Ícone do site MercadoComum: Jornal on-line BH – Cultura – Economia – Política e Variedades

Cachaça: oito curiosidades sobre a primeira bebida destilada das Américas

Como saborear e harmonizar pratos com a bebida

A cachaça, também conhecida como marvada, cátia, cajibrina, pinga, mé ou branquinha, é um destilado 100% brasileiro que provêm exclusivamente da cana-de-açúcar, com a graduação alcoólica entre 38% e 48% em volume. Trata-se de uma bebida nobre, que agrada a diversas camadas sociais, ainda sendo vendida em dose, seja em bares nas periferias ou em restaurantes e cachaçarias. Dada a importância dessa bebida tanto para o País quanto para a nossa cultura, no dia 13 de setembro é celebrado o Dia da Cachaça. A data foi criada em 2009, pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac).

Na Água Doce Sabores do Brasil, por exemplo, o destilado é o protagonista de uma carta com mais de 60 marcas, com rótulos selecionados que o cliente pode adquirir por dose e em drinques. Em homenagem a data, Delfino Golfeto, especialista, cachacier ou sommelier de cachaças, e fundador da rede com 80 restaurantes no País desvenda curiosidades da bebida.

Consumo Mundial: Você sabia que a cachaça é a terceira bebida destilada mais consumida no mundo e a primeira no Brasil? Segundo dados do Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Aguardente de Cana, Caninha ou Cachaça (PBDAC), a produção é em torno de 1,3 bilhão de litros por ano, sendo que cerca de 75% desse total é proveniente da fabricação industrial e 25% artesanal. Além disso, de acordo com informações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil consome quase toda a produção de cachaça, ou seja, apenas cerca de 1% a 2% é exportado, o equivalente a 2,5 milhões de litros. Neste caso, os principais países compradores são Alemanha, Paraguai, Itália, Uruguai e Portugal.

Bebida histórica e cultural: De acordo com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), a bebida faz parte de manifestações folclóricas e religiosas, como bailes, folguedos, jogos, casamentos, nascimentos, batizados, velórios, folias, novenas, ladainhas e rezas. Além disso, por estar presente em todo o tipo de ambiente, no passado, a cachaça serviu como veículo de comunicação de acontecimentos políticos e sociais por meio dos seus rótulos.

Variedade de rótulos: Atualmente, existem mais de 4 mil marcas de cachaça no mercado brasileiro. E no início de 2023 foi lançada a mais cara do mundo aqui no Brasil. O valor de venda é de US$ 180 mil, o equivalente a quase R$ 1 milhão.

Surgimento da Caipirinha: Ainda segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), feita exclusivamente com cachaça, limão, açúcar e gelo, a Caipirinha foi criada no interior do estado de São Paulo, como remédio contra gripe. Isso ocorreu em 1918, durante o surto da Gripe Espanhola no Brasil. Mas tornou-se conhecida apenas na Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922. Hoje, é um dos drinques mais consumidos no Brasil e mundo afora quando o assunto é cachaça.

Cachaça é brasileira, mas a cana-de-açúcar não: A origem da planta que pertence à família das gramíneas é da ilha de Nova Guiné, na Oceania. Aqui no Brasil, a cana-de-açúcar foi trazida pelos portugueses em 1520.

Importância da madeira na produção: Diferente de outros destilados mundiais, é possível utilizar mais de 30 tipos de madeira para armazenamento e envelhecimento da cachaça. Este fator é de extrema importância na fabricação da bebida, pois proporciona diferentes cores, aromas e sabores. O processo de envelhecimento é feito de acordo com cada tipo de madeira utilizada, sendo que as mais comuns são Carvalho, Amburana e Balsamo. Isso influencia diretamente no resultado, pois cada madeira cria sabores diferenciados e aromas frutados. Para ter qualidade, a cachaça precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos em uma boa madeira. Se ficar acima de oito anos, torna-se um produto nobre e ganha status.

Como beber cachaça: Tente ver a transparência, a pureza e a oleosidade da cachaça ao movê-la dentro de um copo ou taça translúcida. Dessa forma, é possível ver as lágrimas da bebida descerem lentamente no copo, mostrando que a bebida é encorpada, como são as verdadeiras cachaças de qualidade envelhecidas em tonéis de madeira. O segundo passo para beber o destilado é sentir o cheiro e o gosto. Deixe-a na boca por vinte segundos para que sinta o sabor nas partes palatáveis, balançando e trabalhando a bebida nestes locais sensíveis. “Normalmente, a cachaça possui um teor alcoólico mais elevado, dando a sensação que esquenta ao tomá-la. Sempre brinco que a bebida tem que esquentar e não arranhar. Cachaça boa não tem disso. Já o segundo golinho fica melhor para apreciação. Geralmente, degusto 25 ml, para avaliar uma cachaça de qualidade em 20 ou 25 minutos. Para identificar uma boa cachaça, deve mastigar o cheiro ou o líquido. É dessa forma que se aprende o que é uma cachaça de bálsamo, de carvalho e amburana”, revela Delfino.

Harmonização: Pratos com acento tropeiro, como linguiças, torresmos, carnes suínas e tutu de feijão, se encaixam bem com uma boa cachaça. Há dois tipos básicos de harmonização: por semelhança, com uma cachaça suave com pratos mais leves (isca de tilápia ou bolinho de bacalhau), ou a contraposição, apostando no contraste, ou seja, uma cachaça mais encorpada com pratos como: torresmo, carnes vermelhas, queijo parmesão, entre outros. Para que a bebida possa valorizar a comida é preciso levar alguns fatores em consideração, como o teor alcoólico, o índice de acidez, os sabores, o aroma e o tipo de envelhecimento. No caso das cachaças neutras, que apresentam aspecto cristalino e não passam pelo processo de envelhecimento, os pratos mais indicados são tilápia ao molho de camarão, bolinho de bacalhau, camarão crocante, saladas, queijo provolone e tilápia crocante.

Já no caso das cachaças que passam pelo processo de envelhecimento em tonéis de madeira, é preciso levar em consideração o tipo de madeira utilizada para escolher o prato para harmonização. As cachaças envelhecidas no Balsamo, por exemplo, combinam com filé-mignon com gorgonzola, picadinho de carne e picanha na chapa. A Amburana pode ser perfeita quando a opção é um bolinho de carne de sol, bolinho de mandioca recheado, chapa mista com picanha, linguiça e filé de frango e, por incrível que pareça, até mesmo com sobremesas. O Carvalho, por sua vez, pode ser harmonizado com pratos como escondidinho, costelinha suína, torresmo e carne de sol.

“Esta bebida é um patrimônio nacional e movimenta bilhões de reais por ano no Brasil. Acreditamos muito na valorização do ritual de como se consumir esse produto. Valorizamos na Água Doce a forma de servir e, principalmente, as harmonizações pautadas em princípios e orientações de profissionais do setor”, orgulha-se o fundador da Água Doce.

Museu da Cachaça: Outra curiosidade é que Delfino Golfeto fundou em maio de 2004 o Museu da Cachaça, localizado em Tupã, no interior de São Paulo, onde fica a sede da Água Doce Sabores do Brasil. O local tem mais de 3 mil rótulos, além de contar a história da bebida e o processo de fabricação. A Água Doce foi pioneira na valorização da cachaça ainda nos anos 1990, investindo tanto na variedade de opções da bebida, como no uso em caipirinhas e outros drinques. A marca preparou um tour virtual para que os apaixonados pela bebida possam conhecer um pouco mais sobre o Museu da Cachaça.

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados.

Rota

Sua localização:

Mercado Comum Jornal on-line BH Cultura Economia Política e Variedades

Rua Padre Odorico, 128 – Sobreloja São Pedro
Belo Horizonte, Minas Gerais 30330-040
Brasil
Telefone: (0xx31) 3281-6474
Fax: (0xx31) 3223-1559
Email: revistamc@uol.com.br
URL: https://www.mercadocomum.com/
DomingoAberto 24 horas
SegundaAberto 24 horas
TerçaAberto 24 horas
QuartaAberto 24 horas
QuintaAberto 24 horas
SextaAberto 24 horas Abra agora
SábadoAberto 24 horas

SEO Muniz – Especialistas em tráfego orgânico Google AI

Especialista Semântico SEO Orgânico - Search Engine Optimization - Google AI engineer algorithm development - SEO Muniz
Especialista Semântico SEO Orgânico – Search Engine Optimization – Google AI engineer algorithm development – SEO Muniz

Planejamento Detalhado de SEO

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Como criar Google Meu Negócio 2024 em Belo Horizonte

Quanto Custa Otimizar um Site em Belo Horizonte

Qual a Função do Google Meu Negócio em Belo Horizonte

Quanto Custa o Google Meu Negócio em Belo Horizonte

Como Acessar o Google Meu Negócio em Belo Horizonte: Um Guia Completo

O que é otimização de um site em Belo Horizonte

Como otimizar o seu site em Belo Horizonte

Como melhorar o desempenho de um site em Belo Horizonte

Tem que pagar o Google Meu Negócio em Belo Horizonte

Como ganhar dinheiro com o Google Meu Negócio em Belo Horizonte

Para que serve a otimização de site em Belo Horizonte

Qual é o objetivo da otimização de site em Belo Horizonte

Como saber se meu site está otimizado em Belo Horizonte

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-

Onde vender um imóvel rural em Rio Branco – Acre

Onde Comprar um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

Onde Anunciar Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Portal de anúncios especialista imóveis rurais em Rio Branco – Acre

Sites Especialistas em Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Onde Anunciar Imóveis Rurais para Vender em Rio Branco – Acre

Sites de Classificados de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Compra e Venda de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Corretor de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

Propriedades Rurais em Macapá – Amapá

Terras em Macapá – Amapá

 
Fazendas à Venda em Macapá – AmapáVenda de Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

Venda de Imóveis Rurais em Macapá – Amapá

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre
Propriedades Rurais em Rio Branco – AcreTerras em Rio Branco – Acre

Fazendas à Venda em Rio Branco – Acre

Venda de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Venda de Fazendas em Rio Branco – Acre

Compra de Fazendas em Rio Branco – Acre

Compra de Terras em Rio Branco – Acre

Anúncios de Imóveis Rurais à Venda em Rio Branco – Acre

Arrendamento de Imóveis Rurais em Rio Branco – Acre

Anunciando Propriedades Rurais para Venda em Rio Branco – Acre

Fazendas em Rio Branco – Acre

Arrendamento de Fazendas em Rio Branco – Acre

Como Vender um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

Como Comprar um Imóvel Rural em Rio Branco – Acre

—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
Anúncio de imóveis rurais a venda em Goiania – GO
Anunciar propriedades rurais para venda em Goiania – GO

Fazendas em Goiania – GO

Como Vender um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Arrendamento de Fazendas em Goiânia – GO

Arrendamento de Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Empreendedora Geórgia Oliveira lança Chaozão para suprir falta de canais digitais do setor que já conta com mais de 6 mil propriedades, que vão de R$ 100 mil a R$ 4,50 bi

Imobiliária MIL FAZENDAS – Chaozão – O Portal de Imóveis Rurais

Como Comprar um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde Vender um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde Comprar um Imóvel Rural em Goiânia – GO

Onde anunciar imóveis rurais em Goiania – GO

Onde Anunciar Imóveis Rurais para Vender em Goiânia – GO

Portais Especializados em Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Sites de Classificados de Imóveis Rurais em Goiânia – GO

Corretor que vende imóveis rurais em Goiania – GO

 
—————————————– ——————— ———- ——————-————————- —-—— ——————– ——-
 
 
Portal de anúncios especialista imóveis rurais em São Paulo – SP
Site especialista em imóveis rurais em São Paulo – SPOnde anunciar imóveis rurais para vender em São Paulo – SP

Site de classificados de venda imóveis rurais em São Paulo – SP

Compra e venda de imóveis rurais em São Paulo – SP

Corretor que vende imóveis rurais em São Paulo – SP

Propriedades rurais em Goiania – GO

Compra e venda de imóveis rurais em Goiania – GO

Imóveis rurais em Goiania – GO

Terras em Goiania – GO

Fazendas a venda em Goiania – GO

Venda de imóveis rurais em Goiania – GO

Vende fazendas em Goiania – GO

Compra de fazendas em Goiania – GO

Compra de terras em Goiania – GO

 
—————————————– ——————– ———- ——————————————– ———- ——————– ——-
 
Marcos Muniz
 
SEO Marcos Muniz
 
Marcos Muniz SEO
 
SEO MUNIZ
 
MUNIZ SEO
 
Otimização de mecanismos de busca
 
Otimização de mecanismos de busca
 
Otimização de mecanismos de busca
 
SEO
Anúncio
Sair da versão mobile