Ranking Connected Smart Cities anuncia as cidades mais inteligentes do Brasil de 2023

A divulgação da premiação foi realizada na cerimônia de abertura da 9ª edição do Connected Smart Cities & Mobility Nacional, no dia 4 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

A cidade de Florianópolis (SC) foi a 1ª colocada no Ranking Geral Connected Smart Cities 2023. O município também conquistou a liderança na Região Sul do Brasil e entre as cidades com taxa populacional acima de 500 mil habitantes.

Entre os dias 4 e 5 de setembro, o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP) sedia a 9ª edição do Evento Nacional Connected Smart Cities & Mobility Nacional (CSCM), o maior evento de conexões e negócios de cidades inteligentes e de mobilidade urbana do Brasil.

No primeiro dia, houve a cerimônia de abertura e apresentação da 9ª edição do Ranking Connected Smart Cities (CSC), a partir das 9h30, no formato presencial e com transmissão online ao vivo. Neste ano, o estudo avaliou dados de 100 cidades brasileiras que se destacam no desenvolvimento de ações e políticas voltadas à cidades inteligentes, avaliados conforme métricas e indicadores específicos e reconhecidos internacionalmente.

Florianópolis é a cidade mais inteligente do Brasil em levantamento de 2023 

Na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, a cidade de Florianópolis, subiu uma posição em relação ao último estudo e foi eleita a cidade mais inteligente e conectada do Brasil, seguida pelas cidades de Curitiba (PR) e São Paulo (SP), ocupando o 2º e o 3º lugar, respectivamente.

A cidade também ocupa a liderança na região Sul do Brasil e conquistou o primeiro lugar entre as cidades com população superior a 500 mil habitantes.

Ranking Geral CSC 2023 – cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil

  1. Belo Horizonte (MG)
  2. Niterói (RJ)
  3. Barueri (SP)
  4. Vitória (ES)
  5. Santos (SP)
  6. Salvador (BA)
  7. Rio de Janeiro (RJ)

Classificação por porte

Ao considerar a dimensão populacional acima de 500 mil habitantes, seguida à Florianópolis, aparecem as cidades de Curitiba (PR), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA). No escopo entre 100 a 500 mil habitantes, a cidade de Niterói (RJ) ficou na liderança, seguida de Barueri (SP), Vitória (ES), Santos (SP) e Balneário Camboriú (SC).

Na faixa entre 50 e 100 mil habitantes, o município de Jaguariúna, da Região Metropolitana de Campinas, aparece em primeiro lugar, seguido das cidades de Pato Branco (PR), Lençóis Paulistas (SP), Vinhedo (SP) e São Sebastião (SP).

Classificação regional

Além da liderança de Florianópolis (SC) na região Sul, Brasília ocupa a primeira colocação no Centro-Oeste. No Nordeste, a liderança ficou com Salvador (BA). A cidade de Palmas, Tocantins, representa a região Norte. No Sudeste, mais uma vez, São Paulo (SP) está à frente na região.

Outros resultados nesse quesito

Norte: (2ª) Manaus, (3ª) Parauapebas; 

Nordeste: (2ª)Fortaleza, (3ª) Recife, (4ª) Aracaju e (5ª) João Pessoa;

Centro-Oeste: (2ª) Campo Grande, (3ª) Goiânia, (4ª) Cuiabá e (5ª) Três Lagoas;

Sudeste: (2ª) Belo Horizonte, (3ª) Niterói, (4ª) Barueri e (5ª) Vitória;

Sul: (2ª) Curitiba, (3ª) Balneário Camboriú, (4ª) Jaraguá do Sul e (5ª) Londrina.

Classificação por eixo temático

Em relação às cidades premiadas nos 11 eixos temáticos abordados nesta edição do estudo, as vencedoras por segmento foram: São Paulo (SP) na categoria Mobilidade; Balneário Camboriú (SC) em Meio Ambiente; Vitória (ES) ficou na área da Saúde; Empreendedorismo: Fortaleza (CE); Economia: Barueri (SP); Urbanismo foi para Santos (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Educação: Jaguariúna (SP); Governança: Niterói (RJ) e Segurança foi liderada por Santana de Parnaíba (SP).

As demais pontuações por eixo temático abaixo:

Mobilidade: (2ª) Florianópolis e (3ª) Santana de Parnaíba;

Meio Ambiente: (2ª) Jaraguá do Sul e (3ª) Pinhais;

Saúde: (2ª) Florianópolis e (3ª) Belo Horizonte;

Empreendedorismo: (2ª) Rio de Janeiro e (3ª) Campinas;

Economia: (2ª) Itajaí e (3ª) Indaiatuba;

Urbanismo: (2ª) Niterói e (3ª) Jaguariúna;

Tecnologia e Inovação: (2ª) Curitiba e (3ª) Belo Horizonte;

Educação: (2ª) São Caetano do Sul e (3ª) Viçosa;

Governança: (2ª) Balneário Camboriú e (3ª) Caraguatatuba;

Segurança: (2ª) Ipojuca e (3ª) Florianópolis.

Ranking Connected Smart Cities anuncia as cidades mais inteligentes do Brasil de 2023
Ranking Connected Smart Cities anuncia as cidades mais inteligentes do Brasil de 2023

Como funciona o Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities é um estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, e tem o objetivo de definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. Na 9ª edição do levantamento, foram mapeados 656 municípios com mais de 50 mil habitantes. Também foram considerados 74 indicadores em 11 eixos temáticos, que atestam serviços inteligentes nas cidades, referentes aos segmentos de Mobilidade; Urbanismo; Meio ambiente; Tecnologia e Inovação; Economia; Educação; Saúde; Segurança; Empreendedorismo; Governança e Energia.

Os resultados da premiação foram divididos, de acordo com a posição geral, eixo temático, recorte regional e faixa populacional das cidades brasileiras.

MERCADOCOMUM estará circulando em dezembro com uma edição especial impressa e outra eletrônica trazendo matérias sobre os premiados, as empresas/instituições e personalidades, destacando a relevância da premiação para a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. Cabe ainda ressaltar a importância da realização desse evento, que reúne expressiva parcela formadora do PIB mineiro e obtém ampla repercussão da mídia em geral. Nesta edição especial constará o descritivo do XXVII Ranking de Empresas Mineiras, listando-se as “500 Maiores Empresas de Minas – 2023” – em ordem alfabética, por setor econômico, receita operacional líquida, resultado, patrimônio líquido e ativos totais.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores. 

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas