Categories: Destaques da Edição

Modelo de capitalização que Paulo Guedes deseja para o Brasil fracassou em 30 países

Apesar do relator da Reforma da Previdência, Samuel Moreira (PSDB), ter tirado do texto a capitalização do sistema previdenciário, que obriga o trabalhador a contribuir sozinho e enviar suas economias a bancos privados para tentar conseguir uma aposentadoria ao final de longos anos, o governo articula sua reinserção no projeto. A medida representa um retrocesso no sistema de bem-estar social implantado pela Constituição Federal. “A capitalização não está definitivamente fora do projeto. E, mesmo que ela não seja incluída, o conteúdo da PEC é genocida, pois deixará milhões de trabalhadores sem condições mínimas para sobreviver. A maioria dos contribuintes vai correr atrás das suas aposentadorias até a sua morte, sem alcançar os requisitos impostos. Impor uma idade mínima progressiva é inviabilizar o acesso à aposentadoria”, afirma a advogada especialista em Direito Previdenciário, Dirce Namie Kosugi.

O modelo de capitalização que o governo pretende implantar não é novidade. Já foi adotado por 30 países e fracassou tanto que 18 nações voltaram atrás devido aos altos custos de transição. Quem afirma isso é a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em estudo divulgado em dezembro de 2018, a OIT mostrou que o modelo de capitalização da Previdência fracassou em países que implantaram a mudança entre os anos de 1981 e 2014. Entre os que mudaram o sistema e depois voltaram atrás estão Equador, Nicarágua, Bulgária, Argentina, Eslováquia, Estônia, Letônia, Lituânia, Bolívia, Hungria, Croácia, Macedônia, Polônia, Rússia, Cazaquistão, República Tcheca e Romênia.

A advogada especialista em Direito Previdenciário explica que quem ganha com a mudança são os bancos que administram os fundos, porque eles cobram altas taxas de administração. Ao trabalhador, fica ainda o risco de perder suas economias, porque os bancos investem esse dinheiro em aplicações de risco. “Ou seja, você vai trabalhar, ser obrigado a pagar pela sua aposentadoria por meio de depósito mensal numa conta bancária, o  banco vai cobrar para  administrar o seu dinheiro e não vai dar nenhuma garantia de que você vai receber a sua aposentadoria depois de décadas de contribuição”, afirma a especialista. 

Para o país, um problema decorrente dessa mudança são os altos custos de transição. Na Argentina, a previsão inicial de gasto (0,2% do PIB nacional em 1994) aumentou 18 vezes. E o governo enfrentou uma crise fiscal porque teve que fazer aportes de recursos para os fundos previdenciários.

O governo brasileiro não informa os custos previstos com a transição, mas é certo que, ao final, o prejuízo será proporcionalmente alto e quem vai pagar essa conta, com muito suor e sofrimento, será o trabalhador brasileiro. “É preciso entender, de uma vez por todas, que os únicos beneficiários dessa privatização são os bancos, que irão cobrar altas taxas para administrar esse fundo, e os empregadores, que ficarão livres de recolher a contribuição previdenciária”, ressalta a advogada. 

Perde também o governo, já que o dinheiro da Previdência, que poderia ser usado para investimento público, passa para os bancos, que o investem em aplicações de risco. Não há retorno algum para o país.

Anúncio

Recent Posts

Dívidas de R$ 1,1 bilhão forçam a tradicional Coteminas a apresentar pedido de recuperação judicial

A empresa teve prejuízo de R$ 759 milhões no ano passado Dificuldades financeiras, peso dos…

18 horas ago

Ritmo de corte da taxa Selic desacelera e Copom não dá sinalização para outros futuros cortes

Juros reais continuam elevadíssimos e o Brasil é o 2º lugar no ranking mundial  Setor…

18 horas ago

Agronegócio brasileiro atravessará a instabilidade e 2024 deve ser um ano de transformação

Flávio Belluomini Cotrin* A população ocupada no agronegócio brasileiro atingiu um novo recorde no terceiro…

2 dias ago

A importância das cooperativas de reciclagem para a economia circular e o crescimento socioeconômico

O desafio da triagem dos materiais ganha apoio da tecnologia com o dispositivo de infravermelho…

2 dias ago

SAF do Cruzeiro: venda pode incentivar até clubes brasileiros a entrar na lista de bolsa de valores no futuro, diz especialista

Modelo de transferência das ações do clube praticado pelo grupo do ex-atacante Ronaldo é esperado…

2 dias ago

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a…

2 dias ago