Comemoração dos 35 anos – Confraternização
Um evento no dia 27 de abril, em Belo Horizonte, reuniu quase 300 convidados, que celebraram, o aniversário de 35 anos da Unimed Federação Minas.
Na ocasião, o presidente da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro, parabenizou as cooperativas pela excelente atuação durante a história da Unimed no Estado. “Se hoje somos líderes de mercado e, ao mesmo tempo, a marca de plano de saúde mais lembrada pelas pessoas, isso, sem dúvidas, é fruto de décadas de trabalho e da soma dos talentos de inúmeras pessoas, de canto a canto do nosso Estado”, disse Marcelo.
Houve ainda o lançamento de um selo especial, com a marca da Unimed Federação Minas. O selo tem a chancela dos Correios e circulará por dois meses. Foi anunciada também a criação de um livro sobre a história da instituição. A obra será lançada ainda este ano e será entregue a todas as Unimeds do Estado, funcionários da instituição e autoridades em geral.
Diretoria
A diretoria da Unimed Federação Minas é composta pelos médicos: Marcelo Mergh Monteiro (Presidente), Cláudio Laudares (Diretor de Integração e Mercado) e Paulo César de Araújo Rangel (Diretor de Controle).
História
Há 35 anos, nascia a Unimed Federação Minas, uma instituição que tem o papel de representar, política e institucionalmente, as cooperativas médicas de Minas Gerais.
Atualmente, o Sistema Unimed está presente em 94% dos municípios mineiros, engloba 62 cooperativas, mais de 16 mil médicos cooperados e gera cerca de 6 mil empregos diretos.
Mesmo antes de sua fundação, em 19 de março de 1977, as cooperativas já mostravam a sua força no Brasil. No estado de São Paulo, por exemplo, o cooperativismo médico se firmava como uma empreitada de sucesso no início da década de 70. A experiência inicial era tão positiva, que foi formada uma comissão de médicos mineiros para conhecer as Unimeds de Santos, Campinas e São Paulo.
A iniciativa foi o embrião para, no dia 1º de abril de 1971, ser criada a Medminas, em Belo Horizonte, com a participação de 152 médicos do Estado. Ainda na década de 70 surgiram outras cooperativas em Minas: Montes Claros, Uberaba, Juiz de Fora, Varginha e Uberlândia. A partir de então, foram criadas outras Unimeds em várias localidades do Estado, hoje totalizando 62 cooperativas.
Nestas três décadas, a Unimed Federação Minas experimentou os desafios do crescimento acelerado das Unimeds e atuou, de forma pró-ativa, apresentando soluções e produtos inovadores. Uma iniciativa de destaque foi a criação da Unimed Aeromédica, uma empresa referência em transporte aeromédico de urgência no Brasil, com mais de 2 milhões de usuários, mais de 8,9 mil remoções e mais de 6,4 milhões de quilômetros de voo.
Outra recente contribuição da Federação para o Sistema Unimed foi a implantação do agendamento on-line de consultas, uma poderosa ferramenta de apoio ao cumprimento da Resolução Normativa RN 259 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina prazos máximos para marcação de consultas e exames, em vigor desde dezembro de 2011. A iniciativa pioneira da Unimed Federação Minas traz vantagens às cooperativas, aos médicos e aos clientes.
Para os médicos cooperados, o sistema possibilita maior liberdade para organizar a agenda, em qualquer local, e ainda é possível diminuir os horários desperdiçados, aqueles que ficam vagos entre uma consulta e outra. Já para os clientes, a vantagem é a flexibilidade para marcação de consultas e exames, que agora pode ser feita em qualquer horário, além da agilidade no atendimento. Muitas vezes, o cliente consegue a consulta para o mesmo dia ou para o dia seguinte.
“Além de instrumentalizar as cooperativas mineiras, temos a missão de propor inovações e promover o fortalecimento do Sistema Unimed no Estado, através da prestação de serviços, da representatividade institucional e do estímulo à cooperação e à integração”, afirma o presidente da Unimed Federação Minas, Marcelo Mergh Monteiro.
Sistema Unimed em Minas
51% de participação de mercado – 2,6 milhões
de clientes;
• 62 cooperativas, 5 Intrafederativas e 1 Comitê
Regional;
• 16.873 cooperados, 5.484 empregos diretos
e 3.840 serviços credenciados em Minas Gerais,
sendo 1.010 laboratórios, 371 centros de
diagnóstico, 438 hospitais e 2.021 clínicas;
• 195 serviços próprios: 15 hospitais, 23 pronto-
atendimentos, 4 clínicas, 8 laboratórios, 30
farmácias, 25 núcleos de promoção da saúde
e 90 ambulâncias;
• Presença em 94% dos municípios mineiros.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus