A Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association, sigla em inglês para Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) e o Consulado Geral do Canadá lançaram no dia 12 de março, na cidade de São Paulo, a “Pesquisa de Mapeamento de Mercado de Viagens Educacionais e Culturais do Canadá”. No mesmo encontro aconteceu o lançamento da Revista ei! 2014, uma das principais publicações brasileiras sobre educação internacional e que nessa edição tem o Canadá como destino de capa.
“Essa pesquisa é diferente das anteriores. Nessa a Belta contou com a parceria do Consulado Geral do Canadá para mapear os interesses do mercado de educação internacional”, disse Carlos Robles, presidente da Belta.
A nova pesquisa mostra que o Canadá se mantém como o principal destino para o qual as agências de intercâmbio enviam o maior número de estudantes brasileiros. Das 71 agências entrevistadas, 38% colocaram o país em primeiro lugar, 32,4% disseram que a venda de cursos de intercâmbio é maior para os Estados Unidos e apenas 16,9% disseram que a procura é maior para o Reino Unido.
Quando as agências de intercâmbio foram questionadas sobre o motivo da escolha do Canadá, 87,3% disseram que a escolha do destino se deve à indicação feita por amigos que estudaram no país.
Outro dado interessante é que 98,6% das entrevistadas concordam que o Canadá oferece excelente qualidade de vida aos estudantes estrangeiros. Para Robles, o número fala por si mesmo: “O Canadá é um país seguro, organizado, desenvolvido culturalmente e de uma relação custo/beneficio bastante favorável para os estudantes brasileiros”.
O Canadá aparece bem em diversos outros rankings internacionais, como diz Stéphane Larue, Cônsul Geral do Canadá em São Paulo: “Acreditamos que além da excelência do ensino, os jovens buscam segurança e oportunidades, e nos orgulhamos de poder oferecer tudo isso. Ocupamos o 9º lugar em ´Qualidade de Vida´ segundo a revista The Economist; temos quatro cidades no topo da lista dos melhores lugares do mundo para se viver— Vancouver, Ottawa, Toronto e Montreal—, e ainda somos o 6º país no ranking dos destinos com pessoas mais felizes do mundo de acordo com a ONU”.
A qualidade de ensino aliada à qualidade de vida justifica o fato de o Canadá ser, de acordo com a mais recente pesquisa da Belta, o destino mais procurado na última década para cursos de idiomas, ensino médio (high school) e para programas de trabalho. “O Canadá entende que o setor de educação internacional do mercado brasileiro é de extrema importância e investe na imagem para atrair mais estudantes”, disse Robles.
A pesquisa foi realizada pela Ideafix Pesquisas Corporativas e teve como premissa coletar dados para mapear o setor de educação internacional e sobre a importância do Canadá no mercado de turismo educacional. Para compor os dados, a Ideafix entrevistou 71 agências de intercâmbio, associadas ou não, à Belta.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus