Pequenos negócios poderão ter 70% do valor das consultorias tecnológicas subsidiado pelo Sebrae Minas
Micro e Pequenas Empresas (MPE), Microempreendedores Individuais (MEI), produtores rurais e artesãos mineiros já podem ter acesso a 21 das 48 soluções inovadoras do Sebraetec. As consultorias são subsidiadas e direcionadas para melhoria dos processos de inovação de produtos e serviços de pequenos negócios. Os interessados em participar do programa já podem procurar um dos 57 pontos de atendimento do Sebrae Minas espalhados pelo estado.
Criado em 1994, o Sebraetec oferece 48 soluções nas áreas de design, desenvolvimento tecnológico, produção, qualidade e sustentabilidade que ajudam os pequenos negócios a simplificar, fazer melhor, mais rápido, com maior faturamento e com menor custo. “As consultorias dão suporte para que o empreendimento possa ampliar sua competitividade e se posicionar melhor no mercado”, explica a analista do Sebrae Minas, Daniela Toccafondo.
Para participar do Sebraetec, os interessados deverão ir a um ponto de atendimento do Sebrae Minas, tendo em mãos a carteira de identidade e o CNPJ da empresa. Um especialista em pequenos negócios irá entender a situação atual do negócio e apontar a solução mais adequada para atender a necessidade de inovação da empresa. “São oferecidas desde soluções simples como organização de vitrines e a criação de rótulos e embalagens de produtos às mais complexas como controle e melhoria de processos e Lean Manufacturing”, afirma Toccafondo.
Após alguns dias, um consultor cadastrado do Sebraetec fará uma visita à empresa dando todo suporte para implementação das ações necessárias de melhoria do processo, produto ou serviço.
A consultoria tem 70% do valor total pago pelo Sebrae Minas e 30% restante custeado pelo dono do negócio. “O empresário poderá ainda parcelar o valor de acordo com a complexidade da solução”, justifica a analista do Sebrae Minas.
Em 2018, foram atendidas mais de 10 mil empresas mineiras, envolvidas em 1.364 projetos assessorados. Entre os resultados obtidos estão: aumento da eficiência dos negócios, automatização de processos, melhor atuação no comércio eletrônico, criação de novos design e embalagens de produtos, eliminação de desperdícios e redução de custos, implantação de boas práticas de produção e adequação às regulamentações vigentes e melhoria na qualidade dos produtos, serviços e no atendimento.
A previsão é de que, em 2019, mais de 2 mil pequenos negócios mineiros sejam beneficiados com a iniciativa até dezembro.
Conheça as 21 soluções do Sebraetec disponíveis em Minas Gerais
Design | 7 produtos
Design de Ambiente
- Design de interiores e fachada
- Quiosque de venda
- Vitrines e expositores
Design de Comunicação
- Branding
- Identidade visual
- Sinalização
Design de Produto
- Desenvolvimento de coleções
Sustentabilidade | 3 produtos
Gestão da Sustentabilidade
- Redução de desperdício nos pequenos negócios
Gestão da Sustentabilidade
- Licenciamento Ambiental
Resíduos
- Plano de gerenciamento de resíduos sólidos
Produção e Qualidade | 8 produtos
Gestão da Qualidade
- Elaboração e implementação de manual de boas práticas no processamento de alimentos
Mapeamento e Melhoria de Processos
- Boas práticas agrícolas
- Boas práticas na bovinocultura de leite e ou corte
- Controle e melhoria de processos
- Lean Manufacturing
- Melhoria de layout produtivo
- Melhoria de processo para alimentação panificação e confeitaria
- Planejamento e controle de produção
Desenvolvimento Tecnológico | 3 produtos
Transformação Digital
- Diagnóstico para implantação de e-commerce
- Implantação de e-commerce
- Inserção digital desenvolvimento de website
Acesse o site www.sebrae.com.br/minasgerais e saiba o ponto de atendimento do Sebrae Minas mais próximo do seu negócio.