosa fórmula do Super-Relaxante, abrindo espaço para um nicho de mercado não muito explorado no início da década de 90.
Para abrir o primeiro salão, num fundo de quintal na localidade da Muda (Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro), juntou-se a outros três sócios. Seu marido, Jair Conde, vendeu um Fusca. Rogério Assis e Leila Velez, ex-funcionários do McDonald’s, aplicaram suas economias e trouxeram um processo inovador para a realização dos serviços, semelhante a uma linha de montagem, além da preocupação com atendimento encantador e rígidos padrões de qualidade. Não demorou muito para as filas começarem a se formar e a equipe trabalhar até de madrugada para tentar atender toda a demanda. A expansão foi inevitável.
“Nascemos praticamente junto com o Plano Real e crescemos com essa parcela da população que vem ganhando poder de compra cada vez mais. Tivemos muita dificuldade em ter quem acreditasse que o negócio era promissor. Mas isso nos deu ainda mais força para construir nosso próprio caminho. Aos poucos, quando fomos crescendo, passamos a ter o apoio de outras pessoas também. Hoje, fazemos parte de uma ONG internacional, a Endeavor, que ajuda empreendedores no mundo todo. Eles nos ajudam dando aconselhamentos, nos aproximando de grandes consultores e outras grandes empresas”, completa Leila.
Prestes a completar 21 anos, o Instituto Beleza Natural oferece, de forma revolucionária e com produtos exclusivos, soluções completas no cuidado e tratamento para cabelos crespos e ondulados. Ano passado, a empresa faturou R$ 180 milhões e vendeu 33% de suas ações para o GP Investments, companhia líder em investimentos alternativos na América Latina, por R$ 70 milhões. O plano de expansão é ousado: 120 lojas em 5 anos.
Entre outros prêmios recebidos pelos sócios do Beleza Natural, destacam-se: Empreendedor do Novo Brasil (2005); Empreendedor do ano Ernst & Young (2006); Mulheres Mais Influentes do Brasil (2007); Mulher Empreendedora de Alto Impacto do Ano Veuve Clicquot (2011), Prêmio Claudia – categoria Negócios (2012); 10 Mulheres de Negócios Mais Poderosas do Brasil – Revista Forbes (2013); e Empreendedora do Ano Estadão PME (2013).
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus