Com absoluta exclusividade MercadoComum apresenta, a seguir, uma bate-papo com a empresária Marianela Mirpuri – uma empreendedora de sucesso, com carreira consolidada na filantropia e no empoderamento feminino.
Ela é fundadora do projeto “HERA-A Luz das Mulheres”, que tem por objetivo construir uma cidade com mulheres na liderança, a “HERA CITY”.
Preside a WICCI-uma organização que visa o empreendedorismo das mulheres em Portugal e membro do Conselho Presidente do G100 (Comunidade de Networking), também lidera iniciativas inovadoras, como o projeto “Game Changer” The Good Nottle, que tem por objetivo substituir o plástico em todo o mundo por uma solução biodegradável/compostável.
Marianela Mirpuri é portuguesa e mantém residências em Lisboa e em Marbella, na Espanha. Possui formação académica em Filologia Germânica e Honoris Causa doctorate in Philosophy. Atua como CEO de The Good Bottle Company e como partner da empresa Mirpuri Holding. É casada com o francês Paul William Delorme, da Air Liquide – uma empresa mundial que atua no segmento de gases industriais, prestando serviços para várias indústrias, incluindo fabricantes de produtos médicos, químicos e eletrônicos. Atualmente, o grupo Air Liquide está presente em 73 países, com cerca de 67.100 colaboradores e atende mais de 3,9 milhões de clientes e pacientes.
MC – Sabemos que além do projeto Hera você está envolvida em outros projetos de sustentabilidade. Pode nos contar sobre esse seu outro trabalho?
MM– Sou advisor de uma fundação familiar que é a Fundação Mirpuri, que tem atividade em todo o mundo e em várias áreas, mas talvez a área que que seja mais relevante é a defesa dos oceanos e trabalha-se muita coisa como os plásticos que andam a ser uma praga em todo o mundo, não só em terra, como no mar.
E, ademais, tratamos das alterações climáticas, porque tudo isso também é decorrente do uso abusivo do plástico e daquilo que nós fazemos quando enchemos o plástico no mar. E, portanto, a Fundação Mirpuri decidiu financiar um estudo com uma universidade daqui de Portugal, que é a Universidade do Minho, para que se tentasse encontrar uma solução para substituir o plástico. Após alguns anos e uma pandemia pelo meio em 2021, apresentamos o primeiro protótipo que foi um biopolimo biodegradável, compostável e com água mineral do nosso parceiro que é as águas de Monchique, uma água que tem 9.5 de PH, portanto, é uma água que tem preocupações de saúde.
Uma das causas pelas quais nós lutamos contra o plástico não é só como problema ambiental, mas também as consequências do efeito do plástico na nossa saúde e que muita gente desconhece e que está cada vez mais grave e complicado de se resolver. Por isso, temos como compromisso dentro da Fundação Mirpuri a erradicação do plástico de uso único, claro que o plástico existirá sempre – é normal e natural que haja plástico, mas que seja aquele chamado plástico do uso único.
MC – Comente sobre a garrafa que a gente toma uma água e joga fora, ou um copinho de iogurte, por exemplo.
MM– Isso aí, tem que ser realmente eliminado e é uma das razões que eu vou falar agora na próxima semana em Bruxelas – na Bélgica, exatamente sobre a temática dos plásticos e o perigo do plástico pela sustentabilidade do planeta. Este é um tema que tem sido discutido em todo o mundo e, portanto, considero que já é uma preocupação geral e global e que exige soluções imediatas eis, também, que tem consequências graves para quem não respeita o uso de práticas mais sustentáveis.
MC – Marianela, você é uma mulher empresária, mas voltada totalmente agora para a natureza, para a sustentabilidade, para o projeto Hera. E a Marianela mulher, relate alguma adversidade que você vivenciou durante toda essa trajetória profissional e pessoal também.
MM– Nós, como mulheres, eu digo, aquele eletrocardiograma que a gente vê que a linha está contínua, isso é a morte, portanto a vida é de altos e baixos e tem que haver sempre, porque, senão, se não houver adversidade, e se tudo correr de forma linear, não há desafio, e nós devemos ter sempre desafios para ultrapassar. Na minha vida, nunca tive período em que não houvesse um desafio, e daquilo que eu me conheço como adulta, provavelmente há gente que tem uma vida muito mais facilitada que a minha. Eu tive família, tenho filhos, tenho netos e sempre trabalhei muito.
Estou à frente de grandes projetos e, antes de ser filantropa, eu fui uma grande empresária reconhecida internacionalmente, e, portanto, se assim isso ocorreu, foi porque trabalhei muito, não apenas por ser mulher ou por outra coisa. Mas a vida é assim mesmo, eu acho que não tive medo de ter desafios, não devemos desanimar quando alguma coisa não corre bem.
Mirpuri Foundation:
Vou dar um exemplo. Neste projeto da Hera, tem corrido nos últimos anos em que já houve a escolha do terreno e que agora é mais uma questão de logística, o que tem ocorrido de uma maneira suave, mas é óbvio, teve muitos altos e baixos. Tratando-se de um projeto de inovação, quantos altos e baixos tivemos e quantas formulações foram necessários fazer para chegar aonde chegamos, onde estamos agora. De maneira alguma é a linha final, porque a inovação é constante, tem de haver sempre continuidade, tem que haver aceitação e muita resiliência e, sobretudo continuar, porque se as pessoas pensarem que o caminho está feito, isso pode ser falso, exige-se um passo de cada vez. E é isso que eu falo a todas as jovens: não pensem em dar grandes passos e chegar ao fim da linha rapidamente, porque o caminho se faz caminhando. Assim, se tiverem que fazer um caminho longo, façam passo a passo que chegarão ao fim desse caminho com respeito, dignidade, com resiliência e, sobretudo, acreditando naquilo que vocês querem fazer. Enfim, acreditar é a palavra-chave.
MC- Íamos lhe pedir um conselho final, mas você já o deu e falou nos atributos de uma jovem empresária, resiliência, acreditar, trabalhar e continuar são coisas fundamentais. Aprendemos muito com você hoje e queremos lhe agradecer imensamente, porque mulheres como você são inspiradoras, não apenas para mulheres, mas principalmente para as jovens que estão iniciando aí sua trajetória como empreendedoras. E o mundo cada vez mais vai depender menos do emprego e mais da empresa, então nós acreditamos muito nesse seu projeto de empreendedorismo e lhe desejamos muito sucesso.
Maiores informações: www.heracity.org; – www.mirpurifoundation.org www.thegoodbottle.pt
Esta entrevista foi concedida a Magda Portugal, CEO da Portogallo Investimentos – Family Plan.
MERCADOCOMUM estará circulando, em dezembro, com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades – destacando a relevância desta iniciativa para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe, ainda ressaltar, a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão na mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVIII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as Maiores Empresas de Minas – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais, entre outros.
MercadoComum, ora em seu 31º ano de circulação e em sua 336ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 121 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país diretamente, via email e Linkedin, Whatsapp,Telegram, além de estar disponibilizado, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.
De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – de 03 de outubro de 2023 a 03 de novembro de 2024 – 38 milhões de visualizações no acumulado do período.
Rota
Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
Domingo | Aberto 24 horas |
Segunda | Aberto 24 horas Abra agora |
Terça | Aberto 24 horas |
Quarta | Aberto 24 horas |
Quinta | Aberto 24 horas |
Sexta | Aberto 24 horas |
Sábado | Aberto 24 horas |
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Planejamento Detalhado de SEO
SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI
Fale com Seo Muniz WhatsApp 31 99606-1099