Cooperativismo consolida-se como solução sustentável na COP28

Conferência do Clima demonstrou a importância do cooperativismo para o avanço global de soluções climáticas

 

O cooperativismo teve papel de destaque na COP28, que aconteceu em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023. A Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima foi palco de três painéis que consolidaram o modelo como uma solução sustentável para as questões climáticas. Foram eles: “Proteção e Participação Social: construindo resiliência às mudanças climáticas”; “Cooperativas: aliadas da sustentabilidade ambiental e segurança alimentar”; e “As contribuições da Economia Social e Solidária para os ODS: o papel da política comercial”, este último organizado pela Organização Mundial do Comércio (OMC).

 

Entre os temas discutidos, estiveram a importância das cooperativas para o crescimento inclusivo das comunidades, o papel da participação social em iniciativas que compensem os impactos das mudanças climáticas e ações voltadas para a baixa emissão de carbono. A presença extensa do cooperativismo na COP demonstra o reconhecimento do modelo para a preservação ambiental.

 

Roberta Caldas, presidente da Cooperativa de Crédito dos Empresários e Empregados dos Transportes e Correios do Sul do Brasil (Transpocred), destaca o compromisso do cooperativismo com a comunidade e a conscientização ambiental: “Nós trabalhamos em programas de conscientização a importância de cuidarmos do planeta e de fazermos pequenas ações nas comunidades, contribuindo para um mundo melhor”, explica a executiva.

 

Para isso, as cooperativas de crédito, como a Transpocred, investem em serviços que garantem um maior desenvolvimento sustentável para seus cooperados. Há linhas que beneficiam o crédito de carbono, taxas subsidiadas para o financiamento de veículos elétricos, dentre outras opções. 

 

O modelo cooperativista em si tem muito com o que colaborar para uma economia verde: “Hoje, no Brasil, o cooperativismo está presente em 300 regiões onde o banco não está. Então, viver essas dores junto com o nosso cooperado nos possibilita levar a consciência e realizar ações no dia a dia, na nossa casa, na comunidade, que beneficiam o mundo como um todo”. Além dos custos menores, o investimento dos cooperados que dão resultados voltam a eles proporcionalmente à movimentação. Isso auxilia na criação de empregos e renda local.

 

A presença do cooperativismo na COP28 é positiva também por disseminar esse tipo de sistema, fazendo com que as pessoas conheçam seus modelos de negócio voltados ao equilíbrio econômico e social, itens abordados na conferência e que precisam ser alcançados. 

 

“As cooperativas precisam se envolver mais nas agendas de discussão e de consciência em âmbito mundial. Já geramos algumas repercussões, como o Papa abordando o cooperativismo e nossos modelos de negócio em um de seus discursos. No entanto, o cooperativismo precisa estar cada vez mais presente, participando e fazendo com que consigamos demonstrar na íntegra o nosso impacto verdadeiro e rotineiro onde estamos inseridos”.

 

A COP28 se encerrou com um acordo inédito, estabelecendo o compromisso de reduzir gradualmente o uso de combustíveis fósseis ao redor do mundo. O texto final do evento ainda pôs a necessidade de triplicar até 2030 a capacidade de energia renovável e dobrar a taxa média anual de melhorias na eficiência energética. O objetivo da 28ª edição da conferência foi manter o acordo de limitar o aumento de temperatura do planeta em até 1,5 ºC conforme proposto no Acordo de Paris de 2015.

MercadoComum, ora em seu 30º ano de circulação e em sua 324ª edição é enviado, mensalmente, a um público constituído por 118 mil pessoas formadoras de opinião em todo o país, diretamente via email e Linkedin, Whatsapp/Telegram, além de disponibilizar, para acesso, o seu site www.mercadocomum.com, juntamente com as suas edições anteriores.

De acordo com estatísticas do Google Analytics Search a publicação MercadoComum obteve – no período de outubro de 2022 a agosto de 2023 – 9,56 milhões de visualizações – das quais, 1.016.327 ocorreram de 14 de agosto a 10 de setembro/2023.

Tráfego orgânico MercadoComum bY SEO MUNIZ

O XXV Prêmio Minas – Desempenho Empresarial – Melhores e Maiores Empresas – MercadoComum – 2023 conta com o apoio da ACMINAS – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico; IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais e MinasPart- Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda.

O prazo para reserva de espaço para as publicidades na edição especial de MC será até o dia 31 de outubro e, a entrega de materiais, até o dia 16 de novembro.

As empresas agraciadas que participarem desta premiação, através da veiculação de uma página de publicidade na edição especial impressa e eletrônica, bem como no site desta publicação, além de um descritivo institucional sobre as mesmas receberão, também, um diploma impresso em papel especial, um troféu em aço inox e terão direito, adicionalmente, a uma mesa exclusiva de 8 lugares para a solenidade de premiação e jantar de confraternização. Também participarão de um almoço especial que ocorrerá em dezembro, em Lagoa Santa-MG, em homenagem aos agraciados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum: Jornal on-line - BH - Cultura - Economia - Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas
SábadoAberto 24 horas
Anúncio