Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 2023
Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 2023
Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros – 2023

Minas Gerais sobe duas posições e passa a ocupar o 6º lugar

São Paulo segue como estado mais competitivo do país; Maranhão apresentou o maior avanço, enquanto Acre, Amapá e Bahia caíram para as últimas posições

Carlos Alberto Teixeira de Oliveira* 

O CLP-Centro de Liderança Pública divulgou no dia 23 de agosto, os resultados do Ranking de Competitividade dos Estados 2023. Realizado em parceria técnica com a Tendências Consultoria e a startup Seall, o ranking está em sua décima segunda edição e traz a avaliação das 27 unidades federativas com base em 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros. O evento de lançamento foi realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com a presença de ministros, senadores, governadores, prefeitos, secretários, parceiros e outros servidores públicos, para refletir sobre os resultados desta edição.

Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 20231

O levantamento traz um diagnóstico completo dos estados a partir de dez pilares: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O Ranking também avalia indicadores como desmatamento e recuperação de áreas degradadas, enquanto a temática social leva em conta indicadores como cobertura vacinal, obesidade e desnutrição infantil. O também incorpora nesta edição 13 novos indicadores essenciais na avaliação, como violência sexual, trabalho infantil e trabalho escravo.

“A cultura de tomada de decisão a partir de evidências pode tornar o setor público brasileiro muito mais eficiente. O ranking é uma ferramenta primordial quando falamos de efetividade de políticas públicas formuladas a partir de diagnóstico, indicadores consolidados e análise de desempenho. É uma iniciativa que leva o setor público a tomar, cada vez mais, as decisões com base em informações e, cada vez menos, em opiniões”, destaca Tadeu Barros, diretor-presidente do CLP.

Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 20232

Resultados

Assim como nas últimas nove edições, São Paulo segue na 1ª colocação. Do mesmo modo, Santa Catarina permanece na 2ª posição. O mesmo acontece com Paraná e Distrito Federal, que seguem na 3ª e 4ª colocações, respectivamente.

Os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste ocupam as primeiras posições do ranking, com os estados do Norte e Nordeste ocupando as posições mais baixas. O estado que melhor evoluiu em relação ao ano anterior foi o Maranhão, que saltou da penúltima para a 21ª colocação. 

Já o estado de Goiás atingiu sua melhor posição da história, na sétima colocação. Outros três estados avançaram três posições em relação ao ano passado: Tocantins (15ª), Pará (20ª) e Piauí (22ª). Já o estado do Rio Grande do Sul repetiu a edição de 2018 e voltou ao top-5 do levantamento, na 5ª colocação. Outro estado que também igualou a sua melhor performance foi Minas Gerais, na 6ª posição, assim como nos levantamentos de 2017 e 2018.

O estado que mais perdeu posições foi a Bahia, que saiu da 17ª para a 24ª colocação em 2023. Por fim, o melhor estado das regiões Norte e Nordeste é o Ceará, na 12ª posição. 

 O desempenho do Ranking de Competitividade por região: 

Região Norte

Na comparação com o ano anterior, 5 dos 7 estados da Região Norte registraram crescimento em seus desempenhos no Ranking de Competitividade dos Estados 2023. São eles: Pará (+3), Tocantins (+3), Amazonas (+2), Amapá (+1) e Rondônia (+1). O Amazonas é o melhor colocado da região, na 14ª posição. Depois, aparecem Tocantins (15ª) e Rondônia (18ª). 

Região Nordeste

Neste ano, o estado mais bem posicionado no Nordeste foi o Ceará (12ª), que desbancou a Paraíba (13ª), ao ganhar uma posição no ranking. O Maranhão foi o estado que mais cresceu no levantamento, saltando da penúltima para a 21ª colocação. Por outro lado, a Bahia foi a que mais caiu (-7), ficando na 24ª colocação. Alagoas (16ª) e Rio Grande do Norte (23ª) perderam três posições cada, enquanto o Piauí (22ª) subiu duas e Sergipe (19) uma.

Região Centro-Oeste

Os estados da Região Centro-Oeste ocupam o top-10 do Ranking Geral, como em 2021 e 2022. O estado de Goiás atingiu sua melhor colocação na história, na sétima posição. O Distrito Federal se manteve na quarta colocação, enquanto Mato Grosso (-3) e Mato Grosso do Sul (-2) caíram, na oitava e nona posições, respectivamente.

Região Sudeste

A região Sudeste manteve o bom desempenho no ranking, com 3 dos seus 4 estados figurando entre os dez mais competitivos. Amém disso, nenhum deles perdeu colocações. O destaque foi para o estado de São Paulo, que permaneceu em 1º lugar. O estado do Rio de Janeiro permanece na 11ª colocação geral. O mesmo acontece com o Espírito Santo, na 8ª posição. Já Minas Gerais foi o único estado da região que avançou e chegou à sexta colocação, repetindo a melhor performance de 2017 e 2018.

Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 2023

MINAS GERAIS

Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 2023 4

Ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros - 2023 5

Região Sul

A região Sul também não registrou queda nas posições. Pelo sexto ano consecutivo, Santa Catarina ocupa o 2º lugar do ranking geral. O Estado do Paraná permaneceu em 4º. Já o Rio Grande do Sul manteve a tendência de crescimento, subindo do 6º para o 5º lugar. Em 2021, o Rio Grande do Sul era 9º colocado.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta já conhecida e de grande relevância, que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão dos seus Estados.

Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade. É a oportunidade de fomentar boas práticas para uma competição saudável rumo a justiça, equidade e desenvolvimento sustentável.

Os 99 indicadores adotados e avaliados no Ranking de Competitividade dos Estados foram utilizados como forma de mensuração de dois conjuntos de avaliação em sustentabilidade bem conhecidos e validadas no mercado: os critérios ESG (sigla em inglês que quer dizer ambiental, social e governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O Ranking de Competitividades dos Estados é realizado há 12 anos pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Na edição 2023, as 27 unidades federativas foram avaliadas a partir de 99 indicadores, distribuídos em dez pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos estados brasileiros: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação. 

O CLP (Centro de Liderança Pública) é uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil. Há 15 anos, defende um Estado Democrático de Direito eficiente no uso de seus recursos e constituído sobre princípios republicanos.

*Carlos Alberto Teixeira de Oliveira – Presidente da ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais e da MinasPart Desenvolvimento Empresarial e Econômico, Ltda. Vice-Presidente da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas. Presidente/Editor Geral de MercadoComum. Autor de vários livros, como a coletânea intitulada “Juscelino Kubitschek: Profeta do Desenvolvimento”.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio