Transporte de cargas – Danos decorrentes da greve dos caminhoneiros

A maioria das cargas avariadas nos dias de greve dos caminhoneiros não têm cobertura se-curitária. Greve e/ou lock-out são riscos claramen-te excluídos de boa parte das apólices de seguro de transporte. Somente as apólices envolvendo processos de importação e “All Risks” poderão, dependendo do enquadramento técnico, ter even-tuais coberturas. 

O Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador (RCTR-C), de contratação obriga-tória, não cobre os prejuízos provocados decor-rentes de greves ou mesmo de lock-out. Não há indenização possível ao embarcador (proprietário) por danos à carga em função da greve, nesta mo-dalidade.

Já o Seguro de Transportes, contratado pelo embarcador e também obrigatório, tem inte-resse segurável diferente e, neste caso, é possível incluir cobertura contra os danos às cargas decor-rentes de greve, por meio da cobertura adicional (de riscos de greves), exclusivamente às merca-dorias, bem como, contra os riscos de eventuais ataques nas rodovias por vândalos, quando incen-deiam caminhões e roubam as cargas.

QUEM DEVE CONTRATAR O SEGURO: O PROPRIETÁRIO DA CARGA OU O TRANSPORTADOR?

A situação ocorrida reforça e recomenda a necessidade de revisão do programa de seguros das empresas que adotam a cobertura do seguro através do seguro das transportadoras ao invés da contratação direta do seguro de transporte.

Uma apólice para embarcador conta com cobertura para perdas e danos gerados por cau-sas externas, como acidentes, avarias e roubo, inclusive durante a permanência da carga em ae-roportos ou zonas portuárias e diversas outras op-ções de proteção por prazos específicos. 

Já para o seguro de transportador, as co-berturas são mais restritas. Cobre-se basicamente os riscos em decorrência de acidente com o veí-culo transportador, inclusive incêndio do veícu-lo transportador, existindo a possibilidade de se contratar uma apólice com cobertura para roubo/desaparecimento da carga, concomitante com o veículo transportador.

Os seguros de carga são fundamentais para garantir que não ocorram prejuízos durante trans-portes rodoviários, como danos a carga ou ava-rias, roubos e demais sinistros. Devem ser contra-tados de forma individualizada por cada um dos responsáveis, isto é, transportador e proprietário da carga.

 

Anúncio
Share
Published by
Nome do Admin

Recent Posts

Dívidas de R$ 1,1 bilhão forçam a tradicional Coteminas a apresentar pedido de recuperação judicial

A empresa teve prejuízo de R$ 759 milhões no ano passado Dificuldades financeiras, peso dos…

1 semana ago

Ritmo de corte da taxa Selic desacelera e Copom não dá sinalização para outros futuros cortes

Juros reais continuam elevadíssimos e o Brasil é o 2º lugar no ranking mundial  Setor…

1 semana ago

Agronegócio brasileiro atravessará a instabilidade e 2024 deve ser um ano de transformação

Flávio Belluomini Cotrin* A população ocupada no agronegócio brasileiro atingiu um novo recorde no terceiro…

1 semana ago

A importância das cooperativas de reciclagem para a economia circular e o crescimento socioeconômico

O desafio da triagem dos materiais ganha apoio da tecnologia com o dispositivo de infravermelho…

1 semana ago

SAF do Cruzeiro: venda pode incentivar até clubes brasileiros a entrar na lista de bolsa de valores no futuro, diz especialista

Modelo de transferência das ações do clube praticado pelo grupo do ex-atacante Ronaldo é esperado…

1 semana ago

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a…

1 semana ago