Carta aos amigos cervejeiros da Wà¤ls

Meus caros José Felipe, Tiago, Ustane e Miguel: Confesso que ainda estou processando a notícia da recente associação Wäls/Ambev para criar uma nova cervejaria. Mas já imagino os desdobramentos, caso não possam decidir sobre a gestão das suas “obras de arte” que tanto custaram a desenvolver após vários anos de pesquisa, trabalho, persistência, inteligência e fé.
Espero que as cervejas produzidas pela nova empresa mantenham a qualidade Wäls, consagrada internacionalmente.
Sabe-se como atuam as gigantes multinacionais. Daí a preocupação, pois é normal elas se apropriarem do valor, da cultura e dos talentos que absorvem para depois impor seu padrão, em que o máximo lucro fala mais alto. Não há ingenuidade nisso, mas a constatação de como funciona o “deus mercado”.
A Família Wäls, para mim, sempre foi muito mais do que cerveja.
Tem toda uma questão afetiva envolvida, uma emoção que vem toda vez que lembro da Ustane contando como ela rezava a São Judas Tadeu, sentada na praça de Liberdade, em BH, enquanto o Miguel negociava o galpão da rua Padre Mertens, onde foi instalada a primeira fábrica.
No mercado altamente competitivo atual cabem apenas a racionalidade e a eficiência, não sentimentos desse tipo. O temor é vocês perderem a identidade que sempre os marcou.
Claro que continuarei admirando o seu trabalho, certo de que farão o impossível para manter saudáveis as suas crias. Desejo, sinceramente, que isso aconteça, mesmo com sérias dúvidas.
Que a ousadia, a criatividade e o compromisso com a qualidade sejam os mesmos de quando chegaram a jogar no ralo tanques inteiros de cerveja, por não atenderem aos seus rigorosos critérios. Espero que tenham liberdade para continuar usando os ingredientes adequados às suas primorosas receitas e não aqueles indicados pelo departamento de finanças; que não sejam obrigados a usar a “cevada da Granja Comary” para atender ao marketing de ocasião.
Mas, a adaptação darwiniana ao mercado é o caminho que escolheram e eu não poderia fazer outra coisa senão continuar torcendo para que a Família Wäls tenha sucesso, como sempre. E que vocês não percam a boa energia e o amor que colocam em tudo que fazem e os tornam pessoas especiais, referências para o setor das cervejas artesanais em todo o mundo e motivo de admiração por todos que os conhecem. Felicidades.
Anúncio
Share
Published by
Nome do Admin

Recent Posts

Tallinn – Estônia

Cidade medieval mais preservada da Europa; uma das sociedades mais conectadas do mundo. Paulo Queiroga…

2 dias ago

Construtoras lucram em excesso nos cálculos da venda de unidade na planta

Kênio de Souza Pereira*  Na maioria das aquisições de unidades em construção, o comprador quita…

2 dias ago

Do Chile, um pouco

Vinho, Gente, Coisas e Adjacências Inimá Souza*                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       Como é sabido, o Chile é tomado, ou…

2 dias ago

O custo dos juros é que tem provocado a expansão constante da dívida pública brasileira

Roberto Brant A equipe econômica do Governo anunciou, em abril, alterações nas metas de resultado…

2 dias ago

Perpetuação e profissionalização

Márcio Burigo* O caminho para o sucesso nas empresas familiares 90% das empresas no Brasil…

2 dias ago

Plena Alimentos investe em sustentabilidade e lança relatório de ações com balanço de 2023

A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país, lançou,…

6 dias ago